Facebook Twitter Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»Estações do Ano pelo Mundo»Como se vestir no inverno na Suécia
    Estações do Ano pelo Mundo

    Como se vestir no inverno na Suécia

    Vânia RomãoBy Vânia RomãoJanuary 24, 2016Updated:May 21, 201818 Comments8 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Como se vestir no inverno na Suécia.

    Agora que você já sabe como amenizar a passagem do inverno nessas terras geladas chamada Suécia, dessa vez compartilharei algumas ideias de como se vestir nele.

    Provavelmente uma das primeiras coisas que você pensa quando se fala em Suécia é sobre o quão frio este país pode ser, certo? E ele chega a ser bem assustador mesmo, principalmente para quem vem de países tropicais, como o Brasil, por exemplo.

    E eu confesso que eu era uma dessas pessoas, digamos que, “assustadas” com o inverno. Tanto que por falta de experiência em lidar com baixas temperaturas eu quebrei a cara. Pelo fato de desconhecer a maneira correta de me proteger do frio, comprei roupas erradas e fiquei doente, assim como adquiri sapatos escorregadios, caí e me machuquei.

    Portanto, você precisa ter em mente duas palavrinhas-chave seja para o inverno na Suécia ou em qualquer outro país com características semelhantes, que são: sobreposição e investimento.

    A importância das camadas

    Se vestir em camadas e investir na roupa certa fazem toda a diferença. E por quê? Primeiro porque irá te ajudar a se manter aquecido e seco nesse período do ano. Segundo que você também poderá passar mais tempo ao ar livre sem correr tanto risco de adoecer – a menos que alguém espirre em cima de você, o que é comum acontecer.

    Leia também: empregos na Suécia

    Basicamente há três níveis de roupas necessárias para se proteger: a camada base, a camada intermediária e a camada externa.

    • Camada base. É aquela camada que está em contato direto com a pele e são chamadas de roupas térmicas. Este é o nível de roupa que eu acho a mais importante quando se enfrenta o inverno sueco. Blusas de mangas compridas e calças tipo minhocão (em sueco långkalsonger) são essenciais. Nesse caso é importante ressaltar que blusas e calças que absorvem e prendem o suor como o algodão não são ideais. Mas o meu caso, por exemplo, como praticamente não transpiro – com exceção de quando estou fazendo algum esporte de inverno – gosto de usar camisetas de algodão. Isso porque eu tenho alergia ao uso constante de peças de material sintético. Funciona para mim e minha pele agradece.

    Como se vestir no inverno-2

    • Camada intermediária. É aquela camada de roupa que funciona como um isolamento do frio e mantem o calor do corpo. Roupas feitas de lã ou fleece são ótimas para deixar o corpo bem quentinho.

    Como se vestir no inverno-3

    • Camada externa. É a camada que te protege da chuva, neve e ventos fortes. Esta camada funciona como um escudo contra os elementos de inverno. Alguns exemplos são jaquetas de montanhismo e jaquetas de esqui.

    Como se vestir no inverno

    Como se proteger do frio?

    O Corpo. Um dos itens mais importantes para se proteger do frio e que deve ser a prioridade na lista de qualquer pessoa que muda para a Suécia, sem dúvida, é o casaco. Vale ressaltar que um bom casaco de inverno custo caro (mais ou menos a partir de 1500 coroas). Como há muitas opções disponíveis, às vezes, fica difícil escolher qual é o ideal para aguentar temperaturas negativas. Eu mesma já comprei casaco errado, tanto pelo material da fabricação, quanto por escolher algo mais barato (abaixo de mil coroas) e no fim das contas vi meu dinheiro escorrendo pelo ralo.

    Dê preferência para casacos não tão justinhos ao corpo, porque você precisa considerar que ele terá espaço suficiente para usar as demais camadas por baixo, como a camada base e a intermediária. Claro que você não precisa comprar um que pareça um balão, mas apenas com espaço suficiente para se sentir confortável. Além disso, escolha um que seja à prova d’água, vento e de preferência que tenha capuz. Procure também por casacos que tenham um tipo de punho para selar o seu corpo do vento.

    Como se vestir no inverno-4

    Acredite em mim, isso fará toda a diferença. Meu primeiro casaco foi um erro do início ao fim. Bonito, elegante, quentinho para o outono e totalmente inapropriado para o inverno. Não era a prova d’água, não era à prova de vento e não tinha capuz. O que aconteceu? Eu peguei neve, chuva e vento no mesmo dia, em uma tempestade que deu no meu primeiro ano em Gotemburgo. Quando eu entrava em ambientes fechados como o transporte público, por exemplo, a neve derretia sobre o casaco e o tecido absorvia a umidade. Fora isso, a falta do capuz não protegeu a cabeça do frio e da chuva. Resultado? Cinco dias de cama.

    Leia também: custo de vida na Suécia

    Os pés. Assim como o casaco, os calçados ou as botas são uma obrigação. Estes também devem ser de boa qualidade e essenciais para se proteger do inverno. Elas precisam estar acima do tornozelo para te proteger do vento e da neve, devem ser impermeáveis e com um bom solado grosso, que seja antiderrapante e se possível, forradas de pele. A altura do solado é importante também, porque isso irá manter seus pés longe do gelo. Pense que você irá caminhar sobre neve e gelo por um longo período.

    Como se vestir no inverno-7

    Use meias apropriadas. Eu particularmente não gosto de usar mais de uma meia. Por isso, optei por usar meias de esqui/snowboard, porque além de terem o comprimento até o joelho, ainda são feitas de um material especial. A desvantagem é que o preço é meio salgadinho, ainda mais se for de marcas conhecidas dos esportistas. Mas outra opção são as meias de lã que ajudam a deixar os pés quentes. Porém evite as de lã sintética, porque além de não serem tão quentinhas, ainda podem te deixar com chulé. Se quiser, ainda pode optar por usar uma palmilha extra para ajudar a aquecer o pé. Só lembre que se você optar por utilizá-las, o sapato ou a bota ficarão mais apertadinhos.

    Como se vestir no inverno-5

    A cabeça e o pescoço. Sempre que estiver frio, use um gorro. Vale a criatividade. Nesse caso você não precisa investir em algo caro, apenas algum que seja isolante, sem muitos furinhos, que você goste e que cubra as orelhas.

    Outro detalhe que é importante é proteger o pescoço com um cachecol. Experimente na loja e veja se ele realmente dá a volta em todo o pescoço e que tenha o comprimento suficiente para proteger o tórax. Cachecóis pequenos podem não cobrir o suficiente. Mesmo que seu casaco seja bem fechado, use-o, porque quando está ventando, o vento pode entrar por onde você menos espera.

    Como se vestir no inverno-6

    As mãos. Nem preciso dizer que luvas fazem parte do jogo, né? Pode ser a tradicional com os dedos separados ou aquela onde todos os dedos ficam juntinhos venceremos e o dedão é colocado de escanteio.

    Como se vestir no inverno-8

    Aqui também é importante verificar se as luvas de inverno são à prova d’agua e de vento. Isso te ajuda a não molhar os dedos caso você decida fazer uma guerra de bolas de neve. Mas não é mandatório. Eu mesma uso de outros materiais. Entretanto, para fazer esportes, como o esqui ou snowboard recomendo as que sejam à prova d’água e vento.

    As pernas. Depende de quanto frio você sente. Precisa protegê-las? Claro que sim! Mas você precisa pensar no seguinte: se for ficar por um longo período na rua use calcas térmicas, tipo minhocão, por baixo da calça normal, ou use uma meia-calça mais grossa. Após 4 anos de Suécia eu uso apenas uma calça jeans e é suficiente para mim, mas calças de veludo também podem te ajudar. Se quiser ainda dá para usar calças de esqui sob a calça jeans, por exemplo, que podem ser removidas facilmente ao chegar em lugares aquecidos. Mas digo uma coisa. Não sei como é nas demais cidades da Suécia, mas em Estocolmo, por exemplo, você não vê pessoas todos os dias usando calças de esqui pelas ruas. Há pessoas que utilizam? Sim, há! Mas eu diria que na capital da Escandinávia são poucas as pessoas que o fazem.

    Dicas de onde comprar 

    Não compre roupas de inverno no Brasil. Deixe para fazer isso quando vier à Suécia. Os materiais utilizados desse lado do oceano são mais apropriados.

    Lojas como Zara e H&M não disponibilizam casacos e sapatos adequados. Bom, pelo menos em minha opinião. Procure jaquetas e sapatos de inverno em lojas como InterSport, Stadium e XXL, que têm preços um pouco mais acessíveis ou lojas como The North Face, Naturkompaniet, Timberland e Norrøna. Todas essas lojas possuem roupas e acessórios adequados que você irá precisar para o inverno. Outra dica são as botas da marca Merrel que são bem quentinhas.

    Seu orçamento é reduzido e você não tem frescura? Sem problemas. Há lojas de segunda mão (brechós) muito boas na Suécia, especialmente em Estocolmo.

    Na dúvida peça a ajuda de um vendedor, mas seja claro em suas perguntas: suecos só responderão o que forem perguntados. Tipo, perguntar se um determinado produto é bom para o inverno é uma pergunta ampla. Seja específico! É quente? Escorrega? E coisas assim!

    Por fim

    Nada de usar blusas furadas ou se entupir de muita roupa, porque ao chegar nos lugares você terá de tirar algumas camadas já que é inviável se manter coberto nesses ambientes fechados, devido ao aquecimento.

    Com o tempo você irá se acostumar a usar uma bota e/ou um casaco que você considera meio feios, mas que sejam bem quentinhos. E entre beleza e aquecimento, fique com a segunda opção.

    Essas são apenas algumas dicas que eu espero que possam te ajudar a aguentar o frio mais suavemente. Porém, lembre-se que é você que encontrará o que é melhor para se proteger nessa estação, até porque, como diz o velho ditado, não existe tempo ruim, apenas roupas inadequadas.

    Textos relacionados

    • Dez melhores universidades da Suécia
    • Como abrir conta bancária na Suécia
    • Os efeitos e os cuidados com a pele no inverno
    • Cinco atrações imperdíveis em Estocolmo no mês de dezembro
    • 10 dicas para sobreviver ao inverno na Suécia
    • SFI: falha do governo, experiência pessoal e dicas para iniciantes
    Clique aqui para ler mais artigos da mesma autora
    inverno na Suécia morar na Suécia roupas de inverno vida na Suécia Viver na Suécia
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Vânia Romão
    • Website

    Vânia é graduada em Economia, pós-graduada em Gerenciamento de Negócios e tem experiência de mais de 15 anos trabalhando em empresas multinacionais. Atualmente mora em Estocolmo e é autora do blog "Diário de uma Teimosa" onde compartilha dicas de Estocolmo e da vida na Suécia.

    Related Posts

    Hanami – a arte de contemplação de flores no Japão

    June 1, 2021

    7 motivos para visitar o Japão na primavera

    April 19, 2021

    Big Bear Lake na Califórnia

    January 23, 2021

    18 Comments

    1. Cristiane Leme on January 24, 2016 8:56 pm

      Gente, esse ditado é nórdico/escandinavo, o de que ‘não existe tempo ruim e sim, roupa inadequada’. Citei num texto meu e vi agora no seu e num da Wendy, da Noruega. E não é que é verdade? Esse estilo ‘cebola’ de se vestir é o que funciona, mesmo. Eu também sou como você: se a temperatura estiver até -3ºC e sem ventania eu saio numa boa de calça jeans sem meia-calça por baixo, mas se estiver ventando a coisa muda e coloco a meia térmica que comprei na Tiger por 50 coroas… Acho que o que nos castiga aqui no norte é esse vento geladíssimo! Aproveito para dar uma dica pro povo que tá indo pra Noruega ou Suécia: se puderem, deem uma passadinha na Dinamarca pra comprar roupas de inverno. Aqui tem roupas adequadas para o frio dos 3 países mas os preços são bem mais em conta. Fica a dica pra você também, hehehe 😉
      Beijos

      Reply
      • Vânia Romão on January 25, 2016 2:44 pm

        Pois é Cris, ficar como uma cebolinha é o que há rs. Eu já tinha ouvido falar que as coisas na Dinamarca são mais baratas, mas quando visitei o país não cheguei a verificar. Valeu peda dica de compras e tomara que a galera super aproveite ela também. Beijos 😉

        Reply
      • Simone Souza on January 25, 2016 5:50 pm

        Cris, boa tarde. Início de março estarei me mudando para Dinamarca, imagino que ainda esteja frio. Alguma época para comprar roupa de inverno (liquidação?), você indicaria algumas lojas em CPH onde eu possa comprar? Obrigada e sempre acompanho os blogs especialmente Dinamarca, Suécia e Noruega. Parabéns à todas.

        Reply
        • Cristiane Leme on January 26, 2016 11:50 am

          Simone, essa época de janeiro a março é a época das liquidações de inverno. Há várias lojas onde você pode comprar roupas boas e em conta. Se estiver com um pouquinho de dinheiro extra vale a pena conferir as promoções do Magasin du Nord no centro de Copenhague; nas ruas centrais da cidade também há lojas como Vero Moda onde você encontra jaquetas e parkas quentinhas pro inverno – eu comprei uma ótima lá, em março ou abril de 2013, toda forrada, com capuz e com reforço anti-vento nas costas e paguei 500 coroas, o que é uma pechincha se consideramos o preço normal de roupas de frio adequadas. Se a grana estiver mais curta eu recomendo dar uma volta nos diversos brechós da cidade; nessas lojas você encontra roupas boas para o frio e com preços a partir de 50 coroas – eu mesma comprei na Cruz Vermelha um casaco seminovo de inverno, estilo marinheiro, de lã, por 70 coroas. A partir de abril já começa a esquentar mais e os preços das roupas de frio baixam mais ainda.
          Obrigada por ler e comentar e continue nos acompanhando!

          Reply
          • Fernanda Reis on October 31, 2016 6:55 pm

            Oi Cristiane!

            Estou indo para Estocolmo em Dezembro. Sabe me recomendar alguns brechós?
            Já vou pesquisar esse da Cruz Vermelha. Mas as vezes tenho achado difícil encontrar informações, pois nem tudo tem em inglês.
            Outra coisa, qual o nome da roupa térmica em sueco? Outra dificuldade.. rsrsrs
            Abs

            Reply
            • Cristiane Leme on October 31, 2016 8:58 pm

              Fernanda, eu moro na Dinamarca e não saberia recomendar nada na Suécia. Peço que por gentileza procure as novas colunistas no país, temos uma nova em Estocolmo. Procure pelos textos mais recentes publicados sobre a Suécia para encontrá-las. Roupa térmica em sueco é termotøj, como em dinamarquês. Mas cuidado, porque existem vários tipos de roupa térmica. Tem um tipo que se chama skiundertøj, que é como uma segunda pele e se usa no inverno para ajudar a manter a temperatura do corpo, porém só indico usá-la se for passar o dia em atividades ao ar livre ou na rua, já que o material do qual a roupa é feita faz suar bastante e não é nada confortável dentro dos lugares, com o aquecimento interno.
              Boa sorte.

              Abraços

      • Bira on November 14, 2018 3:52 am

        Cristiane, eu e minha namorada estamos indo duas semanas na dinamarca e noruega em janeiro/fevereiro. Quais indicações em relação a roupa do Brasil e aonde podemos ir de cara para comprar as roupas, vamos com uma mala de bordo e uma mochila. Grato!

        Reply
        • Liliane Oliveira on November 15, 2018 7:56 pm

          Olá Bira,
          A Vânia Romão, autora do artigo parou de colaborar conosco, mas temos outra colunista na Suécia chamada Verônica Iwarson que talvez possa te ajudar.
          Você pode entrar em contato com ela deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
          Obrigada,
          Edição BPM

          Reply
        • Cristiane Leme on November 29, 2018 11:08 pm

          Oi Bira, que bom que já nos falamos!
          Abraço e boa viagem pra vocês!

          Reply
    2. Vivian Kulpa on January 24, 2016 10:12 pm

      Vânia, que dicas preciosas!!!! Em meu primeiro inverno aqui na Polônia fiz tudo errado! Fiquei usando casaco do Brasil até o Natal, gorro com furinhos, luvinha fraca… Neste inverno eu aprendi a me organizar em camadas. Devido ter passado meu primeiro inverno praticamente em casa, outra surpresa que tive foi o gelo derretendo quando entrava no transporte público, mas agora estou esperta 🙂 Beijos e obrigada!

      Reply
      • Vânia Romão on January 25, 2016 2:42 pm

        Olá Vivian!
        Com o tempo a gente vai se adaptando ao país que vive e aprendendo a se vestir de maneira correta, não é? Eu fui meio cabeça dura no começo, mas felizmente aprendi que com frio a gente não brinca. Se na época eu tivesse pesquisado a respeito ou até mesmo seguido algumas dicas das pessoas próximas, com certeza eu não teria fica doente. Mas ainda bem que as coisas mudam! 🙂
        Obrigada por compartilhar sua experiência também. Grande beijo! 😉

        Reply
    3. Renata Salas Collazo on January 25, 2016 12:56 am

      Vania, adorei… demorei a aprender também que essas camadas são essenciais…. Post perfeito!!!Duvido alguém sentir frio depois de ler seu texto. Parabéns!!!

      Reply
      • Vânia Romão on January 25, 2016 2:38 pm

        Olá Renata!
        Nada como a gente aprender com os próprios erros, não é mesmo? Algumas pessoas até me deram um toque assim que me mudei para a Suécia, mas como era o auge do verão acabei não dando muita bola. E aí deu no que deu, né? Tomara que ninguém sinta frio mesmo e que dicas sirvam para dar um direcionamento rs.
        Valeu pelo carinho! 😉

        Reply
    4. Inhelora Kretzschmar Joenk on May 20, 2016 11:14 pm

      Vânia e Cristiane, no início de setembro irei passar três semanas, aproximadamente, numa visita a Estocolmo, Oslo (e região) e Copenhague. É muito frio nessa época? O vestuário sugerido para o frio, por vocês, é necessário?
      Obrigada

      Reply
      • Cristiane Leme on May 22, 2016 6:17 pm

        Inhelora, uma coisa que é importante saber é que nessa região do mundo venta muito, e o vento pode fazer a sensação térmica cair. Setembro é outono por aqui e as temperaturas já começam a cair, mas pense que mesmo na primavera e verão a Escandinávia pode ser fria, sobretudo se você vem de uma região do Brasil ou do mundo onde faz muito calor e seu corpo está acostumado com essas temperaturas quentes. Espere temperaturas entre 5 e 15 graus nessa época do ano, e muita ventania. Recomendo uma jaqueta impermeável para segurar a onda do vento e chuva e vestir-se em camadas é sempre uma ótima dica. Na dúvida, sempre tenha uma peça que possa ir por cima de tudo – um casaco, trenchcoat, algo desse tipo. Proteção para a cabeça e orelhas é fundamental por causa da ventania, que pode causar dor de cabeça em quem não é acostumado.
        Boa viagem!

        Reply
        • Inhelora Kretzschmar Joenk on May 26, 2016 2:04 am

          Muito obrigada por sua orientação e sugestões. Serão muito úteis para minha viagem. Sou do Sul do Brasil e, nessa época de inverno, também estamos com bastante frio… Mas com muito pouco vento.
          Muito grata pelas dicas.
          Abraço

          Reply
    5. Lorena Nunes on October 16, 2016 12:27 pm

      Olá Vânia! Parabéns pelo texto! Excelente e muito útil! Passarei os meses de dezembro a fevereiro na Filadélfia (EUA) e tenho pesquisado bastante sobre como me vestir para o frio. Minha dúvida é em relação às crianças. Meus filhos (5 e 6 anos) vão estudar em uma escola e estou insegura sobre como devo vesti-los já que dentro das escolas há calefação. Penso em manda-los com a malha térmica (blusa e calça), blusa de fleece, uma outra calça quentinha por cima da malha térmica, meia de lã, gorro, luva, cachecol, casaco grosso. Mas e quando eles chegam lá na escola? Será que tenho que mandar uma muda de roupa para ser usada dentro da escola? E as professoras ajudam eles a se trocar? Vc saberia me dizer como normalmente é feito isso aí na Suécia? Muito grata pela sua ajuda!

      Reply
      • Cristiane Leme on October 16, 2016 4:34 pm

        Lorena, a Vânia parou de colaborar mas morando na Dinamarca, posso dizer como é por aqui. Normalmente as crianças em idade de zero a 6 anos têm na escola um armário ou caixa com roupas pra troca e as pedagogas ajudam na hora de se vestir. Não sei dizer como é nos EUA, mas temos várias colunistas no país que podem ajudar. Procure pelos textos sobre o país para se informar. Se eles tiverem roupas de esquiar (térmicas), nem precisa desse monte de camadas.
        Boa sorte!

        Reply

    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    Curiosidades Pelo Mundo

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    By Alessandra FerreiraMarch 1, 20230

    Olá! Mais um ano se passou, agora o Covid-19 e a pandemia ficaram cada vez…

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023

    Natal em tempos de guerra

    December 21, 2022

    10 fatos mais chocantes ao mudar para Turquia

    October 25, 2022
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    © 2012-2023 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.