BrasileirasPeloMundo.com
Curiosidades Pelo Mundo EUA

Como funciona o Emmy

Aconteceu no dia 17 de setembro, na cidade de Los Angeles, a cerimônia de entrega do maior prêmio da televisão americana: o Emmy. Essa premiação, que engloba apenas produções feitas para a televisão, abre a temporada de estatuetas em Hollywood. Dentre os nominados estão programas bastante conhecidos do público como “The Voice”, “This Is Us”, “The Crown”, e a grande sensação da HBO em 2017, “Big Little Lies”. Mas, não só as séries recebem indicações, atores, diretores, produtores e até designer de cabelo também são nomeados.

A história por trás do Emmy é bem interessante. O primeiro Emmy ocorreu em 1949, com seu nome original, Immy, como era chamada uma parte da antiga câmera usada para televisão. A Academia de Televisão acabou mudando o nome para Emmy porque combinava mais com a imagem feminina da estatueta, que por sua vez foi desenvolvida por Louis McManus, um engenheiro de telecomunicações, que usou sua mulher como modelo pra a criação do troféu.

A empresa R.S. Owens Co., em Chicago, é a fabricante da estatueta banhada a ouro 18K. Uma curiosidade é que a mesma companhia também faz a do Oscar. Eu nunca vi de perto a do Emmy, mas já peguei em um troféu do Oscar. É incrivelmente pesado, acho que pesa uns 2 quilos, sem exageros.

***

Uma dica rapidinha: se você for no tour dos estúdios da Warner, que inclusive nossa colaboradora Andrea já escreveu sobre isso (clique aqui para ler o texto dela), no final do passeio tem uma estatueta verdadeira do Oscar para você segurar e tirar foto. É bem legal. Aliás, todo esse tour nos estúdios da Warner vale muito a pena, principalmente se você for fã de seriados, como eu.

A Warner foi casa de muitas séries conhecidas como Friends, Gilmore Girls e filmes como Batman e Harry Potter. Eu adoro ver os bastidores e na Warner você literalmente anda pelos estúdios e vê como foi feita a produção. Você pode até dar sorte de passar por uma gravação, mas isso só ocorre durante a época de gravações que, dependendo do show, pode ser de julho até abril. Isso muda muito de acordo com o tamanho da produção. Mas lembre-se, geralmente não tem gravação nos fins de semana, então, se esse for seu objetivo, tente durante a semana, geralmente de manhã.

***

Voltando para o Emmy, eu sempre tive curiosidade de saber como funcionava a votação dos indicados. Quem mora ou visitou Los Angeles um pouco antes da data da premiação provavelmente viu os outdoors dos shows espalhadas pela cidade. Existe toda uma “campanha eleitoral” feita pelos nomeados. Eles sempre usam a frase: “Para sua consideração”, o nome e uma foto sobre a série e o que está concorrendo. É uma espécie de pedido de votos.

Mas não se engane: os únicos prêmios com votações abertas ao público são o “People’s Choice Award” e o “MTV Movie Awards”, e tem uns de música também. Cada premiação tem uma forma diferente de conduzir as votações. Eu já escrevi como funciona o Oscar, se quiser conferir, clique aqui.

No caso do Emmy, a votação é mais simples. Primeiramente, você precisa ser um membro da Academia de Televisão Arte e Ciências (ATAS) e pagar uma taxa. Os membros são divididos em grupos, e esses votam em suas categorias. Por exemplo, performistas estão em uma categoria, enquanto designers estão em outra, mas todos votam nas categorias de melhor série, por exemplo.

Para concorrer, a série tem que ter ido ao ar entre 1º de junho a 31 de maio do ano anterior. Apenas as séries do horário nobre, entre 6 da tarde até 2 da manhã, podem participar. Existe uma outra premiação, a “Daytime Emmy Awards”, dedicada apenas para séries que estão em horários mais cedo.

Vale ressaltar que apenas as séries de sucesso, com pelo menos 51% do ibope da televisão americana, participam na competição. Você reparou que Game of Thrones é uma das mais séries mais populares mas não foi indicada? Isso aconteceu porque GOT, como também é chamada, não foi ao ar dentro das datas especificadas pelas regras da premiação. Se não fosse por isso, toda a equipe poderia se inscrever.

Qualquer pessoa que trabalha numa série de sucesso que se enquadre nas regras pode participar e o grupo de “eleitores” vota de acordo com a categoria. E como nada nos Estados Unidos é de graça, os atores, séries ou grupos que se inscrevem devem pagar uma taxa, que é determinada de acordo com o tipo de nomeação.

Nos últimos dois anos o Emmy não teve um bom ibope, que foi de apenas 11 milhões de espectadores. Pra você ter uma ideia, o American Idol tinha uma média de 30 milhões. Eu, particularmente, adoro assistir ao Emmy porque muitas das minhas séries e atores favoritos estão sempre concorrendo. É legal torcer por eles.

Para a lista completa de nomeados, acesse o site oficial do Emmy.

Related posts

Como é o Natal na Turquia

Juliana Lima

Curiosidades sobre Hong Kong

Porte de armas de fogo nos EUA

Lorrane Sengheiser

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação