BrasileirasPeloMundo.com
10 Motivos Irlanda

Dez motivos para morar na Irlanda

Dez motivos para morar na Irlanda.

Esse tema foi, sem dúvida, fácil demais para escrever, acho que dava até para listar uns 100 motivos para morar na Irlanda! Foi difícil selecionar os dez mais importantes, mas vamos lá:

1 – Os morangos de Wexford

Quem pensa que na Irlanda só tem batata, nunca comeu morango por aqui. E os cultivados no condado de Wexford são simplesmente deliciosos! Vale a pena esperar pelo verão para encontrar essa fruta em alta, e usá-la em tudo o que se tem direito e mais um pouco: sorvetes, geléias, bolos, iogurte, ou, simplesmente, comê-la fresquinha. Hmmm…

2 – A música irlandesa

As ruas irlandesas são repletas de pessoas mostrando seus talentos diariamente, transformando cada esquina em um palco. Além da tradicional música irlandesa, que agita os pubs mais turísticos, foi da Irlanda que saíram alguns dos mitos mais famosos em todo o mundo, como U2, Sinéad O’Connor, Enya, Bob Geldolf, Van Morrison e The Cranberries. Junte a isso o internacionalmente conhecido Riverdance, um grupo de dança típica irlandesa que é uma maravilha aos olhos. Precisa dizer mais?

3 – A cultura celta

Consagrada como o último reduto da cultura celta, a Irlanda preserva importantes artefatos e monumentos dessa antiga civilização. Alguns deles são milenares, como as tumbas e os misteriosos círculos de pedra, no mesmo estilo da britânica Stonehenge. E, apesar dos celtas já não estarem mais por aqui, seu legado é lembrado em cada lugar em que se vê a cruz celta cristã, um misto da cruz cristã com o símbolo solar celta – possivelmente, uma forma encontrada pela Igreja Católica de conciliar a cultura local com os novos ensinamentos religiosos.

4 – O Halloween

Neste mês de outubro acontece o Dia das Bruxas, ou Halloween. E você sabia que esta festa foi inicialmente inspirada em uma tradição celta? Pois, até hoje, os irlandeses são apaixonados pelo Dia das Bruxas, que transforma o país todo em um grande baile à fantasia. Sim, aqui não são só as crianças que se divertem indo de casa em casa oferecendo doces ou travessuras. Na Irlanda, os adultos encarnam seu personagem preferido, que pode ter saído de uma história de terror ou não, e lotam os bares e boates em busca de muita diversão e, quem sabe, do prêmio de melhor fantasia da noite.

5 – O St. Patrick’s Festival

E, falando em festa, março é tempo de celebrar o santo patrono da Irlanda, Saint Patrick ou São Patrício. Ele que ficou famoso por trazer o catolicismo para a Ilha Esmeralda e por ter expulsado as cobras da Irlanda – sim, não há cobras por aqui, exceto no zoológico – tem no dia 17 de março sua festa exclusiva. Nesta data, não só a Irlanda se veste e se pinta de verde, a cor nacional, mas várias cidades do mundo fazem o mesmo, já que os irlandeses emigraram, e continuam emigrando, para inúmeros países por diversas razões. Até o nosso Cristo Redentor iluminou-se em verde neste ano para homenagear o seu país amigo. O Festival tem direito a parada de carros alegóricos nas principais cidades irlandesas, eventos especiais para crianças, entre outras atrações.

6 – Os escritores

Na Irlanda, todo mundo lê. Crianças, jovens e adultos. As bibliotecas estão sempre lotadas, sebos e livrarias também. As vendas de e-books têm disparado por aqui e o transporte público é o recanto dos leitores de literatura ou de noticiários. Consequência disso é o fato deste país ser um celeiro de grandes escritores, o único a ter sido o berço de 4 vencedores do Prêmio Nobel de Literatura: William Yeats, George Bernard Shaw, Samuel Beckett e Seamus Heaney. Além destes, você já deve ter ouvido falar do polêmico Oscar Wilde; de C.S. Lewis e suas Crônicas de Nárnia; de James Joyce e sua obra inesquecível Ulisses; ou de Jonathan Swift e suas Viagens de Gulliver. Quer algo mais moderno? Tente Maeve Binchy, Marian Keyes, Tara French, John Connoly…a lista é interminável!

7 – Os cenários de filmes20140920_163117

O verde da Irlanda é simplesmente um espetáculo. Suas paisagens revelam uma atmosfera bucólica, romântica, cheia de mistérios e de histórias milenares. A cada fronteira com o oceano, essa beleza transforma-se em despenhadeiros incríveis, com lindas ondas batendo nas pedras. Não é à toa que a Irlanda tem sido escolhida como cenário para diversos filmes e seriados que se tornaram clássicos, como Coração Valente, O Resgate do Soldado Ryan, Em Nome do Pai, Meu Pé Esquerdo, P.S. Eu Te Amo e Guerra dos Tronos, só para citar alguns.

8 – A família irlandesa

Diferente de outros países da Europa, aonde o conceito de família vem mudando e mais e mais pessoas decidem não casar ou não ter filhos, a família é ainda bastante tradicional na Irlanda, e no bom sentido. Sim, as mulheres trabalham, mas muitas ainda se sentem à vontade para deixar a carreira e em ficar em casa cuidando das crianças até que elas entrem na escola. E isso não é mal visto pela sociedade, é quase esperado. A mãe irlandesa é bastante respeitada, lembrando a mama italiana, e tem forte influência entre os filhos mesmo já adultos. Ainda que soe estranha ou antiquada para alguns de nós, na maioria dos casos esta relação entre pais e irmãos é bastante saudável e bonita de se ver.

9 – A “craic”

A balada rola solta na Irlanda e aqui diversão é conhecida como craic. Então, sexta-feira é dia de perguntar “where is the craic?” e descobrir onde vai acontecer a balada mais animada do fim de semana. Mesmo assim, essa é uma pergunta desnecessária, porque o agito acontece em todos os bares e boates irlandeses praticamente todos os dias da semana. Os irlandeses adoram beber e conversar (beber primeiro, conversar depois, pois a maioria deles são tímidos quando sóbrios), e são a atração da festa, mesmo que não queiram. E falando em bebidas…

10 – As bebidas

Mesmo que você não seja adepto das bebidas alcóolicas, vai tirar o chapéu para a variedade de bebidas diferenciadas e de qualidade que os irlandeses têm trazido às mesas de bar. Basta começar citando a Guinness, conhecida como uma das melhores cervejas pretas do mundo. O uísque Jameson também conta com fãs fiéis, que vão jurar que ele é melhor que os famosos concorrentes escoceses. Além dessas duas celebridades, os amantes das cidras devem experimentar a Bulmers, e quem gosta dos licores vai se apaixonar pelo Bailey’s Irish Cream.

E aí, deu vontade de mudar-se para a Irlanda?

Related posts

10 Lições que aprendi na Bósnia e Herzegovina – Parte 1

Caroline Sampaio

Visto de estudante para brasileiros na Irlanda

Luciana Damasceno

Filmes irlandeses – Parte 2

Andréa Soares

19 comentários

marigoncalves2014 Novembro 3, 2014 at 9:31 pm

Adorei o texto! Morei na Irlanda por quase um ano, e esse texto me deixou com muita saudade de lá (daí) e vontade de voltar pelo menos para visitar! 🙂 Parabéns!
Beijos

Resposta
Luciana Damasceno Novembro 4, 2014 at 9:47 pm

Obrigada! E venha visitar sim! 🙂

Resposta
Patricia Apoliana Donohoe Novembro 6, 2014 at 9:57 pm

Luciana Damasceno vc conseguiu de uma forma simples e direta explicar pontos maravilhosos a respeito desta Terra Fantástica, Irlanda!
Parabéns!

Resposta
Luciana Damasceno Novembro 9, 2014 at 1:08 pm

Obrigada, Patricia! Teremos mais no mês que vem 🙂

Resposta
Fernanda Bottini (@febottini) Novembro 7, 2014 at 11:09 pm

Ah, fiquei com mais vontade ainda de conhecer o país!!
Que privilégio o seu de poder morar aí.
Parabéns pelo texto, resumiu bem.

Resposta
Luciana Damasceno Novembro 9, 2014 at 1:09 pm

Obrigada, Fernada, e venha conhecer, a Irlanda é linda para férias, principalmente no verão!

Resposta
rafaela Abril 30, 2015 at 1:11 am

Quais os pontos negativos? existe muito preconceito contra brasileiros? é difícil encontrar emprego? custo de vida?

Resposta
Luciana Damasceno Abril 30, 2015 at 4:29 pm

Oi Rafaela! Obrigada pelo seu comentário. Esse será um dos meus próximos posts, mas vou adiantar para vc. Sim, nada é perfeito em lugar nenhum no mundo, muito menos na Irlanda. Existe sim preconceito contra estrangeiros, inclusive ataques físicos (não apenas contra brasileiros), mas isso é minoria. A segurança em Dublin especificamente tem caído de qualidade, mas nem se compara com o que acontece no Brasil. Vc vai ver lixo nas ruas no centro da cidade e em algumas outras áreas também. O número de mendigos e pessoas dormindo nas ruas também cresceu recentemente. A oferta de emprego não é das melhores, mas no fim todo mundo arruma alguma coisa desde que se disponha a trabalhar no que encontrar, incluindo limpar privada ou cuidar de criança, e que tenha um inglês decente. Custo de vida não é barato, mas se vc tem um trampo consegue se manter de boa e ainda sobra para viagens e barzinhos. Em resumo, tem muita coisa a melhorar, e a Irlanda não é modelo de Europa. Mas, ainda assim, é um ótimo lugar para se viver, ou apenas passar uma temporada. Mais alguma coisa?

Resposta
Julia Maio 21, 2015 at 2:09 pm

Oi Luciana, tudo bem? Gostaria de tirar umas dúvidas, veja se consegue me ajudar pfv.. tenho cidadania italiana, inglês fluente e minha idéia é passar 6 meses ou mais morando em Dublin, poderia trabalhar em algum pub ou restaurante a princípio pois minha intenção é viajar bastante, porém não sei como proceder, devo procurar um lugar para morar antes de chegar aí? O que você me sugere? Um apartamento sozinha ou coletivo? Pra eu começar a pesquisar o que preciso resolver antes de ir.. Se quiser pode me responder por e-mail, vai ser muito bacana se puder me dar umas dicas.. Obrigada!! Abraços.. [email protected]

Resposta
Luciana Damasceno Maio 22, 2015 at 5:42 pm

Oi Julia. Com cidadania, vc pode ir e vir qdo quiser, não precisa de visto. Sugiro que vc entre nas comunidades do Facebook (tipo Classificados Dublin) para ter notícias fresquinhas sobre as suas dúvidas, e acompanhe novos textos que vou postar por aqui, mas a decisão no final é sua. Sobre moradia, consulte o daft.ie para ver preços, etc.Boa sorte!

Resposta
Irlanda – 10 razões para não trocar o Brasil pela Irlanda Junho 5, 2015 at 5:35 pm

[…] Não quero com isso destruir o sonho de ninguém, mas desejo que os que decidirem vir, venham conscientes e prontos para os desafios reais. E se você quiser ver o lado positivo, clique aqui para ler meu artigo 10 razões para morar na Irlanda […]

Resposta
juujhygtfJu Setembro 10, 2015 at 9:46 pm

Nossa, mas eu gostaria de saber mais a respeito da politica, economia, saude, educação, preços, clima….. Porque fica difícil entender que é bom somente por morangos, bebidas e baladas…

Resposta
Luciana Damasceno Setembro 11, 2015 at 3:05 am

Oi, tem outros textos sobre esses e outros assuntos, é só clicar na categoria Irlanda. Obrigada por ler e comentar!

Resposta
luiz camacho Janeiro 31, 2016 at 1:15 pm

é mesmo terra de ruivas ? puxa ! queria trabalhar lá, ou criar empresas , e ter uma esposa ruiva de olhos verdes e catolica e a nação continua catolica ?

Resposta
Luciana Damasceno Fevereiro 1, 2016 at 6:31 pm

Oi Luiz. Na verdade, apenas 10% da população irlandesa é ruiva. O país é majoritariamente católico, mas o número de pessoas que frequentam a Igreja regularmente é cada vez menor. Obrigada por ler o blog, e espero ter tirado a sua dúvida.

Resposta
Carlos Magno Teixeira Junho 17, 2016 at 3:16 pm

Olá… Pelo sua síntese, percebo que você é bem espirituosa… Estarei me aposentando como servidor público e recentemente investi em nova profissão – PSICOLOGIA. Pretendo fazer imersão em um país de língua inglesa (tenho o básico) e que me dê oportunidade para uma especialização e fixar residência. Qual seria a sua sugestão? Posso conseguir um visto de PERMANÊNCIA em Portugal… Essa condição traria alguma vantagem nos países europeus? Grato por sua atenção e agradeceria muito a sua orientação.

Resposta
Luciana Damasceno Junho 25, 2016 at 10:28 am

Oi Carlos
Um visto de residente em Portugal só permitirá que você viva em Portugal mesmo. Mas, qundo você conseguir passar a cidadão português, de acordo com as leis de imigração deles, você poderá morar em qulquer outro país da União Europeia. Na Irlanda, visto de estudante não conta para cidadania, infelizmente. Boa sorte!

Resposta
Flor Julho 8, 2016 at 3:11 pm

Que texto lindo…..adorei a parte da família! !!!
Eu e meu marido queremos ir pra morar, somos profissionais de saúde, sabe o de encontro mais informações de como morar definitivamente aí ?

Resposta
Luciana Damasceno Julho 11, 2016 at 8:11 am

Oi Flor, obrigada pelo elogio! Por favor, leia esse texto que temos sobre os vistos disponíveis na Irlanda, caso vc precise de visto para vir pra cá. E veja este aqui sobre como conseguir trabalho na Irlanda, onde tem um link para a lista de profissões que oferecem green card, inclusive as da área de saúde. Boa sorte!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação