BrasileirasPeloMundo.com
China Custo de Vida Pelo Mundo

Custo de vida em Dongguan na China

Uma das primeiras perguntas de qualquer pessoa que deseja mudar de país é sobre o custo de vida. Quanto será que custa morar em Dongguan na China?

Apesar de parecer muito prático, não é uma resposta fácil de se dar. Isso depende muito de cada família: seu tamanho e suas condições de vida. Vou tentar usar exemplos de classe média, de um certo conforto, sem exageros.

Esse custo de vida também varia muito de uma região para outra. Atualmente Dongguan é uma cidade muito desenvolvida e com muitos expatriados, das mais diferentes nações. E quanto mais estrangeiros e mais opções, tudo fica mais caro.

Lembro de há 10 anos eu fazer meu rancho do mês com cerca de 200-300 yuan (moeda chinesa). Hoje, com esse valor faço a feira da semana (e olha lá!!!!).

Aluguéis, comidas, itens de consumo, enfim, tudo aumentou, e muito, de preço! Vamos então aos itens básicos:

  • Aluguel: Se você mora sozinho, ou um casal que não deseja um apartamento muito grande, pode conseguir alugar um apartamento pequeno por um valor entre 2500 a 4000 yuan, dependendo da decoração e localização deste. Já para famílias, que necessitam de mais espaço e apartamentos maiores, os valores ficam entre 5000 a 9000 yuan. Sim, é uma variação grande de valor. O motivo é que aqui alugam-se os imóveis já mobiliados, necessitando entrar apenas com itens pessoais, roupas de cama, utensílios de cozinha etc. E a grande variação de valores de aluguel deve-se ao fato do mobiliário. As vezes em um mesmo prédio pode-se encontrar um apartamento com valor de 5000 e outro de 8000, dependendo do gosto decorativo do dono do apartamento.
  • Gás: Na maioria dos apartamentos o gás é um item pago com um cartão inserido em um relógio contador. O preço médio é cerca de 20 yuan/m3. Lembrando que a água do apartamento é aquecida com sistema de gás, para uma família de 4 pessoas gasta-se uma média de 0,3m3/dia.
  • Condomínio: Este valor é definido pelo tamanho do seu apartamento e o consumo de água. Fica em uma média de 300-400 yuan mensais.
  • Eletricidade: Varia muito com a estação do ano. Sim, o preço muda! E muda muito! Os valores ficam numa média mensal de 1500 yuan, podendo baixar no inverno e aumentar no verão.
  • Alimentação: o custo de alimentação para estrangeiro aumentou muito nos últimos anos. Mas ao mesmo tempo a oferta e variação de produtos também aumentou. Sem itens muitos extravagantes, uma família de 2 adultos e 2 crianças gasta uma média de 3 a 4 mil yuan por mês em alimentação. Fugindo a esse gasto, ainda temos a compra de itens deliciosos feitos pelas doceiras e confeiteiras brasileiras da cidade.
  • Restaurantes: Ninguém resiste a vez ou outra sair para jantar fora ou fazer um happy hour com os amigos! Claro, esse gasto varia muito com o desejo de cada um, mas posso afirmar que para um jantar gasta-se, em média, 300 yuan por pessoa.
  • Escolas: Quesito de máxima importância para casais com filhos, é também um dos itens mais caros da lista. Para escolas temos, no momento, 3 opções. Primeiro cito a escola brasileira, sediada em uma casa dentro de um dos condomínios com maior número de brasileiros morando. O custo mensal gira em torno de 3000 yuan. Para os que desejam optar por uma escola internacional bilíngue, os valores ficam em torno de 40mil yuan semestrais (os pagamentos geralmente são feitos apenas em 2x ao ano). Há também a opção da escola chinesa, mas muito pouco usada pelos brasileiros, uma vez que a língua oficial da escola é o mandarim, às vezes dificulta a comunicação. Esse custo fica um pouco abaixo da escola internacional.
  • Transporte: O transporte publico acaba não sendo muito utilizado por aqui por causa da dificuldade de comunicação. Usa-se, eventualmente, alguma linha de onibus que algum amigo indicou que vai até o local que você deseja. É barato! Mas esteja preparado para o caso de se perder: saiba como voltar pra casa, pois informações é dificil pedir na rua. Recentemente foi inaugurada uma linha de trens que liga a nossa cidade de Dongguan as cidades vizinhas, de Shenzhen e Guangzhou. Ainda não utilizei este serviço, então não posso deixar minha opinião sobre. Mas se basearmos pelo valor das cidades vizinhas, com certeza tem um ótimo custo x beneficio. Táxis também são uma opção de transporte por aqui, uma vez que te leva onde você deseja, e não custam um valor tão alto como no Brasil, por exemplo. O taxímetro inicia em 7 yuan (pouco mais de 1 dolar Americano). Ha cerca de dois meses inauguraram tambem o sistema de aluguel de bicicletas. Basta baixar um aplicativo de cllular, ler o QR code e por cerca de 1-2 yaun (dependendo da “marca”da bicicleta) sair pedalando por aí.

Acredito serem estes os valores e quesitos básicos! Há ainda os custos de viagem e vistos, que dependendo de onde você trabalha podem ser custeados pela sua empresa.

Nas cidades menores e com menos estrangeiros, esses valores podem cair substancialmente, assim como a oferta de produtos.

Até aproxima pessoal!

Nota: US$ 1.00 equivale a ¥6.70 (yuan).

Leia sobre a política das redes sociais na China!

Related posts

Quanto custa morar em Luxemburgo?

Carla Cunha

Solidariedade na China

Tati Klaus

Custo de vida em Zagreb

Nathália Nascimento

2 comentários

Isadora Lemos Julho 20, 2018 at 7:12 pm

Olá pessoal! Gostaria do contato de Brasileiros em Dongguan.
Vcs sabem se alguem estará vindo para o Brasil nos próximos meses?

Resposta
Liliane Oliveira Julho 21, 2018 at 3:32 pm

Olá Isadora,
A Tati Klaus infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação