Dez motivos para morar na Itália

0
250
Fonte: unsplash
Advertisement

Dez motivos para morar na Itália.

Não é difícil de amar a Itália! No texto compartilhei 10 motivos para morar na nação tricolor.

1- Qualidade de Vida

Neste quesito preferi não destacar as pontuações técnicas que distinguem a qualidade de vida de cada país, como por exemplo, riqueza e consumo, trabalho e inovação, serviços, demografia entre outros.

A Itália é um país rico de oportunidades, valores e tradições. As pessoas são amigáveis, a educação e a saúde são de qualidade, a vida social é muito estimulante, o clima é agradável com invernos suportáveis, tem uma baixa desigualdade social, a maioria das cidades são tranquilas e seguras. Tudo isto, coloca o “Bel Paese” entre os melhores países ao mundo para se viver considerando a qualidade de vida.

Leia também: Quais são os principais documentos italianos (e como emitir)

2- Os Italianos

Os italianos, geralmente, são pessoas calorosas, gentis e simpáticas. Adoram se expressar através de sinais e gestos. Uma característica que os torna únicos. É um modo de enriquecer o diálogo, rendendo-o mais preciso. Com os gestos expressam emoções e uma espontaneidade única. São pessoas generosas e disponíveis.

3- A Língua Italiana

O italiano é uma língua de cultura, a língua de Dante, do belo canto, da lírica, é a língua de grandes artistas, pintores, poetas, escritores e filosófos. Como não cair em tentação por uma língua assim musical, aberta e variada? É a língua que acompanha a moda, a cozinha, a indústria automobilística sendo sinônimo de estilo e qualidade.

Ter a oportunidade de aprender o italiano é navegar na melodia e harmonia de uma das línguas mais rítmicas e celestiais do mundo. É se deliciar com o som doce das vogais no final das palavras , a pronúncia melódica e a sinfonia dos verbos desta “dolce lingua”.

4- Arte e Cultura

Conhecida por sua tradição artística, a Itália é o centro da história, cultura e arte. É a primeira nação ao mundo por influência cultural e patrimônio histórico, um patrimônio inestimável! Poder admirar a arte romana, as maravilhas do renascimento, os borgos medievais, os monumentos, os museus, entre outras obras de arte, confere o título de país que contém o maior número de bens artísticos e culturais declarados pela UNESCO. A Itália conta com uma riqueza cultural sempre em crescimento, capaz de renovar-se sempre no respeito das tradições milenares.

5- Território

No território italiano você pode encontrar cidades que nascem as margens do mar, cidades cortadas por um rio ou construídas nos pés de uma colina. É um territorio único na sua variedade, te presenteia com vales, montanhas, mar, colinas, fazendas, campos e percorrendo breves distâncias o visual da paisagem pode mudar de montanha para mar. Nada mal né?

6- Clima

Uma das grandes lamentações de quem vive no norte da Europa é a falta de luz por longos períodos durante o ano, sem falar dos invernos rigorosos. Na Itália, o clima mediterrâneo é agradável para a vida cotidiana, além disto, o clima temperado favorece à agricultura- e, de consequência, a qualidade dos ingredientes utilizados na cozinha mediterrânea.
Os invernos não são muito rigorosos e as temperaturas associadas a cada estação do ano são aceitáveis para quem vêm de um país tropical.

Leia também: Dicas de passeio em Veneza

7- Culinária

Se você perguntar a um italiano o que ele mais sente falta quando está de férias no exterior, com certeza ele responderá que é da comida. E eles tem razão… a culinária italiana não tem inimigos.

Cada região tem a sua especialidade, os seus produtos e a receita principal. A Lombardia, por exemplo, é representada pelo “Risotto alla Milanese”, em Nápoles, na Campagna, para respeitar as tradições é obrigatório provar a “Pizza”, na região do Lazio, o prato característico é a “Carbonara”, se o destino é a Puglia, a especialidade é “Orecchiette e Rape” e por ai vai… “Arancini” na Sicília, “Arrosticini” em Abruzzo, “Trofie con Pesto alla Genovese” em Liguria, e em cada região se pode deliciar um prato típico. E é assim que a cozinha genuína italiana, representada por sabores, aromas e produtos de qualidade se torna imbatível e apreciada em todo o mundo.

8- Estudo

Historicamente, a Itália é o país das universidades. A primeira instituíção universitária da história foi aquela de Bolonha. A instrução italiana, garante uma qualidade no processo de formação e acadêmico respeitado em todo o mundo.
A escola é pública e de qualidade, a universidade se paga em proporção à própria renda e é de alto nível de formação.

9- Saúde

O sistema de saúde na Itália é público. Cidadãos italianos, da comunidade européia, estrangeiros, todos têm direito à assistência médica. Apesar da crise econômica ter reduzido os fundos para saúde, o sistema oferece ao cidadão um sistema público de saúde de qualidade.

10- Os laços entre Brasil e Itália

Assim como os brasileiros, o povo italiano é conhecido por ser alegre, descontraído e comunicativo. Os laços entre a nação verde-ouro e a tricolor é uma razão super positiva para escolher este país como uma segunda pátria. Afinal, existem laços históricos importantes entre estes dois países.

Segundo o IBGE, (Istituto Brasileiro de Geografia e Estatística) entre 1880 e 1940 aproximadamente 4 milhões de pessoas entraram no Brasil. Os italianos representavam o mais importante grupo de imigrantes. No período de 1880 à 1910, o Brasil era a meta principal dos italianos que se espalharam de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul.
Grande parte da população brasileira é descendente de italianos, os quais deixaram enraízados no nosso país festas e tradições, culinária, religião, os dialetos italianos, por exemplo, tiveram grande influência nos nossos sotaques.

Acho que este fato histórico que une o Brasil com a Itália nos faz sentir um pouco em casa quando se vive na Itália. É notável que nos últimos anos, muitos brasileiros com direito a cidadania italiana, estão escolhendo o país como nova morada. (O link acima oferece assessoria para realizar todo o processo para a aquisição da cidadania italiana).

P.s : Tchau ! Você sabia que uma das tradições mantidas pelos italianos no Brasil é o famoso“ tchau” que deriva da palavra ‘Ciao’, utilizada na Itália como uma saudação informal de cumprimento ao chegar que representa o nosso ‘Oi’ e também como expressão de despedida!

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.