BrasileirasPeloMundo.com
Chile

Costumes chilenos estranhos

Costumes chilenos estranhos

Sabemos que cada país tem sua cultura e, quando viajamos a outro país, é até engraçado descobrir os costumes…mas quando estamos morando fora, às vezes, esses costumes acabam nos incomodando se não tivermos uma mente totalmente aberta.

Aqui, no Chile, esse tema não foge à regra…abaixo cito alguns costumes que confesso que até hoje não consigo entender, ou simplesmente me adaptar.

1)      Festa de aniversário

Se te convidarem para uma festa de aniversário de um chileno, não estranhe e não leve para o lado pessoal se no momento que você entregar o presente, o aniversariante deixar em um canto, sem mostrar um mínimo de curiosidade no que está dentro da embalagem que você trouxe. Talvez seja até interessante colocar seu nome no presente, para quando o aniversariante abrir, saber que foi você que deu o presente.

E no momento mais esperado da festa – quando se canta o parabéns – controle suas mãos para não bater palmas, pois o canto de “parabéns pra você” aqui no Chile é mais parecido um canto de lamento e tristeza pela pessoa estar completando mais um ano de vida, do que de alegria que deveria se transmitir por mais uma volta ao sol….e com tanta tristeza no cantar, ninguém bate palma.

Depois dessa melodia triste, para quebrar um pouco o clima melancólico, quando o aniversariante apaga a vela, começam a gritar “que lo coma, que lo coma”, e alguma pessoa pega o bolo e leva até a boca do aniversariante para esse dar uma mordida, antes que cortem o bolo para repartir aos convidados.

2)    Presentes

Se alguém ganhar um presente na frente de outras pessoas – que não seja no aniversário ou em amigo secreto, um ou dois chilenos começam a cantar algo que logo se contagia e todos estão cantando o mesmo: “que lo abra, que lo abra” – que significa que a pessoa deverá abrir o presente e mostrar aos outros. Às vezes tenho a sensação de que são um bando de crianças…mas é simplesmente a cultura chilena.

3)      Amigo secreto

Amigo secreto aqui no Chile é bem secreto mesmo, já que não é obrigatório revelar quem está dando o presente….no dia da brincadeira, todos colocam os presentes juntos, e cada presente leva uma etiqueta com o nome da pessoa a ser presenteada, um responsável pega todos os presentes, lê o nome que está no presente, entrega para a pessoa e acaba a brincadeira! Depois, opcionalmente, quem quiser se revelar pro seu amigo, pode dizer.

Leia também: No Chile se fala chileno

4)      Café da tarde

Se para nós, brasileiros, as principais refeições são café da manhã, almoço e jantar, para os chilenos são: café da manhã, almoço e once – o famoso chá ou café da tarde.

E por que once? Diz uma das lendas que surgiu esse nome porque antigamente os trabalhadores, quando saíam para tomar o café da tarde, aproveitavam para beber água ardente, e por ser proibido, usavam um código que leva o número de letras da palavra em espanhol: “aguardiente” – onze letras – daí vem o nome de once em espanhol. Outra versão é que um grupo de damas se reuniam todas as tardes para tomar o chá da tarde, e eram no total 11 pessoas.

E a once é tão comum que muitas pessoas se reúnem para tomá-la juntas, muitas vezes, depois do expediente de trabalho. Alguns restaurantes oferecem “once” no cardápio.

5)      Grito de guerra

Nós, brasileiros, somos muito originais em tudo que fazemos e isso ninguém pode negar! Mas o contrário acontece aqui no Chile e não podemos dizer o mesmo para os chileno, que chega a dar até uma pena pela falta de originalidade desse povo.

Um grito de guerra usado por essa nação é o Ê Ê Ê, imagine falar pausadamente cada vogal Ê, e repetidamente, e isso eles gritam em festas, manifestações, no trabalho para comemorar algo, entre amigos, entre família, nos parques, nas ruas, não importa o local e motivo, o grito sempre é o mesmo em todo o pais.

Leia também: As quatro estações do ano no Chile

6)      Belezas

Beleza não se discute, né? Então, quem sou eu para falar do estilo de beleza chileno…mas posso falar que é muito estranho mulheres em geral – adultas e senhoras (crianças e adolescentes também, mas não me assusta tanto) usarem franjinha, como a moda dos anos 80, lembram? Pois é…no Brasil era corte de criança, aqui no Chile é corte feminino…não importa a idade!

E para não ficar muito longo este post, deixo esses exemplos, mas em outro darei continuidade com mais exemplos. É bom deixarmos claro que vivemos em um mundo de diversidade, então que elas sejam aceitas e respeitadas por todos, mesmo que tenha um olhar critico e muitas vezes curioso e talvez que venha o pensamento, por quê isso? Porém, sabemos que nem tudo tem resposta, então aceitamos as coisas como elas são.


*foto: Pixabay

Related posts

Aprenda espanhol lendo a empoderada Isabel Allende

Gislaine Morais

Chile – Comunidade de brasileiros

Joy Matta

Chile – Férias de verão

Joy Matta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação