BrasileirasPeloMundo.com
EUA

Despejo na Califórnia

Em dezembro, nossa querida colunista e minha amiga pessoal Lorrane escreveu sobre um problema que atinge uma boa parte da população americana: o despejo.

Uma coisa que as pessoas de fora não sabem muito bem é que existe sim muita pobreza e instabilidade nos Estados Unidos. Muitos por aqui vivem, como eles dizem, “Pay Check by Pay”. Isso significa que muitos dependem de cada dólar de seu salário para conseguir pagar o aluguel, comer etc.

O problema é que por aqui, a lei trabalhista é bem fraca comparada ao resto do mundo, e você pode ser mandado embora de uma hora para outra. Existe uma ajuda do governo quando isso acontece, mas o valor que você recebe não é o mesmo do salário.

Infelizmente, o dono no estabelecimento pode despejar um inquilino a qualquer momento. Os principais motivos para isso é a falta de compromisso com o pagamento do aluguel; o não cumprimento das regras do prédios, como por exemplo, ter animais de estimação quando não é permitido; atos ilegais como venda de drogas, e causar danos ao apartamento ou prédio.

Quando isso acontece, o proprietário, por lei, tem que enviar ao residente do local um aviso. No caso de falta de pagamento de aluguel, é dado um prazo de alguns dias para que esse seja feito para evitar o despejo.

Aqui na Califórnia, despejo por conta da falta de pagamento anda bastante comum. O mercado de trabalho por aqui anda bastante imprevisível, e a economia americana não está tão boa quanto dizem por aí. O número de “homeless” (mendigos) aumentou demais principalmente nos últimos dois anos.

O bairro onde eu morei por muitos anos (e onde ainda trabalho), ganhou uma população de moradores de rua enorme, e isso anda espalhado por toda cidade de Los Angeles.

Apesar de existir programas de assistência para pessoas com essas dificuldades, esses programas do governo da Califórnia ainda são bem limitados, e muitas pessoas e famílias não se qualificam.

Os residentes da Califórnia que receberam aviso de despejo têm chances de qualificação para o programas que dão uma assistência emergencial para o pagamento de aluguéis.

Esses programas tem uma capacidade limitada, e fica um pouco difícil atender a demanda. Caso a agência não consiga ajudar, eles encaminham para locais de caridade e organizações.

Leia também: Despejo nos EUA. O que fazer?

Esses programas têm a intenção de ajudar pessoas que estão desempregadas, que tem uma renda muito baixa ou algum tipo de deficiência. O estado da Califórnia pode oferecer também dinheiro para o pagamento de uma parte do aluguel, mas esse só está disponível para uso apenas uma vez.

Aos que já estão sem moradia, alguns programas podem oferecer motéis de graça (vale lembrar que motéis aqui são hotéis bem simples, geralmente de beira de estrada, e não é usado com a mesma intenção dos motéis no Brasil), em alguns casos raros, é oferecido hotéis de graça, ou dinheiro para pagar o depósito para alugar um novo apartamento ou casa.

Nos Estados Unidos, quando você aluga um imóvel deve pagar um depósito, que geralmente é o mesmo preço do aluguel.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar nos EUA

Esse depósito é uma garantia para o dono do imóvel e é usado caso o inquilino não pague uma mensalidade, entregue o apartamento no fim do contrato com muitos problemas ou, em alguns casos, o abandone.

Se você se mudar para outro apartamento, e o antigo estiver em boas condições, eles te devolvem esse depósito inteiro, ou pelo menos uma parte dele.

Dentre os programas sociais mais usados está o Calworks, que vou explicar um pouquinho aqui como funciona.

O que é o CalWorks?

Um programa de assistência pública que fornece auxílio em dinheiro e serviços para famílias elegíveis que geralmente têm filhos em casa. Atende os 58 condados do estado e é operado localmente pelos “welfare departments” (departamentos de bem estar).

Eles ajudam com moradia, alimentação, serviços públicos, roupas ou assistência médica, e essa ajuda poderá ser imediata e de curto prazo.

As famílias que se candidatam e se qualificam para assistência contínua recebem dinheiro todos os meses para ajudar a pagar pela moradia, alimentação e outras despesas necessárias.

A quantia da assistência mensal depende de vários fatores, incluindo o número de pessoas elegíveis e suas necessidades especiais. A renda da família é calculada para saber quanto auxílio em dinheiro que a família recebe.

Caso haja crianças, existe uma outra parte desse programa chamado CalWorks With Child Care (CalWorks com Ajuda para os Cuidados Infantis). Esta opção ajuda à família a ter acesso imediato a cuidados infantis de curto prazo, para pais que trabalham.

O objetivo do programa é apoiar os pais para que consigam organizar-se para a criação a longo prazo de seus filhos, que é, na verdade, apenas uma ajuda extra para os pais criarem os pequenos com os devidos recursos e, dessa maneira, evitar um futuro despejo e proteger as famílias para que não terminem nas ruas.

Para mais informações acesse  aqui  o site do programa.

Related posts

Como é a vida em cidades grandes nos EUA

Gabriela Albuquerque

O que fazer com mil dólares no Missouri?

Renata Tavares

Bons motivos para visitar o Bronx, em Nova Iorque

Michelle Marinho

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação