Turismo na Ilha de Man – Parte 2

0
106
Groudle Glen - fonte: arquivo pessoal

Dicas de turismo na Ilha de Man.

A Ilha de Man merece ser mais divulgada, por isso esse é o segundo texto em que falo sobre o turismo no país. No primeiro texto apresentei os principais pontos turísticos, mas agora selecionei mais alguns lindos e interessante lugares que também valem a pena serem explorados. Vamos lá!

1House of Manannan

Entrada do museu House of Manannan – fonte: arquivo pessoal

O museu fica localizado na cidade de Peel e a visita é  uma verdadeira viagem no tempo, voltando ao passado celta, viking e marítimo da ilha . O museu tem reconstruções no tamanho natural de vários cenários como uma cabana celta, um barco viking, dentre outros. Durante essa jornada do passado ao presente, o visitante fica frente a frente com personagens que contam histórias e superstições do passado da Ilha com sons, paisagens e cheiros que lhe permitirão mergulhar na vibrante história da Ilha.

2Niarbyl Bay

Niarbyl bay – fonte: arquivo pessoal

É um lugar bastante remoto, com uma beleza peculiar e fica na costa oeste da Ilha. Há binóculos e quadros com ilustrações para ajudar na observação da vida selvagem. É um ótimo lugar para ver o por do sol ou avistar estrelas por conta da baixa luminosidade urbana. A região além do que se vê à primeira vista, apresenta uma riqueza geológica. Há uma falha geológica no local que marca o que resta do extinto oceano Iapetus. São dois tipos de rochas de dois continentes diferentes que hoje são separados. Na praia também há algumas cabanas bem tradicionais que compõem belamente esse cenário.

Leia também: Custo de vida na Ilha de Man

3Snaefell

Vista do alto da montanha Sneafeall – fonte: arquivo pessoal

Snaefeall é o nome da montanha mais alta do país. Para chegar até lá, o percurso pode ser feito por um trem elétrico saindo da vila de Laxey, pelo Snaefell Mountain Railway ou de carro. A montanha  fica a 2.034 pés acima do nível do mar e lá em cima há uma cafeteria que funciona durante o verão. Em um dia claro, você pode ver lá do topo reinos como: Inglaterra, Irlanda, Escócia e País de Gales. Aproveite a bela vista, mas vá preparado para o vento!

4Gaiety Theatre

Gaiety Theatre – fonte: arquivo pessoal

O teatro abriu pela primeira vez em 1900, passou por reformas e hoje é considerado a jóia da coroa do patrimônio manx. Ele apresenta uma arquitetura incrível que além de ser usado para apresentaçoes artísticas, também abre para o público conhecer mais sobre sua beleza e história por meio de um tour. Esse tour acontece todos os sabados de abril a setembro. Para visualizar uma pouco mais dessa atração assita o vídeo aqui.

5The Curraghs Wildlife Park

Entrada do Wildlife Park – fonte: arquivo pessoal

The Curraghs Wildlife Park é um parque de vida selvagem que fica na parte noroeste da ilha. Não se trata de um zoológico tradicional, é um espaço verde com área de passeio e lazer para crianças com atividades e brinquedos, há também algumas pequenas trilhas e alguns animais. O objetivo do parque é conectar as pessoas à vida selvagem e à natureza de um modo geral e isso para inspirar o cuidado pela natureza e conservação.

O parque é bastante agradável para se conhecer, alguns animais andam soltos pelo parque e não há gaiolas completamente fechadas. É possível acompanhar o horário de alimentação de alguns animais verificando a agenda diária do parque. Há bastante programação infantil no parque, basta apenas acompanhar a agenda. Mais informações clique aqui.

6Douglas Head

Douglas Head – fonte: arquivo pessoal

É um local rochoso com vista para a baía e porto de Douglas. Localiza-se muito perto da capital, com poucos minutos você sai da cidade e entra em mundo completamente diferente, calmo e muito agradável e, ainda, pode  aproveitar fazer um ótimo piquenique tendo ao fundo uma bela paisagem da costa. Existem seis mirantes ao longo da costa sendo que alguns tem binóculos para observação e placas indicativas de tudo o que é possível ver no mar ou no entorno. Para mais informações clique aqui.

7Great Union Camera Obscura

Camera Obscura em Douglas – fonte: arquivo pessoal

A Câmara é uma construção da época vitoriana que ao contrário de outras estruturas, que foram construídas para fins astronômicos, a câmara escura da Ilha de Man foi construída em 1892 puramente como uma atração turística. Ela funciona usando uma série de espelhos e lentes que estão localizados ao redor de um círculo no telhado na sala escura. As paisagens da área ao redor da camera são projetadas em uma mesa circular que foi separada por divisórias para produzir 11 fotos coloridas das paisagens ao redor da câmara, o que inclui o porto de Douglas, o farol e o horizonte.

8Point of Ayre

Point of Ayre – fonte: arquivo pessoal

Point of Ayre é o ponto mais ao norte do país e lá fica o farol mais antigo da Ilha que começou a funcionar pela primeira vez em 1818. O farol é pintado com duas faixas vermelhas e a luz pode ser vista claramente do outro lado do mar, no sudoeste da Escócia. É o ponto mais próximo da continente britânico, fica a 26 km ao sul de Burrow Head, na Escócia. Caminhando na praia ao olhar para o mar em um dia claro e possível ver ao fundo o contorno das terras escocesas. Point of Ayre fica próximo a Ramsey, a segunda maior cidade do país, sendo assim vale a pena dar um pulinho por lá também para conhecer.

9Groudle Glen

Groudle Glen – fonte: arquivo pessoal

Groudle glen fica em Onchan, bem próximo à capital. É possível chegar pela praia ou pela trilha, mas no final é possível circular por todo o local. Chegando pela praia, você pode usufruir da beleza desse cenário principalmente se a maré estiver alta, o rio encontra-se com o mar e fica realmente lindo. Saindo da praia caminhando em direção à trilha, encontra-se uma roda dágua chamada Little Isabella, ela recebeu esse nome porque há uma outra roda d’água bem grande e famosa chamada a Lady Isabella (Laxey Wheel) na cidade de Laxey.

Nessa trilha também há uma bela escultura de madeira de um mago.  Aos domingos, durante o verão, é possível fazer um divertido passeio de trem. É um pequeno trem à vapor que sai da Groudle Glen Railway​. A estação, a roupa dos funcionários os tickets tudo faz você se sentir na época vitoriana.  O trecho percorrido pelo trem é curto, mas bem agradável e o final do percurso há uma casa de chá (Sea Lion Rocks Station), com mais uma linda vista para o mar.

10Ballaglass Glen

Ballaglass Glen – fonte: arquivo pessoal

Ballaglass Glen  é repleto de lindas paisagens. Esse vale tem alguns trechos bem íngremes e, em dias de chuva, alguns pontos podem ficar um pouco escorregadios, mas no geral é uma ótima caminhada com interessantes surpresas pelo caminho que compensam cada passo. Uma curiosidade é que você também encontra placas sinalizando uma trilha para conhecer o Mago de Mann, trata-se de uma linda escultura de um mago feito em madeira, parece que você entrou em um daqueles filmes de histórias fantásticas, vale a pena conhecer.

Depois de algum tempo de caminhada apreciando as variações dos lindos cenários, você chega a um local aberto e se depara com o rio que se encontra com a praia. Na maré alta, você vê a agua verde cristalina se misturando com a água azul do mar.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.