Há algum tempo, escrevi um artigo sobre o assunto: China – dirigir ou não dirigir. Eis a questão!
Nele, eu relato um pouco sobre o caótico trânsito chinês e nossa situação de não podermos dirigir na China, por questões contratuais impostas pela empresa onde meu marido trabalha. Por conta disso, temos motorista. Sinceramente, não sei se dirigiria na China, mas nunca quis pensar muito nisso e nem me lamentar, afinal, ter um motorista tem suas vantagens…
Como tudo na vida, os prós são seguidos pelos contras. Ou será ao contrário? Bom, isso vai de cada um. E, assim, o que mais me incomodou no início da nossa vida chinesa no quesito “não poder dirigir”, foi o meu sentimento de perda de autonomia. Naquela época (2009), as coisas não eram tão simples aqui como são hoje, com internet móvel, estações de metrô em cada esquina, além de toda a dificuldade de adaptação e entedimento da logística local.
Tudo isso para dizer que ainda continuo na mesma situação: sem poder dirigir na China. Mas hoje, 2017, muita coisa mudou por aqui. Inclusive a postura das empresas em relação a esse tópico e, com isso, cada dia mais há motoristas estrangeiros rodando pela cidade. Só que para poder sair por aí com seu próprio carro, existem algumas exigências básicas, claro.
Como Funciona
Estrangeiros de qualquer nacionalidade que sejam residentes e desejam dirigir na China, devem passar pelo processo de emissão de habilitação para dirigir no país. Mesmo a carteira de motorista internacional não é reconhecida, porque a China não assinou a convenção que criou IDPS (International Driving Permits).
Por conta disso, um turista não pode alugar um carro na China. As locadoras aqui, mesmo as internacionais, só alugam carros com motorista, não há outra opção. Vocês podem imaginar como esse mercado é aquecido. Motorista particular é uma profissão super disputada.
Há um tipo de licença temporária, para quem tem visto de 3 a 6 meses na China (business visa), mas sinceramente acho que o crime não compensa, pois essa licença para dirigir expira junto com a validade do seu visto. E se voltar para a China, terá que fazer todo o processo novamente.
As carteiras de motorista da China são válidas somente na China Continental. Moradores de Hong Kong, Macau e Taiwan também precisam solicitar uma carteira de motorista chinesa para dirigir na China Continental.
A Carteira de Motorista Chinesa é emitida pela Secretaria de Segurança Pública (Autoridade de Tráfego), no departamento de polícia de trânsito de qualquer cidade na China Continental. A mesma é válida em qualquer cidade da China. Teoricamente, quando se muda de cidade definitivamente, basta ir na autoridade de trânsito local e solicitar a mudança de endereço, mas há algumas que exigem algum tipo de teste ou exame adicional.
Com a carteira de motorista oficial, você pode dirigir carros de transmissão automática ou manual, abaixo de 9 assentos. A carta de condução chinesa é válida por seis anos e pode ser renovada a cada seis anos sem qualquer teste.
Documentos necessários:
- uma cópia da página principal do passaporte;
- uma cópia do visto chinês válido;
- uma cópia do último carimbo de entrada na China, no seu passaporte;
- registro de residência (emitido na delegacia do seu bairro);
- uma cópia de ambos os lados da sua carteira de habilitação (do seu país);
- a tradução da sua carteira de habilitação, feita por um tradutor juramentado;
- exame de saúde (feito num centro de exames local, indicado pela autoridade de trânsito);
- 3 a 6 fotos coloridas com fundo branco;
- formulário de registro preenchido, incluindo nome em mandarim e altura;e
- taxa de registro.
Alguns desses documentos, bem como a taxa de registro, podem variar de província para província.
Essa documentação leva de 15 a 20 dias ser processada. Depois disso é só fazer o exame para conseguir sua habilitação.
O exame
Essa é a parte mais complicada de todo o processo por alguns motivos:
Primeiro, a questão do idioma. Não precisa se assustar, é possível fazer o exame em inglês! O problema é que a tradução das questões parece ser feita de maneira literal, e aí, muitas vezes, ficam confusas, com significados dúbios e/ou estranhos. Então, use sua imaginação!
Segundo, a quantidade de questões que precisam estar corretas. São 100 questões e para ser aprovado tem que acertar 90. Conheço pessoas que fizeram o exame 4 ou 5 vezes para conseguir passar e, muitas das vezes, acertaram 87 questões!
O que tem que ser feito, segundo depoimentos de quem passou por esse processo (lembrem-se que eu não tenho essa licença), é treinar muito antes da prova e estudar os manuais. Antigamente davam um livro com centenas de perguntas para se estudar. Hoje em dia, há vários aplicativos que simulam as provas e um website que também oferece as simulações de teste.
Alguns deles, em inglês:
Chinese Driving test – website
Se acertar as 90 questões, já sairá do Departamento de Trânsito com sua habilitação em mãos. Aí é começar a se aventurar no trânsito chinês.
Só posso dizer: boa sorte!
Até a próxima!