BrasileirasPeloMundo.com
Alemanha Imigração

Dicas para quem pretende morar na Alemanha

Com a atual situação do Brasil, cada vez mais brasileiros buscam melhoria na qualidade de vida e oportunidades em outros países, e a Alemanha está entre eles. No entanto, para vir morar no país não depende somente de sua decisão, mas de muitas outras variáveis que devem ser levadas em consideração no planejamento de sua mudança.

Aqui estão algumas dicas para você que pretende vir morar na Alemanha:

Defina o seu objetivo

Por que você quer morar na Alemanha? Para trabalhar? Quer trabalhar na sua área? Quer estudar? Estudar o que, e onde? Antes de mais nada você deve fazer essas perguntas a si mesmo, o que irá ajudar a definir o seu objetivo.

Saber o seu objetivo é o primeiro de muitos outros passos, e provavelmente o mais importante. Afinal de contas, você precisa saber o que pretende fazer na Alemanha, para poder então buscar informações mais específicas que irão te ajudar a entender como o processo de vir morar no país funciona.

Informe-se sobre o processo

O processo de vir morar na Alemanha legalmente não é tão fácil como muitas pessoas pensam. Para quem já teve a sorte de ter uma oferta de emprego concreta ou para quem possui alguma cidadania europeia, tudo funciona mais simples do que para quem ainda está à procura de uma oportunidade de emprego ou estudo.

Procure saber como é possível achar emprego no país e o que é necessário para obter um visto de trabalho; nem toda empresa está disposta a dar entrada no processo do seu visto. Muitas informações sobre o tema trabalhar na Alemanha você pode encontrar aqui ou em sites oficiais como o do Consulado Geral da Alemanha no Brasil e o do Governo da Alemanha (em inglês e alemão).

Se o seu caso for estudo, busque informações diretamente com a universidade de sua escolha (que possua o curso que você pretende estudar); eles poderão informar e muitas vezes auxiliar no processo de obtenção de visto.

Procure emprego com antecedência

Se você já sabe que quer vir para a Alemanha a trabalho, o ideal já é pesquisar se e que tipos de vagas o país oferece na sua área. Isso é muito importante para que já possa saber o que esperar do mercado de trabalho, bem como que requisitos são exigidos.

Na Alemanha existem profissões que, para serem exercidas por estrangeiros, devem ser reconhecidas pelo governo. Dentre elas estão dentistas, advogados, médicos, professores, veterinários, entre outras. Por outro lado, também há outras em que o reconhecimento é opcional, como administração. Para saber qual é o seu caso e como funciona o processo de reconhecimento, visite o site oficial do governo (em inglês).

Para saber se você está apto a vir trabalhar na Alemanha, o governo oferece um site (em inglês) onde dá para fazer um “migration check” e ver se será possível conseguir um emprego no país.

Aqui estão também algumas sugestões de sites onde procurar emprego na Alemanha:

Estude o idioma

Saber falar inglês sem dúvidas ajuda muito a encontrar um emprego ou estudar no país. Mas saber pelo menos o mínimo do alemão é essencial e aumenta suas chances de conseguir um emprego ou uma vaga em uma universidade, bem como na adaptação ao país.

Se você pretende vir morar na Alemanha, procure um curso de alemão e comece já. Por mais que você não vá aprender tudo e ficar fluente antes de sair do Brasil, já estará dando um grande passo para facilitar a sua vida no país, seja como trabalhador, estudante ou acompanhante.

Pesquise sobre a cidade onde pretende morar

Sabendo a cidade onde você pretende/irá morar, é muito importante buscar informações sobre ela, como o custo de aluguel, onde você deve se registrar ao chegar, cursos de alemão, etc.

Descubra os seus direitos e deveres

Seja no seu ou em qualquer outro país, saber quais são seus direitos e deveres é essencial, especialmente quando você é estrangeiro. Aqui estão apenas alguns exemplos que reuni, baseados em sites oficiais do governo alemão:

  • Estrangeiros que ganhem mais de 8 mil euros por ano necessitam pagar impostos anuais;
  • Estrangeiros que residem legalmente no país e pagam seus impostos, possuem o direito ao plano de saúde público;
  • Depois de 8 anos residindo no país, estrangeiros podem adquirir a cidadania alemã. Em caso de casamento com um alemão, esse período é mais curto;
  • Uma criança nascida na Alemanha filha de pais estrangeiros, possui automaticamente o direito de obter a cidadania alemã, se um dos pais estão morando legalmente no país há pelo menos 8 anos;
  • Tanto o pai quanto a mãe possuem o direito à licença maternidade remunerados (mesmo que com uma certa redução que varia de acordo com o salário).

Para mais informações sobre seus direitos e deveres no país clique aqui.

Prepare-se para a mudança

Se depois de todas informações adquiridas você está apto a mudar para a Alemanha legalmente, está na hora de se preparar para a mudança. Inicie sua busca por um apartamento; informe-se sobre o que deverá fazer ao chegar no país; matricule-se em um curso de alemão; informe-se como pedir o visto de seu/sua esposo (a) e filhos, se for o caso. Veja aqui algumas dicas para os primeiros meses na Alemanha.

Aproveite as dicas e boa sorte!

Related posts

Igualdade de gênero e direitos da mulher na Alemanha

Catia Pietro

A Importância do Casamento na Alemanha

Bárbara Poplade Schmalz

Bicicletas em Munster

Sarah Oliveira

10 comentários

Joy Matta Julho 19, 2015 at 12:35 am

Excelente, querida. Extremamente útil!! Abraços!

Resposta
Allane Milliane Julho 20, 2015 at 4:15 pm

Fico feliz que tenha gostado Joy!!

Abraço,
Allane

Resposta
Persio Souza Julho 20, 2015 at 10:11 pm

Você esta mal informada, a situação aqui não mudou nada, continuamos trabalhando. estudando, passeando, comendo e vivendo, o que ha aqui é um terrorismo da imprensa, que procura só dar as mas noticias escondendo as boas, só um exemplo o 1º ministro da china esteve aqui assinou acordos para investir 50 bi em ferrovias, rodovias e aviação, a venda de carros de luxo importado no 1º setimestre deste ano subiu 34%, estive o ano passado dando uma volta na Europa pude constar que ai o custo de vida é muito alto, paga-se muito imposto, na Suíça fique sabendo que 70% da população não tem casa própria mora de aluguel a vida toda, aqui temos temos o programa minha casa minha vida para todos os cidadão ter um lar. portanto não sei se a situação aqui esta ruim como alguns falam.

Resposta
Allane Milliane Agosto 17, 2015 at 8:06 am

Obrigada pela informação, Persio.

Resposta
Alcides Outubro 12, 2015 at 5:59 pm

E se quiser morar na Alemanha como aposentado. Recebendo salário do Brasil. Quais as possibilidades.

Resposta
Allane Milliane Outubro 13, 2015 at 2:00 pm

Olá Alcides,

Para morar na Alemanha ou você tem que ter a cidadania do país, ou deverá ter um trabalho. Não é possível apenas se mudar.

Abraço,
Allane

Resposta
Jean Outubro 24, 2015 at 4:15 am

Olá Allane,

Tenho nacionalidade alemã e gostaria de saber se é difícil conseguir emprego na Alemanha. No meu caso eu tenho 25 anos e não contemplo de graduação, meu objetivo é ir para estudar, nesse meio tempo ficarei na casa do meu pai em Ibbenbüren. Começarei em fevereiro um curso de alemão na Alemanha, pois eu entendo o idioma e apesar de ter facilidade eu ainda não sei escrever e falar (fui alfabetizado na alemanha quando pequeno) para depois eu poder fazer o Studiencolleg e terminar o “quarto” ano necessário, mas nesse meio tempo eu terei que ter meu dinheiro próprio, então reformulando… Já sabendo o idioma alemão, eu consigo trabalhar como balconista ou em algum supermercado?

Segunda dúvida, o governo dá algum auxílio financeiro para alguém nas minhas condições?

Obrigado

Resposta
Allane Milliane Novembro 17, 2015 at 12:23 pm

Olá Jean,

Que legal!
Então, o governo não dá auxílio não. Essa ajuda do governo só há quando você estava empregado e saiu/perdeu o emprego, dai você tem que dar entrada em um processo na prefeitura da sua cidade para que o governo possa te ajudar por alguns meses financeiramente (e tudo varia de caso para caso). Já sobre trabalho, a facilidade de encontrar emprego depende muito da área que você pretende trabalhar. No caso, em supermercado vejo bastante vaga, acredito que seja fácil conseguir sabendo alemão 🙂

Boa sorte com tudo,
Allane

Resposta
Joy Besser Agosto 31, 2017 at 10:13 pm

Oi Jean,

Sim, como cidadão alemão você recebe ajuda financeira. Não é muito, mas é o suficiente para comida e deslocamentos. O governo também te dá auxílio moradia. Procure o download do SGB II, que é o step by step do auxílio desemprego. Tem em inglês. Sugiro você se matricular num VHS na Alemanha e fazer até o B2, para conseguir um emprego.

Abraço e tudo de bom!

Resposta
Walter Julho 27, 2017 at 4:39 pm

Boa tarde Allane.
Sou aposentado e tenho cidadania alemã.
Gostaria de saber se existem chances de se conseguir emprego na área industrial (automobilística) e como faria para receber minha aposentadoria brasileira na Alemanha (será que tem imposto).
Obrigado

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação