BrasileirasPeloMundo.com
Alugar/Comprar Imóvel Pelo Mundo Líbano

Compra e aluguel de imóveis no Líbano

Compra e aluguel de imóveis no Líbano.

O alto custo de vida no Líbano também inclui a moradia. Para quem vem ao país para estudar, a melhor opção é se instalar em casa de parentes, flats para estudantes, ou com amigos. A média de um quarto para estudantes com cama, TV, AC e banheiro, pelo período de até 02 meses, custa uns 300 dólares, dependendo da localização e infraestrutura do edifício.

A diária mínima de um hotel simples custa em torno de 60 dólares, também dependendo da localização. Para uma família, o melhor é alugar um imóvel mobiliado para temporada. Mas para quem vem para morar, alugar um apartamento é o ideal. O contrato é de 3 anos renováveis; os valores variam de acordo com a localização e se o imóvel é destinado a solteiros ou a uma família. A média de aluguel para solteiros custa em média 500 dólares e para famílias, entre 800 a mil dólares.

Algumas informações básicas devem ser verificadas antes da assinatura do contrato, como por exemplo se o fornecimento de água e eletricidade é constante e se o edifício possui gerador de energia. Caso tenha, se informe se haverá alguma taxa extra, e veja com o zelador (casa haja um) a média que os demais moradores pagam mensalmente pelo motor gerador de energia.

Os imóveis para locação ou venda são caros e os preços variam de uma região para outra. O metro quadrado na região central de Beirute, por exemplo, é um dos mais altos do país, tanto para compra quanto para venda. Alguns bairros da região central também são bem caros. No entanto, os valores reduzem no subúrbio e regiões mais distantes.

Fora de Beirute os valores também oscilam, de acordo com as características e infraestrutura de cada região. Em regiões próximas a Beirute, onde há embaixadas estrangeiras, residências de alto padrão e onde residam políticos, autoridades e celebridades o valor dos imóveis é bem alto.

Cidades consideradas de montanha tendem a ter imóveis mais baratos, a menos que a cidade seja turística ou possua estações de esqui. O mesmo se aplica às cidades à beira-mar, onde os preços também variam de acordo com o que existe ao redor, como pontos turísticos, shoppings, universidades, hotéis, resorts, centros financeiros e comerciais, restaurantes, cafés, franquias internacionais, cinemas, pubs, boates, etc.

Esse padrão é adotado em todas as áreas (montanha ou à beira-mar), de Beirute para o norte e de Beirute para o sul. Nas regiões norte, sul e oeste do país o valor dos imóveis é mais barato por serem regiões mais distantes da capital.

Compra de imóvel por estrangeiros

De acordo com as leis libanesas, estrangeiros não descendentes de libaneses não podem comprar propriedades residenciais em seu nome dentro do país. Mas isso não impede que o negócio não seja feito. A lei permite que empresas estrangeiras comprem o imóvel em nome da empresa ou de um cidadão libanês, amigo ou familiar. Na sequência ambos fazem um contrato de compra e venda entre eles, finalizando, assim, a compra. Isso não é legal, mas é comum em muitos casos.

O estrangeiro descendente de primeiro grau, residente em outro país, pode comprar propriedade no Líbano, desde que a compra seja feita à vista e mediante apresentação de documentação libanesa, apresentada por um advogado (ou familiar) com uma procuração no ato do registro da compra.

Leia também: a famosa gastronomia libanesa

Imóveis comerciais podem ser vendidos a estrangeiros e com financiamento bancário. Nessas situações o direito de compra é garantido pelas leis e bancos libaneses por ser um investimento estrangeiro dentro do país. O estrangeiro não estará apenas abrindo uma empresa no país, mas também abrindo contas bancárias, contratando funcionários, e pagando taxas governamentais, contribuindo, assim, para a economia do país. Neste tipo de negociação, a empresa que estará sendo aberta será penhorada ao banco até que o comprador quite o valor total do empréstimo para a aquisição do imóvel.

Locação de imóvel fixo ou para temporada por estrangeiros

Estrangeiros podem alugar imóveis no país dentro das leis libanesas pelo período de um ano, renovável após o término do contrato. Para isso é necessário um contrato legal de locação devidamente registrado, especificando todos os detalhes da locação entre o estrangeiro e o proprietário do imóvel.

O valor do aluguel deverá ser pago em uma única parcela, no ato da assinatura do contrato. Isso protege o proprietário, no caso do inquilino estrangeiro se ausentar por um longo período ou abandonar o imóvel, o que dá também ao proprietário o direito de então retomar o imóvel.
O contrato de aluguel de imóveis de temporada (verão ou inverno) é em média de 3 meses, também podendo ser renovado. Geralmente esses imóveis são totalmente mobiliados e com um valor muito maior.

