BrasileirasPeloMundo.com
Carteiras de Motorista Pelo Mundo Croácia

Como trocar a carteira de motorista brasileira pela croata

Como trocar a carteira de motorista brasileira pela croata.

Ter um carro e, principalmente, uma carteira de motorista, traz uma liberdade de movimento que é muito bem recebida, principalmente quando se mora no exterior. Na capital croata, Zagreb, a rede de transporte público é muito boa, mas geralmente é muito mais rápido ir de carro do ponto A ao ponto B. Nas pequenas cidades da Croácia, o transporte público pode ser complicado pois a rede de transportes não é muito grande.

Por isso, vou compartilhar com vocês o processo para trocar a carteira de motorista brasileira pela croata. A primeira coisa a saber é que oficialmente se pode dirigir com a carteira de motorista brasileira na Croácia e também com a carteira de motorista internacional que é emitida pelo Detran. Porém, se você planeja ficar mais tempo na Croácia, é recomendável você trocar a sua carteira pela croata, pois isso também dá a liberdade de dirigir em outros países da União Europeia.

A carteira de motorista croata geralmente é válida por 10 anos, por isso é importante planejar por quanto tempo você vai morar na Croácia, para não ter que trocar a carteira de motorista novamente se você voltar ao Brasil ou for morar em outro país fora da União Europeia.

Além disso, é importante notar que a carteira de motorista croata é como se fosse um cartão de identidade, que possui seus dados como nome completo, data e local de nascimento e número de OIB (uma espécie de CPF croata).

A seguir, o passo a passo de como trocar a sua carteira de motorista:

  1. Traduzir a carteira de motorista para croata

O primeiro passo é fazer uma tradução juramentada de português para croata da sua carteira de motorista brasileira. No site Sudačka Mreža, você encontra os dados de todos os tradutores juramentados de português para croata na Croácia. É importante notar que não é necessário que o tradutor resida na mesma cidade que você, pois os tradutores juramentados são nomeados através do governo e a tradução vale em todo o território da Croácia.

Estradas. Fonte: Unsplash
  1. Obter um atestado do seu médico de família

O passo seguinte é entrar em contato com seu médico de família para solicitar um atestado em que consta que você não apresenta problemas de saúde que possam comprometer a sua segurança e de outros ao dirigir. É só marcar um horário com seu médico e já avisar que você precisa dessa declaração para obter a carteira de motorista croata. Assim, você passa por uma rápida consulta e já pega a declaração assinada e com o carimbo do seu médico.

  1. Fazer o exame psicotécnico e de saúde

O terceiro passo é fazer o exame médico para a carteira de motorista, que pode ser feito em qualquer clínica autorizada na Croácia. O nome do exame em croata é “liječnički pregled za vozačke dozvole“. É só colocar essa frase no Google mais o nome da cidade em que você mora. O exame é constituído da parte psicotécnica e da parte médica, onde são avaliadas as suas condições básicas de saúde, como visão e pressão arterial.

Quando você for à clínica fazer o exame, é necessário levar a o atestado de saúde que seu médico forneceu, a carteira de motorista original, a tradução juramentada da carteira de motorista e um documento com foto (passaporte, documento de identidade ou visto de permanência).

Leia também: Tipos de visto para morar na Croácia

  1. Levar seus documentos à Polícia para solicitar a troca

Após ter passado no exame psicotécnico e de saúde, é necessário levar os seguintes documentos à Polícia (MUP) da cidade em que você mora:

  • Documento com foto: passaporte, documento de identidade ou visto de permanência;
  • Carteira de motorista original brasileira (não pode ser cópia);
  • Tradução juramentada da carteira de motorista brasileira;
  • Atestado do exame psicotécnico e de saúde: esse atestado tem que ter sido emitido há menos de 6 meses;
  • 1 fotografia de tamanho 35×45 mm: é importante notar que se você usa óculos, a foto precisa ser com você usando os mesmos;
  • Comprovante da taxa administrativa de 15 kunas;
  • Comprovante de pagamento da taxa de emissão – 151 kunas (processo normal), 200 kunas (processo acelerado) ou 450 kunas (processo urgente).

Após a entrega dos documentos citados acima, a Polícia emitirá a carteira de motorista dependendo do tipo de processo que você pagou. O processo normal sai em torno de 30 dias, o processo acelerado em 2 semanas e o processo urgente em no máximo 3 dias.

É importante notar que a sua carteira de motorista brasileira será retida pela Polícia croata e será devolvida ao Detran após a sua carteira de motorista croata for emitida. Quando a carteira croata estiver pronta, você receberá uma mensagem (SMS) no seu celular cadastrado junto à Polícia para que você possa ir pegar a sua nova carteira.

Lijepi pozdrav!

Este é um texto informativo, para informações oficiais visite o site da Polícia (MUP).

Related posts

Coisas brasileiras que sinto falta na Croácia

Nathália Nascimento

Como transferir a carteira de motorista na Suíça

Mel Barbieri

6 motivos para morar na Croácia

Nathália Nascimento

1 comentário

Debora Pedroni Novembro 21, 2018 at 9:51 pm

Nathalia, to buscando algum texto seu sobre validação de diplomas aqui na Croácia mas não to encontrando. Vc sabe como proceder em relação a Isso? Obrigada

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação