BrasileirasPeloMundo.com
Austrália

Dez motivos para visitar a Austrália

Dez motivos para visitar a Austrália.

A Austrália é muito mais do que o país do amigo canguru (não que ele por si só não valha a visita!). Até bem pouco tempo atrás era um destino esquecido pela maioria dos viajantes brasileiros. Existem ótimas razões que justificam o atual interesse na Austrália como destino de turismo e também de estudos. Eis alguns motivos pelos quais o país deve estar na sua lista de lugares a conhecer:

1. A natureza

A natureza na Austrália é deslumbrante. Uma vez em solo australiano, o turista irá encontrar um cenário arrebatador: das praias paradisíacas ao vermelho do deserto (o “outback”); do verde dos parques nacionais às montanhas brancas com estações de esqui; dos arranha-céus das grandes e modernas cidades ao azul imenso do oceano que as cerca. Talvez seja esse contraste que torna a paisagem ainda mais linda e tão única.

Vista de uma praça em Elizabeth Bay, área residencial de Sydney.
Vista de uma praça em Elizabeth Bay, área residencial de Sydney.

Para mim, o que mais impressiona é perceber o quão intocada é a natureza daqui: árvores gigantes no meio das cidades, água limpa e cristalina em todas as praias, peixes no mar, besouros coloridíssimos, pássaros de todo tipo e por todos os cantos.

A cockatoo, original da Austrália e parente dos nossos papagaios, vive solta na cidade! Ao fundo a Ibis, ao fundo.
A cockatoo, original da Austrália e parente dos nossos papagaios, vive solta na cidade! No segundo plano, a Ibis.

2. Esportes

Por que não juntar o período de férias e programar participar de grandes eventos esportivos? Os australianos amam esportes! Aqui pratica-se uma imensidade de esportes, não por acaso a Austrália possui tantos atletas olímpicos.

Entre outros, destacaria a Grand Prix da Fórmula 1 e o Australian Open de tênis, ambos sediados em Melbourne.

A natação é uma paixão australiana: além de praticada nas piscinas fechadas, é hábito de muitos nadar no mar ou nas piscinas de água salgada em algumas praias. Cedo da manhã, inverno ou verão, essas piscinas estão cheias! E não, a água não é aquecida…

Piscina com a água do mar, Bondi Beach.
Piscina com a água do mar, Bondi Beach.

3. O surf

Tudo isso, claro, e nem começamos a falar do surf. Eu não surfo -tenho medo de onda!-mas fico encantada aqui em Sydney em ver uma cultura do surf que vai muito além de atividade física. É uma opção de estilo de vida mesmo, que determina muitas vezes onde a família vai morar, e se vê gerações surfando juntas! Não é a toa que a meninada brasileira que surfa enlouquece quando chega aqui.

4. A Ópera House

Vale a visita a este lado de cá do mundo! Já li em algum lugar que a sua construção trouxe feminilidade à baía de Sydney com todas as suas curvas. Além de ser um prédio grandioso é um conjunto arquitetônico ao lado da Harbour Bridge (a ponte de Sydney), do skyline do centro da cidade, da baía e do lindo Royal Botanic Gardens que fica ao lado. Melhor horário para visitar: à tarde. Programe de tomar um drink no Ópera Bar ao pôr-do-sol  e,  se der sorte de conseguir ingresso para um bom espetáculo, melhor ainda!

5. A gastronomia

Já vi muita gente com medo da comida na Austrália! O que será que essa gente, num país tão isolado e que sofre com secas e enchentes come? Pois aí reside a melhor e mais gostosa das surpresas australianas: excelente gastronomia de todos lugares do mundo, com produtos fantásticos e uma cultura de boa mesa que só cresce. (Escrevi sobre esse assunto no mês passado aqui no blog, “Você tem fome de quê?”). Alerta: no começo, para brasileiros recém chegados, os sabores da Ásia podem assustar, juntamente com os preços de muitos lugares “pega-turista”. Fico devendo uma lista de cafés/restaurantes que nos agradam e podem salvar uma viagem

6. Melbourne

A segunda maior cidade australiana leva fama de ser européia e merece ser visitada. A capital do estado de Victoria se orgulha de ser a capital da comida e da moda na Austrália, já figurou como cidade número um do mundo em qualidade de vida, é a casa de gente muito descolada e de muitos eventos culturais. Meus pontos altos do ano que morei lá: as lanes , com seus bares, cafés e muito mais, cheias de segredos que nem sempre são fácies de se descobrir; e as compras. Não tem jeito: Melbourne nos faz comprar! O comércio é incrível e o roteiro de outlets também!

