BrasileirasPeloMundo.com
Itália

Como fazer novas amizades no exterior?

Como fazer novas amizades no exterior?

Para quem vive no exterior, a mudança de país vem acompanhada de uma série de desafios, mas um dos mais difíceis é conhecer novas pessoas. Viver em um outro país, onde geralmente, não se conhece nada e ninguém pode nos fazer sentir sozinhos, o que sem dúvida pode despertar um pouco de medo. Mas ao invés de desanimar e deixar que o medo e a solidão nos invada, é necessário dar o primeiro passo e procurar novos amigos. Devemos nos misturar com o mundo ao nosso redor e fazer todo o possível para fazer parte dele.

Entre as pessoas que vivem no exterior, independentemente do país de origem, se cria imediatamente um certo tipo de sentimento que pode lançar as bases para amizades reais e duradouras, talvez inesperadas, mas entre as mais belas. Nós nos tornamos companheiros de viagem, independentemente do passado de cada um, do tipo de trabalho ou do idioma de origem, sempre conseguimos nos sentir parte de um único grupo. A experiência de viver no exterior nos faz sentir parte do mesmo lugar e nos aproxima cada vez mais, é expontâneo se encontrar em bares para contar nossas histórias. Ao mesmo tempo, é bom ouvir histórias dos outros, confrontar-se e aprender algo novo sempre.

Não tenha medo de fazer novas amizades, no início é um pouco desanimador, nem sempre é fácil compartilhar a nossa história quando o outro não tem muita ideia de como é o nosso país (muitos tem em mente os clássicos clichês: samba, bailarinas e futebol) e muitas vezes é frustrante não conseguir dar a profundidade desejada a um determinado assunto por não encontrar uma expressão perfeita no outro idioma.

Não se surpreenda se você demorar mais do que o esperado. Você dificilmente conseguirá construir um círculo social gigantesco em pouco tempo. É muito provável que você tenha que prosseguir um passo de cada vez. Talvez você encontre um amigo no curso de línguas, no trabalho, no curso de tênis ou na biblioteca, seja qual for os seus resultados, não se desanime. É apenas uma questão de tentar outra coisa.

Na verdade, a amizade surge geralmente através de uma série de reuniões constantes, devido à frequentação de um mesmo lugar onde se compartilha interesses em comum: não é uma coincidência que os melhores lugares para fazer amizades são as escolas, ambientes de trabalho, cursos, onde lentamente, dia a dia você pode encontrar pessoas com mentalidade semelhante a sua com interesses em comum aos seus. Mas nem sempre conseguimos encontrar novos amigos nestes círculos, e é por esta razão que é necessário expandir as oportunidades em que é possível conhecer novas pessoas encontrando-as regularmente.

Uma excelente solução são os cursos: esportes, idiomas, teatro, cozinha, dança, canto, qualquer coisa que possa interessá-lo e que você tenha a oportunidade de frequentar regularmente. Na verdade, em cada encontro, você pode conhecer pessoas com interesses semelhantes aos seus e gradualmente você acaba selecionando as pessoas que tem mais afinidades com seu modo de pensar e viver.

Leia também: É possível fazer amizade com os italianos?

Aprenda a colher as oportunidades que se apresentarem haverá muitas ocasiões em que você entrará em contato com alguém apenas uma ou duas vezes e, se você não der o primeiro passo, talvez terá perdido a chance de fazer novas amizades. Então, se você não fizer contato, é muito provável que não os veja de novo. Caso conheça uma pessoa que gostaria de ter como amigo e há chances dos seus caminhos não mais se cruzarem, tente ser mais ativo e procure conquistar um contato. Se conversou por um curto período de tempo por que não pedir um contato? Se a conversa foi um pouco mais íntima, não vejo nada de errado ao pedir o número de telefone e propor algo para fazerem juntos.

Uma outra ocasião para aprofundar um conhecimento com outra pessoa é aproveitar das habilidades de cada um. Todos nós gostamos de compartilhar nossas próprias paixões, então que tal pedir conselhos à alguém que nos parece ser um especialista em determinado assunto? Se você gostaria de aprender a tocar violão por que não pedir conselhos ao seu colega de trabalho que nas horas vagas dá aulas de violão? Pode ser uma excelente ideia para ter a oportunidade de aproximar com pessoas que compartilham os mesmos interesses.

O trabalho também é uma grandíssima fonte de novas amizades. Depois das apresentações iniciais com seus colegas, não tenha medo de levar os seus relacionamentos para frente. Sugira atividades que vocês podem fazer juntos, restaurantes que podem visitar na hora do almoço e compartilhe hobbies. Se alguém, por exemplo, mencionar que vai fazer algo depois do trabalho, sugira ir junto.

Participe de passeios turísticos, essa é uma dica incrível para conhecer novas pessoas. Além de aprender mais sobre o local, você terá a oportunidade de conhecer pessoas que futuramente podem transformar-se em bons amigos.

Aproveite os meios de transportes para puxar assunto, o conselho é não ficar vidrado no celular, assim ninguém vai puxar assunto com você. Seja disponível e olhe ao redor para ver se há oportunidades de conversa. Afinal onde você menos espera pode-se encontrar amizades sinceras e duradouras.

Um outro segredo para fazer novas amizades é conhecer pessoas fora dos ambientes familiares. Alterando contextos e provando novas situações, você pode descobrir interesses comuns inesperados e estabelecer as bases para uma nova amizade.

Tenha a mente aberta para conversar com qualquer pessoa. Seja lá qual for o sexo, nacionalidade, cor, religião, preferência sexual, idade. Não fique esperando as pessoas virem falar com você pois talvez isto nunca aconteça caso elas sejam tímidas.

É maravilhoso cercar-se de pessoas, culturas e línguas que são diferentes das nossas. È bom para cada um de nós e nos ajuda a crescer, abre a mente e nos oferece emoções muito fortes. Aproveite e junte-se aos outros, descubra que existe um variado universo fora do seu mundo. E procure ser sempre amigável, gentil, educado e mantenha sempre um grande sorriso. Esse é o melhor cartão postal para representar você e o seu país de origem.

Related posts

Como abrir conta bancária na Itália

Raquel Gonçalves

Leonardo de Mattos – líder do grupo de Robótica Biomédica do Instituto Italiano de Tecnologia

Farah Serra

Dicas para alugar casa na Itália

Bruna Roland

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação