BrasileirasPeloMundo.com
Rússia Universidades pelo Mundo

Como estudar Medicina na Rússia?

Como estudar Medicina na Rússia ?

O processo não é tão difícil assim como parece.  Enquanto estamos no Brasil, e essa ideia é nova, da a impressão de que é algo bem complexo. Mas tudo que tem que ser feito é fazer o contato com a faculdade desejada e pedir a carta convite.

Antes disso tudo, tem que decidir se você quer isso mesmo. Geralmente as pessoas se empolgam com a ideia de cursar Medicina de uma maneira mais fácil – que não precisa passar no vestibular do Brasil. Se o motivo da vontade de estudar aqui é exclusivo por não conseguir passar no vestibular, eu não aconselho que venha. É um caminho mais curto para começar, porém mais difícil. 

As dificuldades são várias, morar sozinho do outro lado do mundo, estar num país em que a língua nativa é totalmente desconhecida, a distância que fica do Brasil, um sistema de ensino diferente, não ter familiares por perto. Então você precisa analisar todos esses pontos, e dizer pra si mesmo, sim, eu quero isso, e eu consigo. 

Eu fiz e eu não sofri – tirando a saudade. Eu adoro desafios, eu gosto do novo, tenho curiosidade para conhecer o mundo, culturas, então viver na Rússia é uma aventura para mim. E quando você tem uma personalidade assim, as barreiras não são vistas como problemas. 

Segundo passo bem importante: convencer a família.  

O que eu posso dizer para as mães corações moles que acham que seus filhos estão inventando a maior loucura? 

Essa loucura vai mudar a vida dele para sempre. Estudar aqui é um aprendizado diário gigantesco, não é só a Medicina. Nos tornamos mais maduros, mais fortes. Aprendemos tantas coisas que o nosso conforto no Brasil não ensina. Vale a pena, é um investimento, é um plano muito grande que estarão fazendo para o futuro dos filhos.

Minha mãe não queria deixar eu estudar aqui no começo, e hoje ela é bem feliz que eu estou no quarto ano de Medicina, e super apoia a ideia. A qualidade do ensino aqui é boa, a cidade onde eu moro é segura, e a saudade a gente aprende a lidar.

Leia também: dicas de turismo em São Petesburgo

Depois de decidido vir mesmo, o que eu devo fazer? 

A novidade que eu tenho para dizer a vocês é que não precisa de agência nenhuma para isso. Tem um único procedimento que é necessário a ajuda de alguém que esteja na Rússia, que é pedir a carta convite para a faculdade. Porém, todo o resto você consegue sozinho.

A carta convite é um documento que o governo russo emite, vinculado a faculdade, que vai te dar o acesso ao visto  temporário de estudante.

Você pode entrar no site da faculdade que deseja estudar, mandar email e falar diretamente com eles, explicando que tem interesse de estudar na Rússia, e fazer o pedido da carta convite. Porém, a maioria das vezes eles não se responsabilizam de enviá-la, por isso é necessário alguém que a busque. Outro problema, as vezes a faculdade não responde o email, nesse caso também precisa que alguém vá lá pessoalmente solicitá-la. 

O que precisa para pedir a carta convite?

Cópia do histórico escolar e do certificado de conclusão do ensino médio traduzidos para o russo e a cópia do passaporte.

Esse documento demora 40 dias para ficar pronto,  e assim que estiver em mãos, pode-se fazer o visto. O visto é feito na embaixada russa no Brasil.

Pronto. Essa é parte burocrática precisa ser feita para estudar aqui. O  processo vai diferir um pouco dependendo da faculdade que você vai estudar.

Tem duas opções geralmente, começar o primeiro ano de Medicina ou fazer o curso preparatório. No curso preparatório estuda-se russo por um ano, junto com outras matérias como biologia, química, física. No final do ano, faz-se um exame, e se passar nele, estará automaticamente no primeiro ano.

Se você decide fazer o curso preparatório, para algumas faculdades apenas mandar a documentação a tempo, já garante a sua vaga. Porém a Pavlov, onde eu estudo, não disponibiliza mais a opção de começar direito no primeiro ano, é obrigatório fazer esse 1 ano de curso. Eles fazem uma seleção por histórico escolar. Então, quando você solicitar a carta convite, só vai ser emitida caso você seja selecionado.

Leia também: 10 curiosidades sobre a Rússia

Para alunos que queiram começar o primeiro ano em outras faculdades, geralmente você pede a carta convite, e vem até a Russia para fazer uma prova de entrada – biologia, química e inglês. A prova cai conteúdo do ensino médio e não é muito difícil. 

Se o aluno quer cursa Medicina em russo, é obrigatório fazer o curso preparatório. 

Uma coisa bem importante, se você não é fluente no inglês, não faz sentido sair do Brasil para estudar Medicina nessa língua. A barreira aqui vai ser o russo, o inglês não pode ser uma dificuldade. Não se aprende inglês aqui. Eles falam um pouco de inglês sim, especialmente aqui em São Petersburgo, mas não o suficiente. Faz algum sentido alguém ir pro Brasil aprender inglês? Não, e aqui é a mesma coisa.

A minha última dica é que olhem com cuidado as faculdades, não se iludam com informações que as agências passam, porque nem tudo é tão perfeito assim. E também não vale a pena sair do Brasil para estudar numa universidade que não é boa. Cuidado com os valores que eles cobram, pesquisem.

Related posts

Mestrado em Educação e Globalização na Finlândia

Beatriz Guedes

Como se candidatar nas universidades alemãs?

Nathalia Vitola

Preparação para o inverno russo

Giulianna Louis

6 comentários

Mariângela Alencar Costa Março 1, 2017 at 2:24 am

Olá Paula! Boa Noite! Me chamo Mariângela, sou nutricionista, mas tenho interesse em fazer outra faculdade, como medicina! Apesar de estar formada, não tenho condições, de arcar com despesas em uma faculdade no exterior, sendo paga, existe bolsas? Avaliam apenas pelo histórico escolar? ( Porque em outras faculdades, pelo mundo, eles avaliam a proficiência, e a vida inteira do aluno) Esta carta convite, como faço para solicitar, é só enviar um e-mail, para a faculdade que eu quero? Solicita como este pedido? Este sistema funciona para todas? E vc acha, que graduada, iria me prejudicar ou de ter um favorecimento, se estiver, a possibilidade, de uma bolsa? Quais sites para se fazer estas pesquisas, de universidades Russas, com segurança? Tenho muito, muito, interesse! Desde de já, agradeço pelas respostas 😀 É um sonho, de quando era pequena

Resposta
Paula Março 2, 2017 at 10:04 pm

Olá Mariângela! Sim, existe a opção de bolsa de estudos, mas eu não sei te passar muitas informações sobre isso. O que eu sei sobre a bolsa é que é obrigatório fazer o curso de medicina em russo para os alunos bolsistas. E também que são oferecidas bem poucas anualmente. E nesse caso o processo seletivo difere, para conseguir a bolsa eles devem ter outras exigências. Quanto a se formar com ou sem bolsa, não muda nada. Nesse caso você teria que ver quais as faculdades que tem convênio com o instituto que oferece a bolsa de estudos, que eu também não sei te informar..
Você pode ler mais sobre como entra na faculdade no meu blog: http://fromrussiawithlove.com.br/blog/category/medicina-na-russia/

Resposta
Paula Março 2, 2017 at 10:13 pm

http://brazil.mid.ru/web/brasil_pt/ensino
Isso é o que eu achei, você pode entrar em contato com a embaixada e pedir informações!
Eles com certeza saberão te auxiliar melhor que eu nesse assunto! Boa sorte 🙂

Resposta
Paula Março 2, 2017 at 10:12 pm

http://brazil.mid.ru/web/brasil_pt/ensino
Isso é o que eu achei, você pode entrar em contato com a embaixada e pedir informações!
Eles com certeza saberão te auxiliar melhor que eu nesse assunto! Boa sorte 🙂

Resposta
Mary Anne Perez Setembro 15, 2017 at 10:31 pm

Oi Paula, tudo bem?
Muito legal seu relato. Quero perguntar algo: vc conhece a Universidade de Kursk ? Minha sobrinha conseguiu a vaga pra Aliança Russa. Fica em Saint Petersburg. Sei que vc estuda em outro lugar, conforme contou mas, Kursk é bem conceituada aí? Qual a universidade mais conhecida para Medicina da Russia.? Muuuito obrigada!

Resposta
Mariangela Alencar Costa Setembro 25, 2017 at 3:34 pm

Obrigada, Paula 😀

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação