BrasileirasPeloMundo.com
Canadá Custo de Vida Pelo Mundo Toronto

Custo de supermercado no Canadá

Custo de supermercado no Canadá.

O Canadá é o maior país da América do Norte e segundo maior do mundo. Pelo seu tamanho, extensão e diversidade étnica, existe uma certa facilidade em se encontrar produtos de diversas nacionalidades e origens, que podem ser adquiridos em mercados de projeção nacional ou mercadinhos de bairro.

Também pelo seu tamanho, é um pouco complicado explicar, em apenas um artigo, toda essa diversidade. Como moro em Toronto, maior cidade do país, vou contar um pouco como funcionam os mercados daqui (muitos abrangem todo o território) e os preços médios de produtos variados.

Leia também: Como estender o visto de turismo no Canadá

Toronto tem uma variedade ampla de supermercados. Alguns são grandes redes que vendem de tudo um pouco e outros são focados em um público mais específico. Abaixo segue a lista de alguns dos principais:

  • Walmart – Velho conhecido dos brasileiros, rede que atende todo o Canadá e costuma ter preços mais em conta. Vendem desde carnes a eletrônicos, passando por roupas, brinquedos, remédios, etc. No Walmart é possível comprar produtos da linha Great Value, vendida somente por eles.
  • No Frills – Rede de mercado com preços bem atrativos que pode também ser encontrado por todo o país. Tem uma variedade grande de produtos e se considera um mercado “sem frescuras”, por isso consegue preços bons para o consumidor. É onde eu costumo fazer minhas compras semanais. President’s Choice e No Name são marcas específicas vendidas nessa cadeia de lojas e ambas têm produtos de excelente qualidade.
  • Loblaws – Esse é o meu preferido no quesito organização e qualidade, porém tem valores mais salgados que os outros. Tem um bem perto da minha casa, então quando eu não tinha carro, acabava indo mais nele, pois mesmo sendo mais caro, o custo x benefício por ser perto valia à pena. Também é encontrado em várias províncias do país. President’s Choice e No Name também são marcas vendidas no Loblaws.

Leia mais: Custo do supermercado em Portugal

  • Metro – Está nas províncias de Ontario e Quebéc. Tem uma grande variedade de produtos, mas os preços são bem carinhos. O Metro tem a sua linha própria de produtos: Selections e Irresistibles. Não é um mercado que eu costume ir, mas é lá que encontramos panetone brasileiro na época do Natal!
  • Whole Foods – Eu já conhecia a versão americana, que segue a mesma linha por aqui. Trata-se de uma rede voltada para o consumo de produtos orgânicos e naturais. Tudo é super limpo e atrativo, menos o preço.
  • Costco – Cadeia de mercado que vende produtos em atacado em diversos países. Para comprar lá é necessário pagar uma anuidade. Acho que vale super à pena para comprar produtos de limpeza e carnes. A linha própria da Costco chama-se Kirkland e envolve produtos desde comida a vestuário e vitaminas. Aqui em casa vamos na Costco a cada 40 dias para refazer o estoque de carnes e congelados.
  • Food Basics – Mercado popular e que vende produtos com valores bem em conta. Mas costuma ter corredores apertados e não ser muito organizado.
  • Nosso Talho e Rui Gomes – Esses são dois mini mercados e açougues portugueses muito conhecidos pela comunidade brasileira em Toronto. É lá que encontro o pão de queijo que meus filhos tanto amam, os melhores cortes de picanha, suco de caju, coxinha e batata palha.
  • Shoppers – Maior rede de farmácias de Ontário que sempre tem uma boa parte das suas lojas voltadas para artigos em geral. Não tem preços em conta, mas como existem em grande quantidade e locais, é comum nos lembrarmos que precisamos comprar um litro de leite e passar na farmácia, ao invés de irmos ao mercado só para isso.

Vale ressaltar que os lugares mencionados acima são apenas uma amostra. Como toda metrópole, Toronto conta com diversas outras opções e, às vezes, os preços podem variar muito de um lugar para outro. Existe ainda a distribuição semanal, nas residências, de encartes com as promoções válidas naquela semana, e os mercados costumam cobrir o preço quando alguém chega mostrando uma promoção concorrente. Uma curiosidade sobre isso é que os encartes dos principais mercados vêm juntos, no mesmo envelope plástico.

Abaixo eu conto um pouco dos valores médios de diversos produtos. É importante mencionar que muitas embalagens no Canadá são bem maiores do que no Brasil, e que estes valores são sem o imposto de 13%, que é calculado no caixa.

Frutas e Legumes:

Cenoura – pacote com 3 lbs (1, 36kg) – 1.97 CAD

Banana – 1 kg – 1.25 CAD

Tomate italiano – 1 kg – 2.77 CAD

Cogumelo Portobelo – 170g – 3.47 CAD

Aspargos – ramo (400g aproximadamente) – 5.48 CAD

Maçã – pacote com 3 lbs (1, 36kg) – 3.77 CAD

Carnes:

Filé Mignon – 1 kg – 45 CAD

Filé de frango – 1 kg – 15 CAD

Costela de porco – 1 kg – 7.45 CAD

Carne moída – 1 kg – 12 CAD

Leites, derivados e ovos:

Ovos brancos – 1 dúzia – 3 CAD

Manteiga – 454g – 5 CAD

Cream Cheese – 497g – 5.50 CAD

Leite integral – pacote com 4 litros – 4.40 CAD

Leite condensado – 250ml – 2.90 CAD

Alimentos em geral:

Arroz branco – 1.5 kg – 6 CAD

Spaguetti – 900g – 1.30 CAD

Açúcar – 2 kg – 2 CAD

Pão de forma – 675g – 2.20 CAD

Feijão preto – 750g – 3.50 CAD

Sopa enlatada – 540 ml – 1.90 CAD

Óleo de Canolla – 946 ml – 3 CAD

Azeite – 750 ml – 8 CAD

Café instantâneo – 150g – 6.50 CAD

Biscoito recheado – 500g – 4.50 CAD

Pizza congelada – 782g – 5 CAD

Bebidas:

Coca-cola – 2 litros – 1.98 CAD

Água de coco – 1 litro – 3.80. CAD

Gatorade – 710ml – 1.50 CAD

Suco de maçã – 1 litro – 1.20 CAD

Cerveja Heineken – pacote com 6 latas de 330ml – 14.50 CAD

Itens de uso pessoal e de limpeza:

Pasta de dente – embalagem com 100ml – 1.48 CAD

Sabonete – barra de sabonete 90g – 1.60 CAD

Absorvente interno – pacote com 20 – 4.20 CAD

Sabão em pó – pacote com 1.10 kg – 9 CAD

Desinfetante – embalagem com 80 lenços umedecidos – 5.70 CAD

Detergente – embalagem com 532 ml – 3 CAD

Papel higiênico – pacote com 8 rolos – 7 CAD

A lista acima foi baseada em marcas conhecidas no mercado, fazendo uma média de preços dos locais mencionados acima. Não foi feita a conversão para o Real por conta das flutuações da moeda.

Ela é apenas uma pequena amostra a partir dos produtos mais comuns do dia a dia. Se você tiver alguma dúvida sobre o preço de algum produto específico, pode me enviar uma mensagem que ficarei bem feliz em ajudar.

Related posts

Custo de vida na África do Sul

Michelle Braga

Dez atrações turísticas em Victoria no Canadá

Priscila Carda

Dicas práticas para os recém chegados em Toronto

Vanessa Murcilio

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação