Dez melhores universidades da Suécia
Quem nunca pensou em dar um upgrade no currículo acadêmico e estudar no exterior, hein?
Saiba que a Suécia possui excelentes universidades e como não poderia ser diferente, é um país com uma economia impulsionada pela ciência e tecnologia. Das 36 universidades existentes, oito delas ganharam lugar no topo da quinta edição do QS World University Rankings by Subject, que se baseia na reputação acadêmica, a reputação de empregador e impacto da pesquisa.
São elas:
É uma das universidades mais antigas e prestigiadas no Norte da Europa, ocupando a 70ª colocação no ranking mundial. Possui cerca de 42 mil alunos e mais de 7.500 funcionários. O seu lado forte é a investigação interdisciplinar e de vanguarda. São mais de 30 campos de pesquisa.
Isso sem dizer que o seu compacto campus universitário incentiva e cria condições para descobertas científicas e muitas inovações, o que torna uma das mais fortes universidades da Suécia em termos de atividade investigativa. A universidade coopera com 600 universidades em mais de 70 países, tanto em pesquisa como em programas de intercâmbio de estudantes, como o Erasmus.
2. KTH, Royal Institute of Technology
KTH, como é chamada, é a maior, mais antiga e mais internacional Universidade Politécnica da Suécia e é considerada uma das melhores da Europa. Localizada em Estocolmo, ela ocupa atualmente a 92ª posição do mundo, fornecendo um terço da pesquisa e engenharia da educação da Suécia. Além disso, em seu currículo ela é classificada como uma das 40 melhores universidades para assuntos de engenharia e tecnologia.
Fundada em 1477, a Universidade de Uppsala é a universidade mais antiga da Suécia e de todos os países nórdicos. Ela ocupa a posição 102 no ranking mundial e possui cerca de 45 mil alunos matriculados. Sua longa história de prestígio na educação faz com que ela seja um membro do Coimbra Group, uma associação de instituições de longa data de alto padrão internacional.
4. Chalmers University of Technology
Localizada na cidade de Gotemburgo, a Chalmers University of Technology é outra universidade politécnica muito forte, classificando-se na posição 132ª mundial e dentro dos top 100 para assuntos de engenharia e tecnologia. Mais de um terço dos estudantes matriculados nos programas de mestrado são internacionais.
É a universidade estadual da capital sueca, atualmente classificada na 182ª posição no ranking mundial. É uma das maiores universidades da Escandinávia e possui 70 mil alunos em quatro faculdades. Além de oferecer muitos programas em inglês ela está classificada entre as 100 melhores universidades do mundo na área de artes e humanidades.
Possui 37 mil estudantes e 5.900 funcionários. É uma das principais universidades do norte da Europa. As disciplinas são mais científicas, o que a torna como pesquisa de ponta em várias áreas dinâmicas.
É uma das universidades baseadas em pesquisa e conhecida pela excelência na educação. E como não poderia ser diferente, ela reinventou o ensino superior na Suécia.
A universidade é famosa por criar programas de graduação que dão conhecimento interdisciplinar valioso. Por exemplo, combinando a medicina e a engenharia, com o objetivo de compreender e desenvolver ainda mais a tecnologia para salvar vidas. Outro exemplo é a forma como a universidade integra economia, direito e línguas, para equipar os alunos para carreiras como advogados internacionais das empresas.
Pelos padrões acadêmicos a universidade ainda é considerada muito jovem, já que foi fundada em 1965. Talvez por possuir pouco mais de 50 anos, ela traz consigo o entusiasmo, a inovação, a criatividade e as ideias novas. Interação entre pesquisa, educação, colaboração e inovação que desafia limites é o seu lema. Possui pouco mais de 4 mil funcionários e cerca de 28 mil estudantes.
É uma universidade dedicada exclusivamente às ciências médicas e de saúde. Ela está localizada em Estocolmo e tem reputação de nível de investigação e inovação superior, como demonstrado pela sua posição como uma das 50 melhores universidades em todo o mundo, bem como uma das 10 melhores universidades médicas da Europa.
Os alunos têm a oportunidade de aprender com os prêmios Nobel, participando de palestras no campus ou seminários, que são realizados em um local específico.
10. Stockholm School of Economics
SSE, como é chamada, é a escola de negócios líder na região norte da Europa. Por mais de um século, tem educado estudantes talentosos para os principais cargos dentro da comunidade empresarial e do setor público. Oferece bacharelado e programas de mestrado, juntamente com PhD altamente considerado, MBA e programas de educação executiva, além de possuir uma reputação de excelência tanto na Suécia como em todo o mundo.
Tomara que uma delas seja a sua cara e vá de encontro aos seus planos de estudar no exterior. De repente, isso pode acontecer num futuro nem tão distante assim.
2 Comments
Olá Vânia! Muito útil a sua lista de universidades. Eu sou recém graduada em economia, e gostaria de fazer uma pós em uma área que me propicie mais oportunidade de trabalho no exterior. Pela sua experiência, você poderia me informar quais são os ramos da economia que existem maior demanda de trabalho na Suécia?
Pingback: 10 melhores universidades da Suécia - Diário de uma Teimosa