Leia também: crenças e superstições libanesas

Procedimento comum para compra de imóvel

– Escolha a região e o imóvel desejado para morar.
– Pegue o número de registro do imóvel e verifique a situação da sua documentação.
– Faça a vistoria do imóvel (água, eletricidade, encanamentos, possíveis vazamentos e infiltrações, se tem gerador de energia, ar condicionado, aquecimento central, elevador, situação dos acabamentos, pisos, revestimentos, madeiramento, gesso, isolamento acústico, lareira, boilers, portas e janelas, tudo). Essa vistoria lhe dará condições de avaliar se o valor que está sendo pedido é compatível, alem de uma base para comparar o referido imóvel com outros. Quanto mais detalhes o imóvel tiver, e quanto melhor estiverem os itens apresentados, maior será sua valorização e preço final.

Um imóvel sem opcionais, ou opcionais que necessitem muitos reparos, sofre uma significativa alteração em seu valor. É preciso prestar muita atenção em todos esses detalhes, listar e negociar com o proprietário se ele executará os reparos ou se abaterá as despesas necessárias do valor, antes da assinatura do contrato.

O imóvel poderá ser financiado no banco ou pago à vista, dependendo do que o proprietário propuser. Financiamento bancário exige algumas cláusulas para aprovação em qualquer lugar do mundo e aqui isso não é diferente. Terrenos não exigem vistoria, apenas o laudo de um engenheiro civil aprovando o terreno para construção.

Financiamento para empregados ou empresários, também possuem requerimentos distintos. O comprador que tiver outras propriedades e queira penhorar uma delas no banco a fim de acelerar o financiamento deverá apresentar a documentação completa do referido imóvel ao banco.

Procedimento comum para locação de imóvel

– Escolha a região e o imóvel desejado.
– Verifique a documentação do imóvel (se não tem penhora, disputa de família, e etc.).
– Faça a vistoria e apresente a documentação solicitada pela imobiliária ou pelo proprietário.

O contrato de locação geralmente é anual, renovável, com um adiantamento de 6 meses de aluguel pagos na assinatura do contrato. Em caso de renovação de contrato o valor do aluguel poderá ser reajustado pelo proprietário do imóvel.

A responsabilidade pelo reparo de possíveis avarias deverá ser negociado entre o inquilino e o proprietário. Ou ele executa os reparos antes da entrega das chaves, ou abate as despesas do valor do aluguel. Ao término do contrato, o inquilino deverá entregar o imóvel na mesma condição em que o encontrou. Tudo deve ser acordado e especificado no contrato, a fim de evitar desentendimentos futuros entre ambas as partes.

Related posts

Como fazer empréstimos na França

Marcella Delfraro

O que fazer no verão no Líbano

Cláudia Rahme

Aluguel em Viena

Ana Dietmüller

8 comentários

josé camilo sakhr Agosto 10, 2016 at 2:27 pm

olá;tenciono,passarar uma temporada no Líbano com minha esposa e estou confuso acerca da locação de um imóvel,bem localizado na região de beqaa solicito informações sobre preços e cuidados na locação de umapartamento mobiliado pequeno nas cercanias de Balooul…. para um casal disponibilidade e preços,

grato pelas informações:josé camilo sakhr no aguardo att camilo… [email protected]

Resposta
Dr. Luiz Alberto Vieira Novembro 3, 2016 at 8:07 pm

gostaria de informações sobre o direito de propriedades de filhos de libaneses, pois tenho documentos de propriedades deixados pelo meu avo que veio do libano antes da deca de 20.
caso ha interesse, favor entrar em contato. sou advogado do interior de Minas Gerais, Brasil

Resposta
Álvaro Laud Abril 29, 2017 at 12:37 pm

Bom dia. Solicito informações sobre a propriedade de imóveis no Líbano. Meu avô imigrou para o Brasil na década de 20 e deixou bens no Líbano.

Resposta
Cristiane Leme Abril 29, 2017 at 9:54 pm

Álvaro, a Claudia parou de colaborar conosco.
Sugerimos entrar em contato com a embaixada do Líbano para tentar obter informações.
Equipe BPM

Resposta
Mauricio Antonio dos Santos Maio 20, 2018 at 1:48 am

gostaria de ser informado sobre o valor medio do m2 de terra no vale do Beeka , no distrito de Aita al Folkar para efeito de venda. Meu telefone no Brasil 55-4199730001

Resposta
Liliane Oliveira Maio 20, 2018 at 2:28 pm

Olá Mauricio,
A Cláudia Rahme parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Arlete Janeiro 28, 2019 at 6:56 pm

Boa tarde, aonde vcs estão aqui no Brasil ou no

Líbano..Obrigada

Resposta
Liliane Oliveira Janeiro 28, 2019 at 11:37 pm

Olá Arlete,
A Cláudia Rahme parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação