O que fazer em Plovdiv na Bulgária

0
131
Advertisement

O que fazer em Plovdiv na Bulgária.

Plovdiv é uma das cidades mais antigas da Europa, a segunda maior cidade da Bulgária, e será uma das capitais culturais da Europa em 2019. Uma cidade cheia de história e com várias atrações turísticas, Plovdiv tem vários restaurantes legais, um centro histórico e vários outros elementos que fazem dessa cidade um destino muito interessante. Abaixo vou contar o que eu mais gosto de fazer quando eu estou visitando essa cidade.

Centro Histórico

O centro histórico é um lugar que combina cultura e arquitetura, as ruas são de pedras, e eu recomendo o uso de calçados confortáveis, como tênis, para andar por lá. Não recomendo a visita se estiver muito calor e sol, pois é um passeio um pouco cansativo, com algumas subidas. Se você estiver visitando a cidade no verão, visite a cidade antiga no início ou no final do dia.
No centro histórico, você vai encontrar o Teatro Antigo, um teatro romano, que foi construído pelo Imperador Romano Trajan (reinou entre 98-117 d.C.). É um dos teatros antigos mais bem preservados de todo o mundo. Ele tem capacidade para mais de 5.000 pessoas. Também no centro histórico, tem os muros de Nebet Tepe, que era o muro e o forte que protegiam a cidade antiga. Hoje a maioria do lugar já esta em ruínas e lá do alto é possível observar quase toda a cidade de Plovdiv. Também tem duas entradas (portões) medievais, que foram construídas perto do seculo II d.C., são elas: a Hisar Kapia e a Entrada Oriental de Philippopolis (Philippopolis é o nome antigo da Cidade de Plovdiv).

Teatro Antigo (Ancient Theather) – foto por Aimee Bardella

Centro Novo

O centro novo é um centro comercial que fica praticamente em apenas uma rua, que é fechada para carros. Lá você encontra varias opções de lojas, que vão desde lojinhas búlgaras até grandes lojas de fast fashion como a H&M. Tem opções de alimentação mais no estilo fast-food, cafés, sorveterias, e fica bem próximo do centro histórico.

Leia também: 10 curiosidades sobre a Bulgária

Museus
A cidade de Plovdiv possui 20 museus e é um prato cheio para quem curte esse tipo atração. De todos esses museus, tem 3 que são muito especiais e que valem a visita:

Museu Arqueológico:
Possui uma coleção de 100.000 itens, que contam a história de Plovdiv e da região, com objetos da época do Império Romano, Bizantino e Otomano.
Endereço: 1 Saedinenie Str., Plovdiv, Bulgária

TrakArt – Centro Cultural e Museu:
Antigamente Plovdiv era uma linda Vila pertencente ao Império Romano, com lindos pisos de mosaico colorido que foram preservados e estão expostos no Centro Cultural Trackart. O local possui várias outras exposições permanentes.
Endereço: 89 Tsar Boris III Obedinitel Blvd., Plovdiv, Bulgária

Museu Etnográfico (Ethnographic Museum)
A começar pela estrutura, o museu fica situado em um casarão construído há mais de 150 anos, que fica localizado no coração do centro histórico (antigo) de Plovdiv, o museu representa vários aspectos da vida búlgara de dois séculos atrás, que incluem agricultura, roupas, móveis, artesanatos e entretenimento.
Endereço : 2 Dr Stoyan Chomakov Str., Plovdiv, Bulgária

Leia também: Custo de vida na Bulgária

Restaurantes

A cidade de Plovdiv possui muitas opções de restaurantes diferentes, desde culinária búlgara, até influências de vários países da região como Turquia, Grécia e também Armênia. Fui em dois restaurantes que gostei muito na minha última visita e recomendo.

Restaurante Panorama Garden Plovdiv – foto por Aimee Bardella

Restaurante Panorama Garden
Fica no centro histórico de Plovdiv e possui uma área interna aberta, integrada com um lindo jardim e uma vista linda da cidade de Plovdiv. Com a culinária búlgara como protagonista, eu recomendo para entrada abobrinha frita, que são fatias bem finas de abobrinhas fritas. Elas ficam crocantes e douradas, parecendo um chips de batata, e são servidas com um molho de iogurte delicioso. Como prato principal, o famoso Sach, que é um prato tradicional e muito antigo da Bulgária, nele há carnes e vegetais, como pimentões, cenoura, cogumelos, picles, que servem até 3 ou 4 pessoas. O local fica perto (ao lado) das ruínas de Nebet Tepe.

Restaurante Mayriges
Fica no centro novo de Plovdiv e é um ambiente bem descontraído para um almoço ou para um jantar mais animado. O local é frequentado por vários jovens locais e possui culinária libanesa e armênia, mas com uma pegada mais caseira. Os pratos que eu comi e recomendo foram um tabule de entrada e um kebab de carne bovina, que era constituído por 3 espetinhos de kafta feitos com alguns temperos inusitados como menta, cominho (dosados de maneira suave) com um molho de iogurte e alho, um pão árabe feito na própria cozinha do restaurante e arroz. O vinho branco da casa estava divino, e eu recomendo também.

Essas foram as minhas dicas do que fazer em Plovdiv, uma cidade completa, cheia de atrações e histórias para contar!

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.