Dez motivos para morar na Costa Rica

5
530
Praia Conchal, Praia El Coco e Praia Tamarindo - Arquivo Pessoal
Advertisement

Quando escolhemos um novo país para morar, colocamos na balança os prós e contras dessa escolha, pois sabemos que estaremos saindo da nossa zona de conforto, de perto dos nossos familiares, para vivenciar uma nova cultura e novas experiências.

Então nesse texto abordo dez motivos para morar na Costa Rica e aproveitar o que há de melhor neste pequeno país de natureza exuberante, ressaltando que levo em consideração minha experiência aqui.

  1. País mais feliz da América Latina e Caribe

Pela quinta vez consecutiva, a Costa Rica ficou em primeiro lugar na pesquisa sobre os países mais felizes da América Latina e Caribe. No índice mundial, o país sempre fica entre os 15 melhores países, em 2018 ocupa a oposição 13º do ranking, com 7.072 pontos.

Para essa pesquisa, são levados em consideração alguns fatores relacionados ao bem-estar da população, como renda, liberdade, confiança, expectativa de vida saudável, apoio social e generosidade.

O que faz a Costa Rica ser assim tão exitosa nesse quesito?

Em uma entrevista para a CNN o ex-presidente da Costa Rica, Luis Guillermo Solís, afirmou que “o país tem uma combinação virtuosa de fatores, como a estabilidade democrática, o fato de não ter exército, um bom sistema de segurança social e uma economia focada em pequenas empresas”.

Leia também: Dificuldades durante a adaptação na Costa Rica

  1. Entre as cinco Blue Zones do mundo

Já ouviu falar de Blue Zone? São diferentes lugares espalhados pelo mundo onde as pessoas têm uma expectativa de vida além do habitual com melhor qualidade de vida. Muitos têm uma vida além dos 100 anos com muita saúde, sem as doenças presentes no nosso dia a dia, como diabetes e pressão alta, e com um estilo de vida extraordinário.

As cinco “Blue Zones” do mundo são: Província de Nuoro, na Sardenha – Itália; Ilha de Ikaria – Grécia; Okinawa – Japão; Península de Nicoya – Costa Rica e a aldeia de Loma Linda, no sul da Califórnia – EUA.

Dentre as várias razões para a longevidade e a melhor qualidade de vida na Península de Nicoya, se destaca a importância de ter contato diário com as pessoas, cara a cara, longe dos computadores e das hipnotizadoras redes sociais.

  1. Alto nível de educação

O país tem uma taxa de 97,8% de alfabetização, sendo avaliado de acordo com a capacidade de ler e escrever de homens e mulheres a partir dos 15 anos, de acordo com a publicação do Index Mundi.

O gasto público da Costa Rica com educação é mais ou menos 6,7% do seu PIB, sendo o único país centroamericano livre de analfabetismo, com somente 3,2% de sua população nessa condição. O que foi estabelecido pela Unesco para definir um país como livre de analfabetismo é ele que não supere 5% da sua população na condição de não saber ler e escrever.

  1. Não tem exército

“…No quiero ejército de soldados, sino de educadores”, com essas palavras, no dia 1 de dezembro de 1948, o então presidente José Figueres Ferrer aboliu o exército da Costa Rica, convertendo o país em um dos primeiros do mundo em não contar com as Forças Armadas.

Em vez de investir dinheiro no Exército e, muitas vezes, em reconstrução do país por conta de conflitos, o investimento é destinado à educação, saúde e cultura da Costa Rica.

  1. Meio ambiente valioso

Este pequeno país acumula 5% da biodiversidade do planeta! Quase um quarto (¼) de seu território está ocupado por bosques, florestas e reservas protegidas, sendo a capital do ecoturismo mundial.

É a nação mais respeitosa com o meio ambiente, estando entre os países que mais se destacam na luta contra as mudanças climáticas.

Um dado bem interessante e que chama a atenção de todo o mundo é que em 2017 a Costa Rica bateu o recorde de utilização de energias renováveis, cobrindo 99,62% de suas necessidades com esse tipo de energia.

Isso quer dizer que dos 365 dias do ano, em 300 deles os costarriquenses só utilizaram energia de fontes renováveis, isso coloca o país à frente de nações europeias, americanas e asiáticas.

Quanto à diversidade animal, o país é também reconhecido como a capital dos beijas-flores do gênero colibri, com até 52 espécies diferentes de beija-flor.

Leia também: Palavras e expressões da Costa Rica

  1. Clima tropical

Com a proximidade da linha do Equador, o clima no país é bem tropical e diversificado, podendo em uma viagem da Praia de Tamarindo a San José, sair de uma temperatura de 30ºC a 22ºC no mesmo dia. A razão principal para tanta diversidade climática é o fato do país ser localizado entre o Oceano Pacifico e o Mar do Caribe, e esses estarem relativamente próximos um do outro.

Aqui não existe estações definidas (primavera, verão, inverno e outono), o que existe é uma estação chuvosa e uma seca, geralmente o sol brilha o ano inteiro.

A temporada chuvosa geralmente é de maio a novembro. Mas não significa que vai chover o dia inteiro, o que normalmente acontece é uma chuva durante um determinado tempo e depois passa. E a temporada seca vai de dezembro a abril.

  1. Segurança

A sensação de segurança aqui está em todos os lugares. Nos sentimos livres e sem medo de andar pelas ruas, usar celular, passear por aí tirando fotos e principalmente sair pelas ruas à noite.

Apesar de não ter exército, o país dedica uma grande verba à segurança nacional. Só em 2016, foram 950 milhões de dólares, fazendo com que a Costa Rica seja o país da América Central que mais investe dinheiro em segurança nacional e um dos mais seguros da região.

Leia também: Vistos para morar na Costa Rica 

  1. Poder tomar banho em dois oceanos diferentes

Do lado oeste da Costa Rica está o Mar do Caribe, o Oceano Atlântico, que tem praias lindíssimas, porém reparei que são praias mais visitadas pelos costarriquenses. Nesse lado está a Praia de Puerto Viejo, Puerto Limon, Mazannillo, Punta Uva dentre outras lindíssimas.

Do lado leste encontra-se o Oceano Pacífico, com águas também cristalinas e praias paradisíacas, como a Praia de Tamarindo, Danita, Santa Teresa, Conchal, Manuel Antônio e muitas outras.

Cada praia tem seus encantos e suas particularidades para apaixonar-se.

  1. Vulcões para visitar

A Costa Rica possui mais de 200 formações vulcânicas identificadas. Atualmente somente 100 dessas formações mostram algum tipo de atividade vulcânica. A maioria dos vulcões está na parte norte do país. Eles são parte importantíssima da biodiversidade do país e encantam turísticas e cientistas.

Alguns dos mais famosos vulcões do país: vulcão Arenal, que até pouco tempo esteve soltando gases quentes e nuvens de vapor e que tem as águas termais vulcânicas para banhar-se; o vulcão de Irazu, que é conhecido por ter um imenso lago azul-verde dentro de uma de suas crateras; vulcão Poás, é o de mais fácil acesso e tem um lago meio fervente de ácidos, o que provoca chuvas ácidas às vezes.

  1. Surfe o ano inteiro

Na Costa Rica você encontra ondas e praias maravilhosas para surfar o ano inteiro. O top 5 de praias para surfar é: Roca Bruja, em Praia Naranjo; Salsa Brava, em Puerto Viejo; Praia Avellanas; Praia Guiones, em Nosara e Praia Tamarindo, em Guanacaste.

Motivo bônus: O país é multicultural, com pessoas de todas as partes do mundo morando aqui e trocando experiências de vida, o que te ajuda a não se sentir um peixinho fora d’água.

Até a próxima!

5 Comentários

  1. Opa! Gostei de todos, exceto o item Vulcanismo. Realmente, esse tópico seria interessante se fosse somente para visitar, mas, morar ao lado de uma panela de pressão do tamanho de uma montanha, é arriscado, precisa de um excelente sistema de monitoramento e outro excelente plano de evacuação.

  2. Adorei o texto, Lorena! Outro fator diferencial na educação aqui é que os colégios, maioria, são bilíngues ou trilingues! Muitos sao montessorianos e também encontramos Waldorf! Existem outros com “bachillerato” internacional (os jovens podem optar por fazer Universidade em outros países)! Outra coisa que adoro aqui são os refúgios de animais: os animais resgatados sao super bem cuidados! Outro plus da Costa Rica são os orgânicos e feiras locais! Amo! Beijos!

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.