BrasileirasPeloMundo.com
Alemanha

Delícias de Natal na Alemanha

A chegada do Natal na Alemanha significa muito mais do que presentes, friozinho e mercados de Natal. É principalmente a época mais saborosa do ano. O mês de dezembro é recheado de delícias de Natal na Alemanha, uma tentação maior do que a outra. Nessas horas é melhor deixar a dieta de lado e aproveitar cada uma delas.

As delícias do Natal alemão diferem de uma região para outra, mas tentei reunir em um só lugar as mais populares. Nem todas são tipicamente alemães, muitas delas são originárias de outros países, mas são bem comuns por aqui:

Glühwein

Comidinhas do Natal alemão

A bebida mais famosa da época natalina na Alemanha. O Glühwein é um vinho quente com um leve toque de especiarias, como canela e laranja. Tem um gostinho doce e o tradicional é feito com vinho tinto, mas alguns lugares o servem com vinho branco. Também há a versão sem álcool, chamada de Kinderpunsch, ideal para as crianças.

É possível comprá-lo pelas ruas, nos mercados de Natal, bem como nos supermercados – podendo aquecê-los em casa mesmo. É bem gostoso, docinho e perfeito para aquecer as mãos no frio de dezembro.

Obs: o Glühwein é típico em muito países da Europa – se não em todos – e possui nomes diferentes dependendo do lugar.

Feuerzangenbowle

É uma versão diferente do Glühwein, ao invés de somente vinho, é servido com rum. Além disso é tradicional colocar fogo numa pedrinha de açúcar que ao derreter adoçará a bebida. O gosto do Feuerzangebowle é mais forte, bem como seu teor alcoólico.

Weihnachtsplätzchen

Comidinhas do Natal alemão
Créditos

São os famosos biscoitinhos de Natal, tradicionalmente feitos em casa, mas que também são encontrados em supermercados e padarias. Existem diversos tipos e formatos de Weihnachtspläzchen, como de baunilha, chocolate, com geleia de frutas, de canela e muitos outros. São encontrados dentro de saquinhos plásticos e servidos em pratos. Eles são um verdadeiro vício e algo que não pode faltar no Natal alemão.

Baumstrietzel

Comidinhas do Natal alemão

Original da Hungria, onde é chamado de Kürtőskalács, mas também bem popular na Alemanha, pelo menos aqui na Bavária é possível encontrá-los em quase todo mercado de Natal. É uma massa de gosto neutro em formato de bolo de rolo, mas que dentro é vazio e todo o sabor fica ao seu redor, podendo ser somente açúcar com canela, chocolate, amêndoas, dentre outros. Sinceramente? Meu favorito de todos aqui mencionados.

Flammbrot

Comidinhas do Natal alemão
Créditos

É uma espécie de pão-pizza, feito na hora e servido quentinho. Possui ingredientes diferentes à sua escolha. São bem gostosos e populares nos mercados de Natal.

Christstollen

Comidinhas do Natal alemão
Créditos

O famoso “bolo” Stollen, é uma massa de pão com frutas desidratadas, coberto com açúcar de confeiteiro. É tradicional no país todo. Não é muito a minha praia, mas há quem ame.

Gabrannte Mandeln

Comidinhas do Natal alemão

São amêndoas caramelizadas, pode ser também amendoim ou até mesmo macadâmia, cobertos com chocolate, nutella, açúcar com canela etc. Dá para comer como se fosse pipoca, um pecado. Para mim, cheiro de Gebrannte Mandel é a cara do Natal.

Lebkuchen

Comidinhas do Natal alemão
Créditos

Biscoitos de gengibre, a mesma massa usada para fazer os famosos corações decorados. Assim como nos Estados Unidos eles são bem populares na Alemanha na época do Natal, podendo ser encontrados em diversos formatos e produzidos por marcas diferentes. Há quem os faça em casa, mas são principalmente encontrados nos supermercados e padarias.

Pato e Ganso

Comidinhas do Natal alemão
Créditos

E para ceia, não dá para faltar um bom pato ou ganso assado no forno. Enquanto no Brasil comemos peru, por aqui eles são a pedida e a tradição. Normalmente servidos com molho e batata, claro.

Outras delícias

Essas não são tão tradicionais, mas vale a pena adicioná-las à lista e prová-las.

Frutas cobertas com chocolate

Comidinhas do Natal alemão

Seja com chocolate branco ou ao leite, elas estão em todos os mercados de Natal: maçãs, morangos, uvas e bananas são as principais. São encontradas ao longo do ano também, não só na época do Natal.

Kebab de chocolate (SchokoKebab)

Comidinhas do Natal alemão

Como assim? É isso mesmo, aqui inventam de tudo nesses mercados de Natal. Ano passado provei uma dessas invenções, que por sinal deu muito certo: kebab de chocolate. É uma massinha tipo de panqueca quentinha, com raspas de chocolate branco e ao leite que vão derretendo. E se achar pouco dá ainda para colocar calda de caramelo ou chocolate em cima. Uma loucura!

Marshmallow coberto com chocolate

Comidinhas do Natal alemão

Porque marshmallow por si só não é doce o suficiente, já encontrei por aqui marshmallow coberto com chocolate. Já falei, é melhor deixar a dieta de lado.

Suco de maçã quente

Comidinhas do Natal alemão

Em casa ou nos mercados de Natal tem sempre suco de maçã com canela quentinho para aquecer o corpo.

Caipirinha quente

Comidinhas do Natal alemão

Já disse que aqui inventam de tudo, pois bem, tem até caipirinha versão Natal alemão: quente. É estranho, mas não é ruim e ainda é carinha!

Uma coisa é certa: na Alemanha você pode até não ganhar presente de Natal, mas algumas calorias à mais, isso você vai. É muita delícia para provar em um mês só.

Conhece alguma dessas tradições? Já provou alguma dessas delícias?

Related posts

A cultura do corpo livre na Alemanha

Catia Pietro

10 Destinos de viagem preferidos dos alemães

Karina Finke

Da Grécia para Alemanha

Clarissa Gaiarsa

1 comentário

Isabela Dezembro 11, 2015 at 11:35 am

Ótimas fotos ! mmmmmmmm 🙂

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação