BrasileirasPeloMundo.com
Nova Zelândia

Férias e Feriados na Nova Zelândia

Férias e Feriados na Nova Zelândia

A Nova Zelândia tem muitas semelhanças com o Brasil no que diz respeito a férias, mas é importante notar que as férias escolares e os feriados têm diversas diferenças, as quais eu falo mais aqui neste texto.

Segundo o site do Ministério do Trabalho da Nova Zelândia (Ministry of Business, Innovation & Employment), “Os empregados têm direito a férias anuais, feriados, licença por doença, licença por falecimento, licença parental e outros tipos de licença, desde que cumpram certas condições“.

Férias escolares na Nova Zelândia

As férias escolares na Nova Zelândia (school holidays) são os períodos em que as escolas dão férias para alunos e professores, geralmente acontecem ao final de cada bimestre (term) e costumam ser agendados com até 2 anos de antecedência (você pode visitar o site da Educação e saber com antecedência os períodos para programar viagens e se organizar).

O ano letivo começa por volta da primeira semana de fevereiro. As primeiras férias (de 2 semanas, cada) acontecem ao final de março ou começo de abril, depois novamente em julho e outras entre final de setembro e começo de outubro. O ano letivo termina em meados de dezembro (férias de verão) e o ciclo se repete.

Durante o período de férias escolares é preciso atenção: as passagens, estadias e passeios podem ter os preços mais altos, já que se trata de alta temporada, além de ficarem mais cheios porque muitas pessoas tiram férias nesta época do ano.

Aqui no site do Ministério da Educação da Nova Zelândia você pode consultar as datas do ano atual e do próximo ano (as escolas primárias, intermediárias e secundárias, além de universidades, costumam seguir estas datas).

Leia Também: Guia de A a Z das Escolas na Nova Zelândia

Férias no Trabalho

Todos os funcionários têm direito a 4 semanas de férias anuais (annual leave) após 12 meses de trabalho contínuo.

Ao contrário daquela “pressão psicológica” que acontece no Brasil (chefe olha torto e resmunga que não sabe se pode ou não confirmar suas férias, nem insinua que terá que “tirar por baixo dos panos mas não sair de férias”, “adiar o máximo possível”, muito menos cancelar as suas tão sonhadas férias ou ameaçar “cortar a sua vaga” durante as férias), aqui o seu direito está garantido e ponto. E nada de levar celular nem computador: férias são para desconectar mesmo.

Em geral, os kiwis respeitam e valorizam muito os períodos de férias, costumam viajar e aproveitar bastante (sejam em viagens locais ou internacionais). Uma vez que você marcou suas férias de trabalho, acordado com o seu chefe e registrado na empresa, está tudo resolvido.

Além disso, você não é obrigado a tirar todo o período de uma vez, pode quebrar em períodos menores (caso tenha filhos, pode “casar” o período das suas férias com o das crianças), pode tirar pequenos períodos ao longo do ano ou até tirar uma semana por vez. Basta respeitar os períodos aos quais tem direito.

Algumas empresas e empregadores também permitem que os empregados tirem uma licença não remunerada do trabalho (como no caso de você tirar férias coletivas antes de ter direito a férias ou ainda para ter um período mais longo de férias e viajar para visitar a sua família). Novamebte: basta combinar com a empresa e ambos acordarem.

Muitas empresas fecham no período entre o natal e o ano novo, e portanto é de praxe as pessoas já reservarem duas semanas das suas férias para usar neste período (se a empresa fechar neste período e você não tiver direito a férias remuneradas, provavelmente irão te dar férias não remuneradas, é bom ter isto em mente para se planejar com antecedência).

Leia também: Tudo o que você precisa saber para morar na Nova Zelândia

O “sick leave”

Aqui há também a licença médica, “sick leave”, concedida após completar 6 meses de trabalho, e geralmente corresponde a 5 dias pagos de licença médica por ano (para que as pessoas possam se recuperar em caso de doença ou acidente – ou até de seus parceiros ou dependentes, sejam eles idosos ou filhos).

Para saber mais a respeito dos tipos de licença médica, acesse o site do Ministério do Trabalho da Nova Zelândia.

Feriados na Nova Zelândia

Os feriados na Nova Zelândia se concentram muito no período de verão e outono. Aqui está uma lista das datas:

  • Dia de ano novo = New Year’s Day (1o de janeiro)
  • Dia depois do ano novo = Day after New Year’s Day (2 de janeiro)
  • Dia do Tratado de Waitangi (reconhecimento dos direitos dos povos mori) — 6 de Fevereiro
  • Sexta-feira Santa = Good Friday (feriado móvel)
  • Segunda de Páscoa = Easter Monday (feriado móvel, a segunda-feira após o domingo de Páscoa)
  • Dia do ANZAC (uma data relacionada à 1a Guerra Mundial) Day — 25 de Abril
  • Dia do Aniversário da Rainha = Queen’s Birthday (em junho, data móvel)
  • Dia do Trabalhador = Labour Day (uma data em outubro, não em 1o de maio)
  • Natal = Christmas Day (25 de dezembro)
  • Dia de Liquidação = Boxing Day (26 de dezembro)

Uma coisa muito boa é que alguns feriados, quando caem de final de semana, eles possuem “regras específicas” que determinam que sejam transferidos para um determinado dia da semana (assim, as pessoas não “perdem” o feriado). Coisa boa, hein?

Funciona assim: Se qualquer um dos 4 feriados do Natal e Ano Novo caírem em um sábado ou domingo e você normalmente não trabalha nesses dias, a segunda ou terça-feira seguinte são pagas em feriados.

Além disso, o aniversário da cidade onde se mora é sempre um feriado, também.

Aqui no site do Governo da Nova Zelândia é possível saber quais são os feriados e aniversários das principais cidades do ano atual e do próximo ano, além das datas para os quais foram “realocados”, para se programar.

Férias e Feriados na Nova Zelândia

Os dias de férias e feriados na Nova Zelândia são muito valorizados pelos kiwis, eles viajam, passeiam e curtem a vida ao máximo, do jeito que eles sabem fazer tão bem. As estradas ficam cheias, os campings e hotéis ficam lotados, os aeroportos se movimentam e, na volta, há muitas histórias boas para compartilhar e ouvir. O melhor jeito é se planejar, se organizar e curtir a vida

Related posts

A minha vida na Nova Zelândia

Rosana Melo

Onde Estudar na Nova Zelândia

Catherine de Souza Nogueira

Como encontrar um estágio na Nova Zelândia

Natália Souza

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação