BrasileirasPeloMundo.com
Croácia Vistos & Cidadanias Pelo Mundo

Tipos de visto para morar na Croácia

Tipos de visto para morar na Croácia.

Todos os estrangeiros que chegam à Croácia devem registrar o endereço em que ficarão hospedados, independentemente de ser uma estadia turística (de até 90 dias) ou mais longa (de mais de 90 dias). A diferença é que os turistas são registrados através do hotel ou acomodação em que ficarão hospedados, enquanto pessoas que desejam ficar na Croácia por mais de 90 dias, devem ir pessoalmente fazer o registro do endereço na unidade de polícia mais próxima ao local de residência.

Cidadãos brasileiros podem ficar na Croácia sem a necessidade de um visto por um período de 90 dias, consecutivos ou não, em um período total de 6 meses. Isso quer dizer que após 90 dias de estadia na Croácia, os brasileiros devem aplicar para um visto que será emitido dependendo do objetivo da estadia.

Os vistos que podem ser obtidos são: de estudante, de trabalho (remunerado ou voluntário) ou de união familiar.

1. Visto de estudante

O tipo de visto estudantil na Croácia pode ser dividido em duas categorias: visto para estudante de língua croata e visto para estudante do ensino médio e superior.

O visto de estudante de língua é direcionado às pessoas que desejam estudar a língua croata e geralmente é válido por 6 meses, já que é esse o período de duração do semestre letivo na maioria das escolas de língua. Isso quer dizer que a matrícula é semestral, ou seja, só pode ser feita a cada 6 meses.

Em teoria, qualquer escola de línguas na Croácia pode fornecer o certificado de matrícula, que é o principal documento necessário para obter o visto de estudante. No entanto, é recomendado fazer a matrícula em escolas reconhecidas e pelas quais outras pessoas já obtiveram o visto de estudante, a fim de evitar que o mesmo seja negado. Uma das principais escolas pela qual as pessoas geralmente obtêm o visto de estudante é o Croaticum, em Zagreb.

Leia também:  o que se come na Croácia

Também é possível aplicar para o visto de estudante se a pessoa se matricular numa escola de ensino médio ou numa instituição que ofereça cursos superiores na Croácia, sendo o visto dado no período de no máximo 1 ano. É possível se matricular em qualquer instituição escolar que seja reconhecida formalmente perante o governo croata. Existem faculdades particulares e públicas, sendo que as públicas mais reconhecidas são a Universidade de Zagreb e de Split, e, em Zagreb, as faculdades privadas mais conhecidas são a VERN e a Escola de Economia e Administração de Zagreb.

Independentemente se você desejar estudar a língua croata ou se matricular em um curso superior, os documentos que devem ser apresentados ao aplicar para o visto de estudante são:

  • Comprovante de matrícula fornecida pela escola ou pela universidade;
  • Comprovante de seguro saúde;
  • Comprovante de renda, com a qual o aluno pode comprovar que possui recursos financeiros suficientes para se manter durante o período de estudo;
  • Cópia do passaporte válido;
  • Fotografia em cores no tamanho 35x45mm.

Após apresentar esses documentos e pagar as taxas exigidas pela polícia, deve-se esperar em torno de 1 mês para que o visto fique pronto. A unidade da polícia irá entrar em contato para que o visto seja retirado.

Fonte: Unsplash

2. Visto de união familiar

Esse tipo de visto é direcionado àqueles que são casados ou possuem uma união estável com um cidadão ou uma cidadã croata. Para esse tipo de visto, os documentos a serem apresentados são os seguintes:

  • Certidão de casamento ou comprovantes que demonstrem a união estável;
  • Comprovante de seguro saúde;
  • Comprovante de renda;
  • Cópia do passaporte válido;
  • Fotografia em cores no tamanho 35x45mm.

Além disso, a pessoa não pode ter tido a entrada nem a permanência negada na Croácia no período anterior à aplicação para o visto, nem apresentar risco para a ordem e segurança nacional da Croácia.

Leia também: como alugar um imóvel na Croácia

3. Visto de trabalho remunerado ou voluntário

Brasileiros necessitam de visto a fim de trabalhar formalmente na Croácia. Como já comentei nesse texto, a economia croata atualmente não está em suas melhores condições, mas existem oportunidades de trabalho principalmente na área de turismo e TI.

Para se obter o visto de trabalho, é preciso apresentar os seguintes documentos:

  • Contrato de trabalho remunerado ou voluntário;
  • Comprovante de seguro saúde;
  • Cópia do passaporte válido;
  • Fotografia em cores no tamanho 35x45mm.

Todos os documentos estrangeiros apresentados (exceto a cópia do passaporte), para qualquer tipo de visto, devem ser traduzidos para a língua croata por um tradutor juramentado e devem ter sido emitidos há menos de 6 meses.

O pedido de visto deve ser entregue na delegacia de polícia mais próxima ao lugar de residência e, se todos os documentos estiverem corretos, o visto demora em torno de 1 mês para ficar pronto. Por isso, se você chegou como turista na Croácia, é recomendado aplicar para o visto antes de expirar os 90 dias em que é permitido ficar como turista na Croácia, a fim de evitar problemas de imigração.

Para maiores informações, visite o site oficial da Polícia croata no link.

Related posts

Opções de visto na Austrália

Mariana Loureiro

Copa do Mundo – Brasil x Croácia

Tatiana Azevedo Grego

Vistos para morar na Costa Rica

Jesuela Macedo

2 comentários

JOSÉ DIVINO Fevereiro 13, 2019 at 10:34 pm

Não existe visto para aposentados com boa renda?

Resposta
JOSÉ DIVINO Fevereiro 13, 2019 at 10:35 pm

Não existe um visto para aposentados?

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação