As grandiosidades e curiosidades da Romênia
Foi depois de um tempo na Romênia que um fato curioso me chamou a atenção por aqui. Quando passei a entender melhor as propagandas na TV, na Internet, nos outdoors pela cidade, comecei a reparar que muitas dessas propagandas são feitas com muita ênfase na “grandiosidade” da coisa. Exemplo: um novo condomínio vai ser construído e é divulgado como “o melhor condomínio para famílias”. Sai um novo shopping divulgado como “o maior shopping da cidade”, e logo depois já vem o anúncio de um novo projeto de shopping que será “o maior shopping do sul do país”, e assim por diante. As coisas são muitas vezes anunciadas como “a maior” de uma determinada cidade/região.
Isso talvez seja tão cultural, que nenhum amigo romeno que eu tenha conversado tinha percebido isso antes. Para eles, isso é muito normal e não tem nada de curioso. Conversei com outros amigos que não são romenos, e alguns concordaram comigo. Confesso que não sei de onde exatamente vem essa cultura de “grandiosidade” (tenho algumas teorias na minha cabeça, mas por falta de embasamento prefiro deixar para lá), e enquanto pensava no tema a escrever este mês, tive a ideia de relatar algumas das coisas em que a Romênia é realmente grandiosa / a melhor / a maior. Vamos lá:
1) Salina Turda:
Maior museu de minas de sal do mundo, essa salina na cidade de Turda, na região da Transilvânia, existe desde o século XVII. Recentemente foi remodelada e atualmente é aberta ao público com diversas atividades, tanto para saúde quanto para lazer. Além de ser o maior museu de minas de sal, o espaço oferece, também, um “parque de diversões”, com roda gigante, mesas de ping-pong, mini golfe, boliche, quadra poliesportiva, anfiteatro e lago com aluguel de barquinhos.
Visitar salinas é um costume bem comum aqui na Romênia, sendo que existem diversas pelo país onde as pessoas vão principalmente para tratamentos de saúde. Nenhuma, porém, é tão grande quanto a de Turda.
2) Astra Museu:
Localizado na região de Sibiu, este museu é considerado a maior exibição etnográfica ao ar livre na Europa, sendo também considerado por alguns como o mais bonito museu ao ar livre do continente.
Em uma área de 96 hectares, o museu conta com cerca de 400 monumentos de tecnologia e arquitetura representando a tradição popular romena. Casas típicas de diversas regiões do país, moinhos, igreja, são algumas das estruturas que podem ser vistas aqui.
3) Beraria H:
Muito conhecida por todos os moradores de Bucareste, essa cervejaria fica no parque Herastrau e é considerada a maior cervejaria da Europa. Palco dos mais diversos eventos, passando de shows nacionais por apresentações de teatro infantil, noites temáticas e transmissões esportivas.
Para participar de alguns eventos pode ser necessário pagamento de entrada, mas em dias sem evento todos podem visitar o lugar para comer ou beber algo, ou apenas para dar uma olhada no imenso galpão onde está a cervejaria.
Leia também: Os parques de Bucareste
4) Therme:
Este complexo maravilhoso é um dos meus lugares preferidos na cidade para descansar. Apesar de ser anunciado como um lugar de Bucareste, a localização exata é em Otopeni, que faz parte da grande Bucareste.
Inaugurado em 2016, o Therme é o maior centro de relaxamento e entretenimento na Europa, contando com um complexo de piscinas, parque aquático com tobogãs, praia artificial, sauna, massagem, restaurante, bar molhado, enfim, diversas atividades. A grande sacada deste empreendimento é que as águas são termais, possibilitando que a imensa área coberta possa ser utilizada durante todos os períodos do ano, inclusive no inverno. Só no Therme você pode estar numa piscina a 30 graus enquanto do lado de fora está nevando.
5) Prédio do Parlamento (“Casa do Povo”):
No miolo de Bucareste, o prédio do Parlamento é imponente e realmente grandioso. Chamado de “Casa do Povo”, o que percebe-se é que o povo romeno não tem lá muito orgulho deste prédio – que é o 2º maior prédio público do mundo.
Essa “falta de orgulho” vem pelo fato de este prédio ter sido construído pelo antigo ditador Nicolae Ceausescu, e para a construção uma área enorme foi devastada – pessoas foram retiradas de seus lares, casas e igrejas foram destruídas, tudo para satisfazer a vontade do ditador. São 365 mil metros quadrados de área, 20 andares (sendo 8 deles subterrâneos) e 1.100 cômodos ao total.
6) Catedral Mantuirii Neamului (“Catedral do Povo”):
Esse último ítem é novidade. A catedral já foi inaugurada no ano passado, mas ainda não está 100% pronta. O fato é que essa já é a maior igreja ortodoxa do mundo.
Controvérsias rondam a construção da igreja, principalmente em relação ao dinheiro que a igreja recebeu de todas as esferas do governo para construir essa obra. Muitos concordam que investimentos em saúde e educação deveriam ser prioridade, ao invés da igreja.
Leia também: Meus 4 aprendizados em 4 anos fora do Brasil
Bônus: a Romênia também é destaque em alguns outros quesitos, que não precisam de muita explicação. Deixo aqui a título de curiosidade:
- A Romênia tem a 5ª internet mais rápida do mundo;
- A Romênia é o maior produtor de vinho do leste europeu e 5º maior produtor da Europa;
- O país é o maior produtor de milho da Europa;
- O país é o maior produtor de nozes da Europa.