Turismo na região de Halkidiki na Grécia

1
258
O Beach Bar "Molos on the Beach". Foto: Acervo pessoal.
Advertisement

Eu moro em uma cidade na Bulgária a 150 km da fronteira com a Grécia. O litoral norte grego fica mais próximo da cidade onde eu vivo do que a costa da Bulgária. Fazia 5 anos que eu não visitava a Grécia. A primeira vez que fui, visitei Atenas, a ilha de Ios, e Santorini, por conta do trajeto da balsa em que estávamos. Porém, este ano, resolvemos visitar a região de Halkidiki, que é muito conhecida e frequentada pelos búlgaros.

Cabana Beach. Foto: Acervo pessoal.

Halkidiki é uma região do litoral norte da Grécia, e fica próxima a cidade de Thessaloniki. O que atrai turistas nessa região, não é apenas o mar azul, com suas águas cristalinas, mas também os baixos preços em relação às famosas praias e ilhas gregas, como Mykonos e Santorini.

A maioria dos turistas da região são gregos, seguido por búlgaros, mas também encontrei pessoas de diversas nacionalidades, como alemães, franceses, russos e italianos. As praias são bem cheias – diria lotadas mesmo – na alta temporada (período de julho e agosto).  Para quem prefere praias mais vazias e calmas, eu recomendo a visita entre o final de maio e junho, ou em setembro, onde a temperatura continua quente, mas sem aquele mar de gente como na alta temporada.

Cabana Beach Bar. Foto: Acervo pessoal.

Halkidiki conta com vários beach clubs bem animados, com djsmúsica alta, além de contar com praias mais calmas, sem tanta badalação. É um destino ideal tanto para famílias, como para jovens, com praias para todos os tipos de viajantes.

As praias mais bonitas de Halkidiki são PortokaliVourvourouAkti Elias, Sana e Kriopigi.

Os Beach Clubs que fui e que mais gostei são: Molos on the Beach e o Cabana Beach, onde a festa começa na hora do almoço e se estende nos fim de semanas até altas horas na madrugada. Os preços nesse tipo de bar costumam ser mais salgados, comparados com outros beach clubs, por serem “lugares da moda”. É bem possível você achar algum famoso grego nesses dois lugares. 

Quanto custa?

Uma cerveja long neck ou uma taça de vinho custa a partir de 7 euros, e uma salada para uma pessoa, em média, 10 euros. No bar Cabana Beach também tem opção de comida japonesa. O guarda-sol no Cabana Beach é pago a parte, já no Molos on the Beach, se você consumir uma bebida, o guarda-sol e as cadeiras são gratuitas. Lembre-se que é bom chegar cedo nesses bares, se você quiser achar um lugar para ficar, eles costumam ficar lotados depois do almoço.

Os tipos de hospedagem variam de hotéis simples a super luxuosos, hostels, apartamentos para alugar e campings. Os preços iniciam a partir de 10, 15 euros a diária por pessoa em apartamentos e hostels, e podem chegar a mais de 100 euros nos hotéis mais luxuosos, mas, mesmo assim, continuam inferiores comparados as outras praias da moda na Grécia.

Vale lembrar que, se você visitar Halkidiki na baixa temporada, os preços são ainda menores.

Agora Beach Bar / Restaurante. Foto: Acervo pessoal.

Os restaurantes da região variam muito de preço também, vai depender da localização, e da qualidade, um restaurante que eu recomendo de olhos fechados é o Agora Beach Bar, que fica em frente a praia, os pratos são enormes, e para quem gosta de frutos do mar é o melhor lugar. O famoso risoto de frutos do mar deles custa 18 euros e serve duas pessoas. Também tem opções vegetarianas e veganas, os drinks são maravilhosos, e o preço achei muito justo em todo o menu, pela qualidade e pela localização. Eles também oferecem cadeiras e guarda-sol pagando 30 euros de consumação (para duas pessoas). Também  varias opções de casas noturnas para quem gosta de uma festa.

Perto de Kallithea, as três baladas mais conhecidas são MarkizClub Pearl e Angels Club.

Já que todas as praias são afastadas uma das outras, a melhor opção seria alugar um carro, ou um quadriciclo, ou se informar dos horários do ônibus para cada praia. Eu viajei de carro da Bulgária então não tive problemas.

Praia de Kriopigi. Foto: Acervo pessoal.

Uma coisa que me desapontou foi que as pessoas deixam muito lixo na praia, mas mesmo assim, Halkidiki, na minha opinião, é uma ótima opção para quem deseja conhecer o mar azul, lindo e cristalino da Grécia, sem pagar tanto.

Mais sobre turismo na Bulgária: Turismo em Sofia e no Mar Negro

1 COMENTÁRIO

  1. Oi Aimée…amei suas dicas , e é muito bom saber que a Grécia tem lugares lindos além das ilhas , e que as praias do norte da Grécia são bem perto da Bulgária . Lindas fotos…praia com água super cristalina…quero conhecer…Abração pra você.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.