BrasileirasPeloMundo.com
Curiosidades Pelo Mundo Malta

Curiosidades sobre o povo maltês

Curiosidades sobre o povo maltês.

Esses dias me deparei com um vídeo da brasileira Dani Cassar, que mora em Malta há mais de 7 anos, a respeito de alguns fatos curiosos sobre os nativos da Ilha. Achei extremamente interessante e resolvi fazer uma compilação – e adicionar uns outros pontos que considero diferentes – para apresentar a vocês, que não fazem ideia sobre como esse peculiar povo encara a vida. Bora?

1. Sinceridade x Grosseria x Falar alto

Os malteses são um povo extremamente sincero. Essa característica pode ser vista como grosseria, uma vez que a expressão ‘papas na língua’ não existe no vocabulário deles. Então, não se assuste! Na maioria das vezes, os malteses estão somente expondo sua opinião. Ah! Isso pode ser feito – praticamente – aos berros, OK? Eles amam falar alto, principalmente quando estão se comunicando na língua nativa (maltês).

2. Enlouquecido por gatos

Sim, gatos. Os malteses amam tanto esses animais que é possível encontrar, espalhadas pela Ilha, vilas para os bichanos. Ali, são depositadas rações, potinhos com água, cobertores, caixinhas de areia e afins. Tudo para o melhor conforto dos gatinhos. Em Sliema, existe o que nós, estrangeiros, chamamos de Catland. Não sabemos se esse é o nome pelo qual os malteses chamam o local, mas é à beira-mar e possui uma ‘estátua’ gigantesca de um gato colorido ali. Demais, não?!

Leia também: Curiosidades polonesas

3. Foi convidado para um casamento? Prepare o bolso

Tradicionalmente, quando você recebe o convite para um casamento, é necessário presentear os noivos obrigatoriamente. Não importa se você decidiu não comparecer à cerimônia/festa, o presente deve ser comprado e enviado aos noivos. Ouve-se falar que o valor mínimo para o ‘mimo’ deve ser de 50 euros. Que mínima exigência!

4. Tatuagem ainda é um tabu em ambientes de trabalho

Jovens tatuados não são vistos com bons olhos por muitos malteses mais velhos. Além de ainda haver relação com criminalidade, muitos ambientes corporativos não admitem que seus empregados tenham – ou mostrem – suas tatuagens. Minha prima trabalha em uma empresa de auditoria e ela tinha uma pequena borboleta na parte interna do tornozelo. Um dia, o chefe dela percebeu o desenho e disse: “você precisa cobrir sua tatuagem no ambiente de trabalho”. A tradição maltesa vale muito mais que a modernidade do século XXI.

5. Superstição, para que te quero?

O povo maltês é extremamente supersticioso. Além de serem da religião Católica Apostólica Romana do fio de cabelo até o dedinho do pé (existem mais de 365 lindas igrejas espalhadas pela Ilha), eles acreditam que precisam se proteger das más energias que nos rodeiam diariamente. Por isso, não se surpreenda quando vir dois relógios nas paredes externas de igrejas e capelas, uma vez que eles possuem horas diferentes e estão lá para confundir o diabo a respeito do horário em que as missas ocorrem. Também não se espante quando vir os famosos luzzu – barquinhos coloridos que enfeitam as muitas baías de Malta. Eles possuem os olhos de Osíris, os quais servem para guardar a vida dos pescadores que se aventuram mar adentro.

E aí, gostou dessas 5 curiosidades sobre o povo maltês? Agora, quando vier para país, será divertido saber um pouco mais sobre essa instigante cultura. Aproveite tudo que Malta pode oferecer enquanto prova um pastizzi – folhado tradicional, normalmente recheado com ricota ou ervilha. Contudo, isso já é história para uma próxima conversa.
Ċaw!*

*até logo, em maltês.

Related posts

Hábitos islandeses que eu adquiri

Erika Martins Carneiro

Noite Branca em Portugal

Juliana Silva

Desfile de Loucos em San Miguel de Allende, no México

Simone Gonçalves

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação