Quando escolhemos um novo país para morar, colocamos na balança os prós e contras dessa escolha, pois sabemos que estaremos saindo da nossa zona de conforto, de perto dos nossos familiares, para vivenciar uma nova cultura e novas experiências.
Então nesse texto abordo dez motivos para morar na Costa Rica e aproveitar o que há de melhor neste pequeno país de natureza exuberante, ressaltando que levo em consideração minha experiência aqui.
- País mais feliz da América Latina e Caribe
Pela quinta vez consecutiva, a Costa Rica ficou em primeiro lugar na pesquisa sobre os países mais felizes da América Latina e Caribe. No índice mundial, o país sempre fica entre os 15 melhores países, em 2018 ocupa a oposição 13º do ranking, com 7.072 pontos.
Para essa pesquisa, são levados em consideração alguns fatores relacionados ao bem-estar da população, como renda, liberdade, confiança, expectativa de vida saudável, apoio social e generosidade.
O que faz a Costa Rica ser assim tão exitosa nesse quesito?
Em uma entrevista para a CNN o ex-presidente da Costa Rica, Luis Guillermo Solís, afirmou que “o país tem uma combinação virtuosa de fatores, como a estabilidade democrática, o fato de não ter exército, um bom sistema de segurança social e uma economia focada em pequenas empresas”.
Leia também: Dificuldades durante a adaptação na Costa Rica
- Entre as cinco Blue Zones do mundo
Já ouviu falar de Blue Zone? São diferentes lugares espalhados pelo mundo onde as pessoas têm uma expectativa de vida além do habitual com melhor qualidade de vida. Muitos têm uma vida além dos 100 anos com muita saúde, sem as doenças presentes no nosso dia a dia, como diabetes e pressão alta, e com um estilo de vida extraordinário.
As cinco “Blue Zones” do mundo são: Província de Nuoro, na Sardenha – Itália; Ilha de Ikaria – Grécia; Okinawa – Japão; Península de Nicoya – Costa Rica e a aldeia de Loma Linda, no sul da Califórnia – EUA.
Dentre as várias razões para a longevidade e a melhor qualidade de vida na Península de Nicoya, se destaca a importância de ter contato diário com as pessoas, cara a cara, longe dos computadores e das hipnotizadoras redes sociais.
- Alto nível de educação
O país tem uma taxa de 97,8% de alfabetização, sendo avaliado de acordo com a capacidade de ler e escrever de homens e mulheres a partir dos 15 anos, de acordo com a publicação do Index Mundi.
O gasto público da Costa Rica com educação é mais ou menos 6,7% do seu PIB, sendo o único país centroamericano livre de analfabetismo, com somente 3,2% de sua população nessa condição. O que foi estabelecido pela Unesco para definir um país como livre de analfabetismo é ele que não supere 5% da sua população na condição de não saber ler e escrever.
- Não tem exército
“…No quiero ejército de soldados, sino de educadores”, com essas palavras, no dia 1 de dezembro de 1948, o então presidente José Figueres Ferrer aboliu o exército da Costa Rica, convertendo o país em um dos primeiros do mundo em não contar com as Forças Armadas.
Em vez de investir dinheiro no Exército e, muitas vezes, em reconstrução do país por conta de conflitos, o investimento é destinado à educação, saúde e cultura da Costa Rica.
- Meio ambiente valioso
Este pequeno país acumula 5% da biodiversidade do planeta! Quase um quarto (¼) de seu território está ocupado por bosques, florestas e reservas protegidas, sendo a capital do ecoturismo mundial.
É a nação mais respeitosa com o meio ambiente, estando entre os países que mais se destacam na luta contra as mudanças climáticas.
Um dado bem interessante e que chama a atenção de todo o mundo é que em 2017 a Costa Rica bateu o recorde de utilização de energias renováveis, cobrindo 99,62% de suas necessidades com esse tipo de energia.
Isso quer dizer que dos 365 dias do ano, em 300 deles os costarriquenses só utilizaram energia de fontes renováveis, isso coloca o país à frente de nações europeias, americanas e asiáticas.
Quanto à diversidade animal, o país é também reconhecido como a capital dos beijas-flores do gênero colibri, com até 52 espécies diferentes de beija-flor.
Leia também: Palavras e expressões da Costa Rica
- Clima tropical
Com a proximidade da linha do Equador, o clima no país é bem tropical e diversificado, podendo em uma viagem da Praia de Tamarindo a San José, sair de uma temperatura de 30ºC a 22ºC no mesmo dia. A razão principal para tanta diversidade climática é o fato do país ser localizado entre o Oceano Pacifico e o Mar do Caribe, e esses estarem relativamente próximos um do outro.
Aqui não existe estações definidas (primavera, verão, inverno e outono), o que existe é uma estação chuvosa e uma seca, geralmente o sol brilha o ano inteiro.
A temporada chuvosa geralmente é de maio a novembro. Mas não significa que vai chover o dia inteiro, o que normalmente acontece é uma chuva durante um determinado tempo e depois passa. E a temporada seca vai de dezembro a abril.
- Segurança
A sensação de segurança aqui está em todos os lugares. Nos sentimos livres e sem medo de andar pelas ruas, usar celular, passear por aí tirando fotos e principalmente sair pelas ruas à noite.
Apesar de não ter exército, o país dedica uma grande verba à segurança nacional. Só em 2016, foram 950 milhões de dólares, fazendo com que a Costa Rica seja o país da América Central que mais investe dinheiro em segurança nacional e um dos mais seguros da região.
Leia também: Vistos para morar na Costa Rica
- Poder tomar banho em dois oceanos diferentes
Do lado oeste da Costa Rica está o Mar do Caribe, o Oceano Atlântico, que tem praias lindíssimas, porém reparei que são praias mais visitadas pelos costarriquenses. Nesse lado está a Praia de Puerto Viejo, Puerto Limon, Mazannillo, Punta Uva dentre outras lindíssimas.
Do lado leste encontra-se o Oceano Pacífico, com águas também cristalinas e praias paradisíacas, como a Praia de Tamarindo, Danita, Santa Teresa, Conchal, Manuel Antônio e muitas outras.
Cada praia tem seus encantos e suas particularidades para apaixonar-se.
- Vulcões para visitar
A Costa Rica possui mais de 200 formações vulcânicas identificadas. Atualmente somente 100 dessas formações mostram algum tipo de atividade vulcânica. A maioria dos vulcões está na parte norte do país. Eles são parte importantíssima da biodiversidade do país e encantam turísticas e cientistas.
Alguns dos mais famosos vulcões do país: vulcão Arenal, que até pouco tempo esteve soltando gases quentes e nuvens de vapor e que tem as águas termais vulcânicas para banhar-se; o vulcão de Irazu, que é conhecido por ter um imenso lago azul-verde dentro de uma de suas crateras; vulcão Poás, é o de mais fácil acesso e tem um lago meio fervente de ácidos, o que provoca chuvas ácidas às vezes.
- Surfe o ano inteiro
Na Costa Rica você encontra ondas e praias maravilhosas para surfar o ano inteiro. O top 5 de praias para surfar é: Roca Bruja, em Praia Naranjo; Salsa Brava, em Puerto Viejo; Praia Avellanas; Praia Guiones, em Nosara e Praia Tamarindo, em Guanacaste.
Motivo bônus: O país é multicultural, com pessoas de todas as partes do mundo morando aqui e trocando experiências de vida, o que te ajuda a não se sentir um peixinho fora d’água.
Até a próxima!
15 Comments
Opa! Gostei de todos, exceto o item Vulcanismo. Realmente, esse tópico seria interessante se fosse somente para visitar, mas, morar ao lado de uma panela de pressão do tamanho de uma montanha, é arriscado, precisa de um excelente sistema de monitoramento e outro excelente plano de evacuação.
Boa tarde!
Lorena, interessante as informações compartilhadas!
Estou para aposentar e tenho estudado alguns países para possível moradia, pois o Brasil, a cada dia, está mais insuportável!!
Adorei o texto, Lorena! Outro fator diferencial na educação aqui é que os colégios, maioria, são bilíngues ou trilingues! Muitos sao montessorianos e também encontramos Waldorf! Existem outros com “bachillerato” internacional (os jovens podem optar por fazer Universidade em outros países)! Outra coisa que adoro aqui são os refúgios de animais: os animais resgatados sao super bem cuidados! Outro plus da Costa Rica são os orgânicos e feiras locais! Amo! Beijos!
Que maravilha Cassia!!! Mais pontos positivos para a país.
Mora onde aqui?
Beijos!!
medico ganha bem ai em costa rica? Sabe qual o metodo de revalidaçao?
Ola Jamesson!!
No momento não sei te responder essas informações, me desculpa. Podendo ajudar em outra coisa estou á disposição.
Olá Lorena amei o texto! Sabe informar se tem algum grupo de pessoas brasileiras que passamos trocar informações… estou indo casar na Costa Rica tenho muitas dúvidas e preciso de algumas informações. Obrigada!
Ola Carine!
No facebook você tem o grupo: Brasileiros na Costa Rica.
Olá Lorena,
Atualmente moro em Portugal ( Setúbal ) gostaria desaber se em Costa Rica é fácil ou se é comum achar Quartos para alugar ao invés de ficar hospedado em Hotel.?
Att
Luiz Zingra
Ola Luis!!
Aqui você acha quartos para alugar sim, principalmente na praia. Tem também kitnets.
Olá!!!
Estou me aposentando e gostaria de saber qual o custo médio mensal de vida, tipo classe média, Ando pesquisando sobre lugares para viver após aposentadoria.
Ola Laseir!
Depende da região que você vai escolher para morar. Por exemplo aqui onde eu moro – Praia de Tamarindo, se você tiver casa própria $.2.0000 por mês da para viver super bem, caso não tenha casa própria o custo sobe um pouco, pois os alugueis aqui são relativamente caros, ficaria $3.0000 dólares por mês você viveria super bem.
Quanto custa uma residencia com 2 quartos em costa rica? Não precisa ser no centro da cidade, pode ser em um bairro de classe media
Lorena Olá
Sou brasileiro e penso muito em ter uma experiência de vida na Costa Rica, mas a economia o mercado de trabalho e as exigências para trabalhar na Costa rica quais são?
Aguardo retorno
Obrigado
Ola Lucas!!!
A economia esta bem, algumas flutuações mas estável.
O mercado de trabalho é acessível, mas para ter um bom salário é preciso ter a permissão para trabalho.
O melhor seria já vim algo certo, alguma empresa e tal.
Sobre as exigências não sei te dizer como são.