7. Great Ocean Rd

Siga de Melbourne para a Great Ocean Rd , uma estrada paradisíaca onde o ponto alto é ver os Doze Apóstolos.

8. O clima

O inverno na parte sul da Austrália (digamos de Sydney para baixo!) é frio. O ideal é que se visite o país durante o verão. Mas mesmo quando é inverno, uma ótima opção é partir para o litoral norte, rumo à Queensland, e pronto! Verão constante, praias lindas de água quente e muito sol.

9. A grande barreira dos corais

Mergulhar na Great Barrier Reef está na lista dos passeios imperdíveis na Austrália! Trata-se da maior estrutura de corais do mundo, e diz ser o único ser vivo avistado na terra desde o espaço! Detalhe importante: é a casa do Nemo, a versão animada do peixinho palhaço (clown fish).

10. A Atmosfera

Talvez a melhor parte de estar na Austrália é atmosfera: um clima de férias, super alegre e descontraído. Os australianos são conhecidos por serem relaxados, casuais, e certamente vão fazer você se sentir bem-vindo!

O país é muito seguro para se viajar ou morar, seja sozinho ou acompanhado, inclusive para mulheres que viajam sozinhas.

Foto do Aroma Festival, o festival do café em Sydney. Os australianos aproveitam ao máximo a vida ao ar livre.
Foto do Aroma Festival, o festival do café em Sydney. Os australianos aproveitam ao máximo a vida ao ar livre.

Fotos: acervo pessoal.

Related posts

O sonho de trabalhar na sua área de atuação na Austrália

Aline Arruda

O Brasil fora do Brasil em Sydney

Letícia Hughes

Quanto custa fazer supermercado em Sidney?

Joana Weit

4 comentários

Carla Outubro 1, 2014 at 10:49 am

Muito bom! tenho muita vontade de conhecer a Austrália. Tenho uma prima em Manly há vários anos, mas por questões econômicas ainda não consegui visitá-la. Essa é a parte difícil em pensar em ir pra lá, as passagens são caras!

Resposta
Mariana Camargo Outubro 1, 2014 at 9:22 pm

Oi Carla! Vem sim 🙂 As passagens são caras mesmo, mas rolam umas promoções! E se você já tem a prima aqui… O lado bom é que a maioria dos programas/passeios são gratuitos e ao ar livre (as praias, a Ópera House, etc). Bj 🙂

Resposta
Sandra Marcia Violla Marengo Outubro 1, 2014 at 5:07 pm

Mari tive o prazer de visitar a Austrália 2 vezes. Minhas filhas moraram em Camberra e viajei por Melbourne, Sidney e Gold Coast. Amei tudo que vi. Realmente a Austrália é um lugar que merece ser visitado, lindas paisagens, ótima comida, povo animado e muita seguro. Poder andar pelas ruas de Sidney na madrugada é tudo de bom, coisa que no Brasil é impossível. Parabéns pela matéria.

Resposta
Mariana Camargo Outubro 1, 2014 at 9:31 pm

Oi Sandra, que bom que você gostou do texto!
O país é mesmo uma delícia de se visitar, e você conheceu bastante, não? E realmente é seguro para se viver/passear, o que faz tudo ser mais leve. Acho que segurança e o clima ajudam a manter o bom astral! Agora estamos já chegando no verão, e o clima em Sydney é de alto astral mesmo, todo mundo animado na rua aproveitando os dias mais longos! 🙂

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação