BrasileirasPeloMundo.com
África do Sul Natal Pelo Mundo

Dez curiosidades sobre o Natal na África do Sul

O Natal é uma comemoração cristã muito tradicional e popular em todo o mundo. É uma data religiosa que comemora o nascimento de Jesus Cristo, o símbolo maior da religião de maior número de adeptos no mundo, o cristianismo. E, neste post, trago para vocês 10 Curiosidades sobre o Natal na África do Sul. Curiosidades sobre como é comemorado, quais são as comidas tradicionais e as representações desse feriado que é celebrado no dia 25 de dezembro mundialmente.

1) Na África do Sul, que está localizada no Hemisfério Sul, o Natal acontece no meio do verão. Flores estão florescendo, o sol quente brilhando e toda a natureza está viva. Esta é a maior diferença para os países do Hemisfério Norte.

2) Há cerca de 350 mil comunidades cristãs que habitam o país e comemoram o Natal, entre elas a católica, a protestante e a maioria das ortodoxas.

3) As escolas fecham para os feriados de Natal e por isso é muito comum as famílias viajarem juntas para algum reserva para fazer safári. O destino favorito é o imenso e impressionante Kruger National Park.

4) Há decoração natalina em centros comerciais, das grandes cidades sul-africanas, como supermercados, shopping centers e grandes lojas, mas todas são bem tímidas se compararmos com as que temos no Brasil.

IMG_4928
Decoração no Cedar Square Mall, em Johannesburgo.

5) Não há celebrações na noite do dia 24 de dezembro, tudo acontece no dia 25: na parte da manhã, as famílias vão juntas às igrejas e, de lá, seguem para alguma casa para o tradicional e festivo almoço de Natal. Após o almoço, há a troca de presentes. Além de familiares, participam do almoço natalino amigos próximos, agregados e vizinhos.

6) No almoço de Natal, não pode faltar: Peru (ou pato), frango, arroz amarelo, rosbife, tortas e de sobremesa o tradicional Malva Pudim (já contei sobre ele aqui no post Africa do Sul – Comidas Tipicas). Um prato curioso, disponível para venda em alguns restaurantes, é o Turducken que é composto por um frango inteiro recheado que recheia um pato e estes recheiam um peru (três aves em uma), carne suficiente para alimentar uma grande família (hehehehe). Algumas famílias optam por fazer, ao invés do tradicional almoço, o Braai (churrasco sul-africano , também falei nele no post das Comidas tradicionais).

7) Christmas Cracker: Super tradicional, não faltam em nenhuma casa sul-africana independente da classe social (já que existe de valores bem variados e acessíveis a todos). É um pequeno pacote de presente que para abrir a pessoa precisa torcer a embalagem dando um “cracker” e dentro há uma surpresa. É um jeito divertido de todos ganharem um presentinho no Natal.

crackers
Prateleira de um supermercado, de Johannesburgo, com os Christmas Crackers.

8) Em Cape Town, todo primeiro domingo do mês de dezembro, acontece o evento de “acender as luzes de Natal da Rua Adderly” (em ingles: Switching on of the Adderley Street Lights), esta rua fica no centro da cidade e o evento que chega a reunir cerca de 100 mil pessoas é considerado o maior evento ao ar livre gratuito do país.

9) Assim como na Inglaterra e na Irlanda, o dia 26/12 tambem é feriado na Africa do Sul: é o Boxing Day , renomeado em 1994 para Day of Goodwill, feriado onde os sul-africanos doam os excessos do Natal (comida, presentes, etc) para as pessoas pobres, mas que, na prática, para a maioria é mais um dia de descanso.

10) Papai Noel existe, também, na África do Sul mas é menos popular do que no Brasil. Não é fácil encontrar o bom velhinho em qualquer lugar no período antes do Natal, poderia dizer até que é raridade por aqui. Santa Claus (Papai Noel, em inglês) é mais conhecido como Sinterklaas e Kersvader (Papai Noel em Afrikans, uma das 11 linguas oficiais da África do Sul).

FELIZ NATAL !!! MERRY CHRISTMAS (inglês)!!! Jabulela Ukhisimusi (zulu) !!!

Leia sobre o Natal Pelo Mundo!

Related posts

Como é morar no interior da África do Sul

Viviane Schäffner

Natal em Portugal

Lyria Reis

Natal na Inglaterra além do discurso da Rainha

Kamila Bianchi

11 comentários

Jane Dezembro 7, 2014 at 1:22 pm

Adorei saber como eh o Natal na Africa do Sul!
Bom mto se saber a cultura de outros paises!
Parabens!!!!! Continue nos informando sempre!!!!!!bjos……

Resposta
Bárbara Hernandes Dezembro 8, 2014 at 11:41 pm

Aqui na Irlanda os tais dos Christmas Crackers bombam também – eu acho super bonitinho! Adorei saber mais sobre o natal na África do Sul! (genteeee, e essa das 3 aves em 1? caramba!)

Resposta
DeboraLJuneck Dezembro 9, 2014 at 9:49 am

Sim! 3 em 1!!!! Soh provando pra saber… Hehehe

Resposta
Mariana Dezembro 9, 2014 at 4:16 am

Muito legal!!!
Por favor! Por favor: abre um Christmas Cracker pra eu ver, fiquei morrendo de curiosidade em saber o que vem dentro! Hahaha

Resposta
DeboraLJuneck Dezembro 9, 2014 at 9:50 am

Adicionei fotos no post de exemplos das “surpresinhas”… Vc escolhe na hora da compra, como falei tem opcao para todos os bolsos! Bjo.

Resposta
Thiago Dezembro 14, 2014 at 11:52 am

Olá Debora, Parabéns pelo seu post. Só achei estranho você mencionar “350 milhões de comunidades” sendo que o país tem 54 milhões de habitantes. Minha esposa é sul-africana e morei por 3 anos em Joburg.

Resposta
Debora L. Juneck Dezembro 15, 2014 at 5:17 am

Ola Thiago, obrigada pelo comentário e pela obs no post!(ja corrigido!) continue acompanhando… Abs,Debora.

Resposta
Patricia Dezembro 1, 2016 at 1:31 pm

E a festa de ano novo? Como é na África do Sul?

Obrigada

Resposta
Debora L. Juneck Dezembro 1, 2016 at 2:30 pm

Oi Patricia! O ano novo é comemorado na virada do dia 31 para o dia 1o, muito similar as comemorações do Brasil. Abraços, Debora.

Resposta
Gerlinda das Neves Dezembro 15, 2016 at 4:16 pm

Ola, gostei da informaçao, visto que com ela ja sera possivel eu fazer o meu trabalho

Resposta
Debora L. Juneck Dezembro 15, 2016 at 4:46 pm

Obrigada pelo seu comentário. Abraços, Debora

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação