10 curiosidades sobre o Natal na Bulgária

1
421
Foto: pixabay.com

Ainda lembro como se fosse ontem, meu primeiro Natal na Bulgária (que foi em 2009 ou 2010). Confesso que levei um susto, pois foram tantas novidades! Percebi várias diferenças entre o Natal do Brasil e o Natal na Bulgária, principalmente quando falamos da comida servida na Ceia de Natal.

Aqui, como qualquer celebração, o Natal é uma festa cheia de tradições antigas e costumes diferentes dos costumes praticados no Brasil. Hoje vou falar 10 curiosidades sobre como o Natal é comemorado na Bulgária.

1Ceia Vegana

Sim, esse foi o primeiro grande choque na primeira vez que eu comemorei o Natal aqui na Bulgária, na véspera (desde o período da manhã até à ceia). A tradição é clara: a carne e os produtos derivados de animais (leite, ovos) não são permitidos. Claro que nem todos seguem à risca essa tradição desde o café da manhã, mas na ceia de Natal isso é realmente cumprido por todos. Isto, para os amantes de carne, pode causar um certo estranhamento.

As comidas servidas na ceia geralmente são: pimentões recheados com arroz, charutos de folha de repolho com arroz, banitza (pão tradicional búlgaro feito com massa filo) de alho poró ou de abóbora doce, saladas, algum prato com feijão branco, lentilhas, entre outros.

Alguns búlgaros – os mais religiosos – começam esse jejum, sem consumo carnes e derivados de leite, muito antes da véspera de Natal.

2Número ímpar de pratos

Os pratos contidos na Ceia de Natal devem ser 7, 9 ou 11. Isso é algo que eu sempre questiono, porém, ninguém da família do meu marido conseguiu me responder o real motivo. Então, apenas sei que isso é seguido à risca por todos os búlgaros, uma regra que não pode ser desrespeitada de maneira nenhuma, e ponto final.

3Pão “premiado”

Os búlgaros costumam assar um pão contendo alguns objetos, que são: um pequeno pedaço de madeira, uma moeda e um feijão. Esse pão é feito em casa, pela família, no dia da Véspera de Natal para ser repartido antes do início da ceia. Cada integrante da família recebe um pedaço, e a ”casa”, recebe outro. Esses pequenos objetos têm um significado: para quem os encontra no seu pedaço de pão, quer dizer que receberá dinheiro, terá trabalho e muita saúde no ano seguinte.

Em algumas regiões, eles também assam o tradicional banitza (o pão tradicional daqui) e no topo, colocam pequenos bilhetinhos da sorte. Cada membro da mesa pega um pedaço desse banitza, e isso acaba sendo algo até divertido para entreter os convidados.

4Arrumando a casa para as comemorações

A casa tem que estar muito organizada e limpa. Em toda comemoração importante, e principalmente as celebrações religiosas, a casa tem que estar muito limpa, pois eles acreditam que a limpeza tem a ver com a espiritualidade, e também, por respeito aos convidados.

5Fim de Ceia, mesa posta

Depois da ceia terminar, a comida continua posta à mesa, pois eles acreditam que a o Pai, o Filho e o Espírito Santo venham comer o alimento que está na mesa, como se essa comida também fosse uma oferta para eles.

6Almoço de Natal

No dia seguinte da ceia, dia do Natal (25 de dezembro), o consumo de carne é liberado. Antigamente era feito um prato com carneiro ou com carne de porco no almoço de Natal, mas hoje em dia, além do carneiro, várias famílias também preparam um peru de Natal, mas isso é algo que começou mais recentemente, por influência de outros países.

7Papai Noel na Bulgária?

Assim como no Brasil (e em todo resto do mundo) o Papai Noel também está presente, e aqui ele leva o nome de Dyado Koleda (que significa algo como o vovô do Natal).

8Natal com muita neve

O Natal na Bulgária, assim como em vários países do Hemisfério Norte, geralmente, é um Natal bem frio e com muita neve, o que deixa o cenário ideal para esta data. Ver os pinheiros – são árvores muito comuns em toda a Bulgária – nas cidades, cheios de neve, é realmente muito lindo. Isso deixa o clima do Natal ainda mais mágico, principalmente para as crianças.

9Presentes no Natal 

Aqui também há a tradição de trocar os presentes como no Brasil, mas acho que essa pratica é um pouco mais controlada. Observando as pessoas ao meu redor, o hábito de consumo é bem menor em comparação com os brasileiros.

10Natal em búlgaro

Vamos aprender algumas palavras relacionadas ao Natal em búlgaro? Feliz Natal em búlgaro é: Vesela Koleda (весела коледа)! E a tradução de véspera de Natal em búlgaro é Badni Vechev (Бъдни вечер).

Assim como em vários países ao redor de todo o mundo, o Natal na Bulgária é uma comemoração muito importante e relevante para todos os búlgaros, pois é uma época de confraternização para reunir a família e amigos, com muita comida (como em todas as comemorações búlgaras, a fartura de comida é praticamente essencial aqui), além de muito amor envolvido.

Espero que tenham gostado de saber essas 10 curiosidades do Natal na Bulgária. Vesela Koleda a todos nós!

Saiba mais curiosidades sobre o Natal na Dinamarca, na África do Sul e Inglaterra  

Veja também os Pratos de Natal favoritos pelo mundo

 

(Todas as fotos foram retiradas do pixabay.com. Fotos meramente ilustrativas.)

1 COMENTÁRIO

  1. Oi Aimée. Gostei muito de ler o texto e aprender mais sobre a cultura e costumes na Bulgária que são muito diferentes daqui do Brasil.
    Espero que você tenha um Feliz Ano Novo junto de seus queridos.
    Um grande abraço

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.