Não existe lugar perfeito, isso todos já sabemos, mas nem por isso vamos deixar de conhecer e explorar aquelas cidades aonde sempre tivemos vontade de ir. Praga também é assim, cheia de pontos positivos e negativos, e que só conhece de verdade quem mora aqui. Há uma grande diferença entre visitar uma cidade a turismo, quando os dias são cheios de atividades, passeios e lugares novos, e mudar-se para esse lugar, onde a rotina é bem diferente de um dia típico de um turista. O cotidiano e a vida real em Praga vão além do centro antigo e das belas construções históricas que encontramos na cidade, mas é só morando aqui que descobrimos todas as vantagens e desvantagens de chamar esse país de casa. No texto de hoje, eu falo sobre as vantagens de viver aqui.
1. Segurança
A República Tcheca é um país muito seguro e Praga, consequentemente, é uma cidade muito segura. Aqui ainda é possível andar sem medo pelas ruas (com cuidado, é claro), passear à noite, ver crianças brincando na rua, usar o transporte público tranquilamente a qualquer horário do dia e da noite e ter a liberdade de fazer o que quiser sem receio da violência que, infelizmente, existe em boa parte do mundo. No geral, Praga é uma cidade muito tranquila e raramente acontece algo ruim, o que pra mim é um dos pontos mais positivos daqui.
2. Localização
No centro da Europa. É assim que muitas agências de turismo costumam descrever o país e é a mais pura verdade. Aqui estamos bem localizados e perto de várias cidades e países, o que facilita muito na hora de viajar. Seja de carro, ônibus, trem ou avião, há opções para todos os gostos e bolsos. Ah, e sem esquecer daqueles que não possuem muito tempo para viajar, é possível fazer uma ida e volta no mesmo dia e mesmo assim visitar lugares muito interessantes (até mesmo fora da República Tcheca).
3. Cultura
Praga respira música, arquitetura, arte, história e cultura. Apesar de ser a capital, aqui ainda é possível viver os costumes tchecos mais tradicionais, pois eles são preservados pela população até nos dias de hoje. Além disso, há inúmeras atrações artísticas e culturais pela cidade toda, que costumam agradar a pessoas de todas as idades. Isso sem falar que muitas dessas atrações são gratuitas.
4. Sistema público de educação, saúde e transporte
Aqui, as coisas funcionam bem e os impostos são realmente investidos para que a população tenha uma boa qualidade de vida. O sistema de saúde público (sobre o qual escrevi aqui) é de alta qualidade, assim como o sistema público de educação (sobre o qual escrevi aqui). Além disso, o sistema de transporte público de Praga é excelente, pontual, barato e dá cobertura praticamente a toda a cidade. Depender do sistema público aqui é normal e não há razões para se preocupar com isso.
5. Comida tcheca (e cerveja)
Sei de muita gente que provou e não gostou, mas eu adoro a comida tcheca pelo seu sabor caseiro. Os pratos mais típicos daqui são normalmente elaborados com ingredientes simples, como a batata, carne, repolho, creme de leite… mas o resultado final é sempre delicioso e ideal para o clima daqui. Isso sem falar nas cervejas tchecas, que de tão populares e consumidas que são, custam menos que água!
6. Custo de vida
A República Tcheca tem um custo de vida relativamente baixo, se comparado com a maioria dos outros países europeus, o que faz de Praga uma cidade mais barata do que normalmente esperamos de uma capital. Sendo assim, é possível investir mais em lazer sem culpa ou receio de estar gastando muito. Aqui tem mais informações sobre o assunto.
7. Distâncias curtas
Não só é possível chegar ao outro lado de Praga sem passar horas no trânsito, como também é possível viajar facilmente pela República Tcheca. As distâncias de uma cidade a outra são curtas e há milhares de lugares para se conhecer nesse país (não estou exagerando, só castelos há mais de mil)! Por isso, não dá para perder a oportunidade de viajar pela República Tcheca (aqui há mais informações sobre os lugares que vão além de Praga).
8. Estações do ano
Aqui temos as quatro estações do ano bem definidas, algo bem interessante para quem vem do Brasil. É possível aproveitar cada estação, as suas características únicas e os vários eventos e atividades que são organizados pela cidade durante cada época. No verão, há festivais e feiras pelos parques. No inverno, há a feira de Natal (sobre a qual falei aqui), no outono e na primavera também há várias feiras e exposições em Praga.
8 Comments
Olá Isadora! Esses países da Europa Central (Rep. Tcheca, Eslováquia, Polônia, Hungria) são tão bons… mas é uma pena que o idioma desses países sejam tão difíceis de falar e entender. Se não fosse o idioma, moraria nesses países sem dúvida alguma! Um abraço.
Menores de idade, acompanhados dos pais, podem beber cerveja em lugares públicos? Estamos indo aí na semana que vem e meu adolescente barbado e de 1,90 de altura, mas com 16 anos, gostaria de experimentar a cerveja. Obrigada!!!
Ah sim 😉 dá para beber…. dependendo do lugar não vão querer ver a identidade (RG ou passaporte).
Olá. Gostei bastante de saber essas coisas. Gostaria de saber quanto a trabalho ,dinheiro… Uma amiga me chamou pra irmos embora pra Praga porque o Pai dela é Tcheco e tem casa própria em Praga. Porém eu estive pesquisando e o salário é muito baixo em relação á outros países da Europa. Fiquei com medo,pois tenho que mandar dinheiro para o Brasil. Eu sou manicure e trabalho com unhas em gel,acrílico. Parece que não da pra mandar dinheiro suficiente ao Brasil(pago prestação de imóvel lá) Então, Praga é um sonho lindo,mas nesse momento parece tão distante pra mim.Meu coração até doi de vontade de ir rsrs. Me diga o que vc já viu a esse respeito,por favor. Obrigada
Oi, eu tenho uma pergunta.
recebi uma proposta de emprego em Ceske Budejovice 150km de Praga. O salario gira em torno de 15000 coroas, vc acha viavel? com esse dinheiro conseguiria viver e quem sabe viajar pela europa pelo menos uma vez ao ano?
Boa noite Isadora, estou indo a Praga em junho e preciso saber se tem loja que venda produtos natalinos o ano inteiro, pois quero comprar algumas coisas para decorar o meu apartamento.
Olá vizinha e colega de BPM!
Adorei o texto, pois está nos meus planos conhecer – finalmente – a República Tcheca e provar o maravilhoso gulash tcheco e as cervejas… ahhh
Abs,
Vivian
Olá Isadora, sou Luis Alberto, tenho um enorme interesse em morar na Europa e pude perceber que a Republica Tcheca é um bom pais de se morara, sou Sgt do exercito e formado em Física, estou juntando uma grana pra poder morar na Europa, sabe se ha algum grupo de Whatsapp sobre brasileiros que moram ai? se puder falar comigo tbm por e-mail ou telefone deixarei o meu aqui.
(71)9 9147-6199
luis.magnetismo@gmail.com