Curiosidades sobre o Natal na Suécia.
O Natal para os suecos é um momento bastante especial do ano. Não pelo significado religioso, mas sim pela tradição cultural. Isso sem dizer que é a oportunidade ideal de estar junto com a família e com os amigos mais chegados. O jeitão sueco de celebrar essa data é uma misturinha dos costumes nacionais e de outros países, que ao longo dos anos foram sendo reinterpretados e modernizados. É comum durante o Natal os suecos tirarem uma folga tanto do trabalho quanto da escola para se divertirem com o que há de mais gostoso nessa época do ano: comidas, bebidas e trocas de presentes. A comemoração em si acontece no dia 24 de dezembro, ao invés do dia 25, e a casa fica toda iluminada e com uma energia para lá de envolvente.
Independentemente da religião e das crenças, quando você participa de verdade de algumas das tradições de Natal nas terras da rainha Silvia, acaba aprendendo mais sobre a cultura e a festividade que essa temporada envolve.
E para sanar a sua curiosidade, aqui estão algumas tradições que não ficam de fora de uma boa celebração do Natal na Suécia:
Beber um pouco de Glögg. Em um daqueles dias frios de inverno, não há nada melhor do que se esparramar no sofá com uma caneca quentinha de Glögg. Glögg é uma espécie de vinho quente, daqueles parecidos com o que temos nas festas juninas do Brasil. A bebida é feita a partir da mistura de vinho, casca de laranja, açúcar e especiarias como cravo, noz-moscada e canela. Na Suécia, é comum saboreá-lo com passas e amêndoas. Também pode ser consumido nas versões quente e frio e não alcoólicas, que estão disponíveis na maioria dos supermercados. Além de ser gostoso é um cheiro maravilhoso que se espalha pela casa.
Leia também: Natal Pelo Mundo
Colocar luzes nas janelas. Ao contrário de outros países, os suecos até que são reservados quando se trata de enfeites de Natal. Ao invés de ter decorações “carnavalescas”, eles fazem apenas o suficiente para se sentirem num ambiente confortável e acolhedor. As formas mais comuns de decoração que você vai ver são castiçais elétricos (julljusstakar) e estrelas (julstjärnor) que decoram as janelas das casas, apartamentos, escolas, escritórios e até hospitais.
Construir uma casa de gengibre. Não é de hoje que os suecos adoram criar coisas, ainda mais agora na época do Natal. Além de fazer boa parte de suas próprias decorações, eles também gostam de fazer biscoitos e casas de gengibre. Crianças e adultos curtem essa atividade, seja fazendo à receitinha completa na cozinha ou comprando os kits prontos em supermercados.
Assistir desenhos animados. Em 1958, a Disney colocou no ar um programa de Natal com uma seleção de desenhos animados com o tema natalino. E após dois anos a televisão sueca exibia, pela primeira vez, o mesmo programa com três horas de duração, exatamente no dia 24 de dezembro. Desde então, sentar na frente da TV com toda a família para assistir ao programa “Pato Donald e seus amigos desejam um Feliz Natal” (Kalle Anka och hans vänner önskar God Jul) se tornou uma das tradições mais originais na véspera de Natal na Suécia.
Assistir a um concerto de Santa Lucia. Celebrar Santa Lucia é uma das tradições culturais mais importantes e encantadoras na Suécia. Concertos em igrejas e procissões estão espalhados por todo o país. As canções fazem referências à claridade e a escuridão, ao frio e ao calor e contribuem assim para uma sensação natalina em meio ao frio escandinavo. Os participantes usam longos vestidos brancos, carregam velas e tem luzes (ou velas de verdade) na cabeça. Mas hoje em dia Santa Lucia é mais uma figura do folclore sueco e sem ligação com a religião, já que na tradição sueca ela lidera um coral de duendes, bonecos de gengibre e outras figuras folclóricas.
Gostou? Espero que sim! Vou ficar aqui de dedinhos cruzados para que você tenha se encantado de como os suecos celebram o Natal.
Desejo a você um Feliz Natal muito iluminado, mas à maneira sueca: GOD JUL!
Leia mais sobre Natal Pelo Mundo
2 Comments
Parabéns pelo texto Vânia, acho que você poderia acrescentar o adventljus e o julkalender, acho q são tradicões divertidas e bonitas daqui!
Vilma Alencar
Oi Vilma, você tem razão! No texto do ano passado eu falei sobre as velas do advento e para esse ano achei melhor dar uma resumida. Adorei seu feedback e levarei em consideração para um texto futuro. 😉
Um grande beijo!