Midsommar, ou solstício de verão, é um feriado nacional idolatrado no país e considerado uma das festas mais importantes do ano. Para os suecos é o primeiro dia de verão para curtir como nunca, regado a muita comilança, dança, cantoria e bebedeira.
Segundo a lenda, o Midsommar é um ritual pagão para celebrar a fertilidade da natureza no dia mais poderoso do ano, quando os elementos mágicos são mais fortes. Isso significa dizer que é o exato momento em que o Sol e a Terra estão no auge de seus poderes reprodutivos. Sexy, não?
Geralmente os feriados suecos são celebrados na véspera em vez de no dia (como acontece no Natal). Então, a festa acontece no Midsommarafton (a véspera do Midsommar). E o feriado acontece sempre na sexta-feira, que cai entre 19 e 26 de junho, dando aos suecos um fim de semana de três dias para apreciar devidamente o dia mais longo do ano.
Mas o que essa festa tem de tão especial? Basicamente a parte central da festa é a decoração, o levantamento do mastro, as músicas estranhas e as vestimentas tradicionais.
E não pára por aí. Aqui estão as curiosidades que giram em torno dessa celebração de arromba:
1. Cantar sobre sapos. Uma das canções mais populares fala sobre pequenas rãs (små grodorna).
“Små grodorna, små grodorna är lustiga att se.
Ej öron, ej öron, ej svansar hava de
Kou ack ack ack, kou ack ack ack,
kou ack ack ack ack kaa.”
“The little frogs, the little frogs are funny to observe.
No ears, no ears, no tails do they possess.
Kou ack ack ack, kou ack ack ack,
kou ack ack ack ack kaa.”
Adultos e crianças, idosos e adolescentes cantam e dançam como sapos ao redor de um mastro. Se alguém não realizar essa tradição, acredite, não terá um Midsommar adequado.
2. Dançar ao redor do mastro. Chamado de majstången, o mastro é feito a partir de folhas, ramos, flores, fitas e duas argolas. Como na maioria dos costumes pagãos esse símbolo fálico representa a fertilidade e a força.
3. Experimentar todo tipo de arenque em conserva. Arenque com mostarda, alho, creme de leite, temperado, misto e etc. Apesar da lista ser extensa, não é todo mundo que curte comê-lo.
4. Cantar o tempo todo. Cantam para brindar, para comer, para dançar, para abraçar. Canta-se o tempo todo. Mesmo para aqueles que não sabem direito as palavras das canções, já que estão em sueco, basta fazer um murmurinho que está tudo certo.
5. Coroa de flores. As flores são uma parte importante, uma vez que se acredita que elas seguram a potência da magia nesse dia e podem trazer boa sorte e saúde. Existe até uma espécie de mito sobre a coroa que é o seguinte: se a pessoa pegar sete tipos de flores silvestres recém-colhidas e as colocar embaixo do travesseiro, ela irá sonhar com seu futuro amor nessa noite. Meigo, não?
6. Morangos frescos. Há uma abundância de deliciosos morangos para a sobremesa. Não importa que seja com chantilly, em um parfait, em uma torta ou ao natural mesmo. Eles estarão presentes para saboreá-los.
7. Batatas frescas cobertas de terra e prontas para serem limpas. Batatas novas são uma das peças centrais das refeições da comemoração e elas são servidas com a imensa variedade de arenque e ovos cozidos.
8. Jogos em grupo. Como parte da festividade muitos amigos e famílias jogam vários tipos de jogos. E se a galera estiver entornando os canecos, os jogos ficarão mais engraçados ainda.
9. Altas doses de álcool. Algumas bebidas chegam a ter em sua composição cerca de 40% de álcool, o que os deixam mais felizes, abertos e gentis ou até mesmo em coma alcoólico. Às vezes chega até a ser um choque ver como os suecos se embebedam nesse dia.
10. Sexo. Depois de tanta bebedeira é natural que isso aconteça, não? Afinal, ninguém irá se lembrar mesmo. Além disso, muitos adolescentes escolhem essa comemoração para perderem a virgindade.
Mas sabe o que é mais interessante? É um feriado feliz e a mágica real está em apreciar as 18 horas de luz do dia com muito divertimento e em grande companhia.
7 Comments
lindo adorei meu marido e sueco e eu amo a suecia ,admiro seus posts demais!!!!!
Olá Luciene, eu imagino o seu amor pela Suécia, já que a cultura está tão presente na sua vida.
Muito obrigada pelo carinho! 😉
Legal essa comemoração, muito interessante
É bem interessante mesmo. Meu marido costuma brincar que o Midsommar é parecido com a nossa festa junina no Brasil, só que nesse caso é de vikings, né? 😉
Pingback: 10 curiosidades sobre o Midsommar – Diário de uma Teimosa
É realmente uma lástima ver pessoas apreciando e incentivando comemorações pagãs como se fossem uma coisa legal e saudável. Que o Senhor tenha piedade desse povo.
Que o senhor tenha piedade de você e da sua ignorância.