BrasileirasPeloMundo.com
Culinária Pelo Mundo Rússia

Culinária russa

Muitas pessoas me perguntam como é a comida na Rússia. O que os russos comem? De fato, a culinária russa não é das mais conhecidas mundialmente e muita gente fica se perguntando o que é tradicional por aqui.

A comida russa geralmente é bem pesada e gordurosa. Talvez por terem que passar por longos períodos frios, os russos comem muita massa, batata, manteiga e derivados do leite. Também há vários tipos diferentes de sopas nos cardápios por essas terras.

Nesse post, vou listar algumas das comidas russas mais populares:

Strogonoff

fonte: acervo pessoal

Apesar de muitos brasileiros acharem que é uma criação nossa, o próprio nome do prato denuncia suas origens. O strogonoff original russo é feito sempre com carne de vaca e o molho é feito com “smetana”, que é como um creme de leite mais azedo (sour cream). O prato é sempre servido com batatas, normalmente em forma de purê.

Salada Olivier

fonte: acervo pessoal

É outro prato conhecido no Brasil, a famosa salada de batata ou salada de maionese. Sua origem também está na Rússia e por aqui ele é feito com maionese, batata cozida, ervilha, pepino em conserva, cenoura, ovo e cebola.

Arenque sob casaco de pele (selyodka pod shuboy)

fonte: acervo pessoal

Salada feita em forma de camadas com arenque salgado, legumes, beterraba e maionese. Tem um gosto bem forte e diferente, então pode não agradar alguns paladares.

Conservas

fonte: acervo pessoal

Os russos têm uma grande tradição de fazer e consumir legumes em conserva. Em todo mercado encontramos belíssimos potes com conservas de tudo que se possa imaginar: alho, tomate, repolho, pepino, beterraba etc. Os russos servem as conservas como acompanhamento de pratos como o strogonoff ou como aperitivo durante uma degustação de vodka. É interessante pensar no contexto histórico para o uso de conservas pelos russos. Antigamente, as pessoas se preparavam (e até hora ainda se preparam) para o inverno, pensando em manter legumes e frutas do verão durante todos os meses de frio. Por isso, os russos passaram a guardar legumes como o pepino em barris com sal para conservá-los por meses. Daí vem toda a cultura de conservas do país.

Leia também:  Rússia – Custo de vida parte 1 e parte 2

Salo

fonte: acervo pessoal

É uma das coisas “estranhas” que os russos comem. O salo é gordura de porco crua. O salo é o toucinho do porco curado em salmoura e servido para acompanhar a degustação da vodka. Alguns brasileiros na Rússia usam o salo para fazer farofa e fica muito saboroso.

Kholodets

fonte: acervo pessoal

Outro prato que pode gerar estranhamento nos brasileiros. O kholodets é uma gelatina de carne. O prato é tradicional nas festas de final de ano na Rússia, mas pode ser consumido em qualquer época do ano. É um prato muito complicado de se fazer: não é feito com gelatina artificial, a textura de gelatida é conseguida após o cozimento das carcaças da carne. Não é uma receita que qualquer um consegue fazer. Apesar de soar estranho, o prato é muito saboroso.

E para beber, algo além da tradicional vodka? Sim, os russos também têm algumas bebidas tradicionais no seu cardápio:

Kvas

fonte: acervo pessoal

É um suco fermentado de pão. As receitas mais rudimentares do kvas levam apenas pão e água e a mistura é deixada fermentando durante dias dentro de um recipiente fechado. Graças à fermentação, o kvas acaba tendo um ligeiro teor alcoólico (o grau do teor vai depender do tipo de pão utilizado). O kvas pode ser encontrado tanto em garrafas vendidas em supermercado quanto na rua, em carrinhos. É muito popular durante o verão, pois é servido gelado e é bastante refrescante.

Leia também: 10 curiosidades sobre a Rússia

Mors

fonte: acervo pessoal

É um suco feito apenas de frutas vermelhas (ou do bosque, como são chamadas na Rússia). As frutas são colocadas em água e, mitas vezes, a mistura é fervida por alguns minutos. É a minha bebida russa favorita.

Além dessas comidas e bebidas belas e saborosas, também são muito populares:

  • Pelmeni: é uma massa recheada com carne (que pode ser de vaca, carneiro ou porco), muito parecida com o cappeletti. A massa é cozida na água quente (ou, na Sibéria, no caldo de carne) e servida com manteiga, natas frescas ou smetana.
  • Blini: é a panqueca russa. São feitas com massa bem fina e todo tipo de recheio: salmão defumado, caviar, carne moída, queijo, cogumelos, creme de leite, leite condensado, mel geléia… O que o gosto do freguês pedir!
  • Borscht: é uma sopa quente originalmente ucraniana, mas muito popular na Rússia. É feita com beterraba, tomate, legumes e carne e servida com smetana.
  • Solyanka: outra sopa muito popular na Rússia, é feita com pepinos em conserva, legumes e carnes variadas ou cogumelos. Sua principal característica é ser bastante salgada, graças ao pepino em forma de pickles.
  • Pirozhki: é um pastel assado (parece muito com nosso pastel francês) e pode ser feito com vários recheios diferentes: batata, repolho, carne, salmão, queijo.
  • Shashlyk: é o churrasquinho russo (e também é muito comum em outras ex-repúblicas, como Armênia e Geórgia). É feito com carne marinada ou legumes. A carne pode ser de qualquer tipo: vaca, porco, carneiro, frango ou peixe. E os legumes costumam ser cogumelos, batatas, cebola e pimentão. Normalmente é servido com um pão delicioso e molho de tomate picante.
  • Kulebjaka: torta assada recheada normalmente com salmão, carnes ou legumes. Normalmente é servida como aperitivo antes das refeições ou como lanches em reuniões de amigos e família.
  • Kompot: é um suco feito a partir do cozimento de vários tipos de frutas, frescas o secas. Pode ser servido quente ou gelado, dependendo da estação do ano.
  • Kissel: também é um tipo de suco, mas mais grosso. É feito com xarope de sumo de frutas engrossado com algum típo de fécula (batata, milho, aveia). Também pode ser servido quente ou frio e pode ser adicionado com chocolate, café. Normalmente é servido com leite ou nata.

A culinária russa é muito exótica para nós brasileiros, principalmente porque as nossas culturas podem ser tão diferentes. Levando-se em consideração o modo de vida russo e, principalmente, o clima, percebemos que todos esses pratos e bebidas servem a um propósito. Além disso, são todos deliciosos e eu recomendo fortemente que o turista na Rússia experimente todos eles.

Related posts

Licença maternidade pelo mundo

Ann Moeller

Culinária grega

Amanda Fontenele

Comidas típicas de Natal na Espanha

Thais Maciel Gomes

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação