BrasileirasPeloMundo.com
Inglaterra Transporte de animais pelo mundo

Como trazer o seu Pet pelo Eurotúnel

Como trazer o seu Pet pelo Eurotúnel.

Lembro-me como se fosse hoje do dia que tivemos a oportunidade de mudar para o exterior. Assim como qualquer dono de algum animal de estimação, pensamos: e agora? Será que podemos levá-los? E a resposta era sim, podemos, e CLARO que os levaremos (no meu caso, dois gatos).

Posso adiantar que o processo precisou de tempo, foi bastante burocrático e oneroso. Decidi escrever esse texto, pois juntamente com tudo isso, houve algumas frustrações, muita ansiedade e uma surpresa: mudamos de país duas vezes no mesmo ano!

Com base nisso, posso dizer que a mais burocrática etapa foi conseguir a documentação necessária para sair do Brasil.  Apesar de parecer que a documentação para os todos os países seja a mesma, cada um pode exigir algum de forma diferente, por isso, nunca deixe de consultar os órgãos oficiais de cada país, no meu caso, foi a Alemanha.  Além disso, consulte a documentação necessária para o seu animalzinho, uma vez que, a minha experiência foi única e exclusivamente com gatos.

Leia também: Como levar o seu cachorro para Londres

Documentação necessária

A primeira, e talvez mais importante dica é: Saiba quais são os documentos obrigatórios com antecedência, para assim, organizar a sua viagem adequadamente. Em resumo, o processo que fiz no Brasil foi dividido nas seguintes etapas:

  1. Implante de microchip de identificação em um veterinário de confiança;
  2. Aplicar (ou renovar) a vacina antirrábica. A recomendação que eu recebi é que antes de realizar a vacina, o animal já precisa estar com o microchip;
  3. Fazer um Exame de Detecção de Anticorpos Neutralizantes contra o vírus da raiva. Esse exame de sangue é para determinar a quantidade de anticorpos contra a raiva existentes no corpo do animal, e precisa ser feito em um laboratório autorizado. Na minha época, havia somente um laboratório credenciado na cidade de São Paulo, e o sangue do animal precisava ser levado para análise no mesmo dia em que a coleta foi realizada. Uma informação importante é que esse exame deve ser realizado com no mínimo 30 dias após a vacinação antirrábica, e a entrada no país estrangeiro deve ser no mínimo 3 meses depois – (não faça como eu e emitir a passagem com 2 meses e 28 dias… não consegui emitir o CZI e tive que remarcar o voo );
  4. Em aproximadamente 7 dias antes viagem, emitir o Certificado Zoosanitário Internacional – CZI no Ministério da Agricultura.

Minha experiência no aeroporto

No dia do embarque, a companhia aérea irá conferir todos os documentos, e outra dica que pode parecer óbvia, mas tenho que dividir: tenha certeza de que eles te devolveram TODA a documentação! Sim, ao chegar próximo da imigração, me dei conta de que eles não tinham me devolvido o CZI, e tive que pedir para voltar no check-in da companhia aérea. Lembro-me que um rapaz do raio X foi bem compreensivo comigo, e me disse que tive sorte, pois se eu tivesse passado pela imigração, somente poderia sair escoltada por um agente da Policia Federal – Imagina? Ou pior, se só me desse conta no meu destino de que não tinha toda a documentação? Prefiro não imaginar essa parte.

Ao chegar na Alemanha, tudo certo. Conferiram a documentação rapidamente e logo pude ir para casa.  Porém, alguns meses depois, lá estava eu, pesquisando esse processo novamente, pois estava de mudança para a Inglaterra. Como a minha documentação era muito recente, tudo o que eu precisei fazer foi agendar uma consulta em um veterinário em Colônia, que fosse autorizado a emitir um passaporte para eles (PET passport).

Da Alemanha para a Inglaterra

O PET Passport literalmente parece um passaporte. Nele você terá as informações do animal, do dono, do veterinário que o emitiu e todo o histórico de vacinas. No momento, os requisitos para o transporte de animais de algum país europeu para a Inglaterra é: PET Passport, Microchip de identificação e a vacina antirrábica atualizada. Lembrando que, com a possibilidade de um No-deal Brexit nos próximos meses, esses requisitos mudarão. Para mais informações, consulte aqui.

Por facilidade, decidimos nos mudar de carro, de Colônia na Alemanha para Cambridge na Inglaterra, totalizando umas 7 horas de viagem. Em Callais, na França, passamos pelo Eurotúnel, e foi bem mais tranquilo do que eu esperava. Ao chegar na fronteira, você se dirige até o “Pet Reception“, um guichê especializado na conferência da documentação de animais. Lembrando que você precisa comprar o seu ticket de trem com antecedência! No Pet Reception, os funcionários leem o microchip do animal, conferem a documentação e lhe entregam um crachá dizendo que você está transportando um animal – Conheço algumas pessoas que emitiram o PET Passport neste local, pois eles também oferecem um veterinário de plantão. Eu já tinha o PET Passport, então não perguntei detalhes.

Depois disso, você se dirige para para fazer a sua própria imigração e finalmente embarca no trem. A viagem dura aproximadamente 35 minutos até Folkestone na Inglaterra, e lá você estará livre para dirigir até o seu destino final.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Inglaterra

Existem empresas especializadas que trabalham exclusivamente com o transporte de animais pelo Eurotúnel. Também é uma opção caso você se sinta inseguro com a travessia ou com a documentação. Todo o processo é sim burocrático, mas só quem é dono de Pet vai entender esse esforço, e eu posso afirmar que vale a pena, e eu faria tudo novamente.

Para mais informações, consulte os sites oficial do governo britânico:

Trazendo seu cachorro, gato ou furão para o Reino Unido

Levando o seu Pet para outro país europeu, se o Reino Unido deixar a União Europeia

Como o Brexit afetará o meu Pet Passaport?

Related posts

Sistema público de saúde da Inglaterra, o NHS

Natália Rodrigues

Como levar pets para a China

Héllen Moreira

Hyde Park em Londres

Manuella Azzari

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação