BrasileirasPeloMundo.com
Comemorações Pelo Mundo EUA

Dia de Ação de Graças nos EUA

O Dia de Ação de Graças ou Thanksgiving, como é chamado por aqui, é um dos feriados mais celebrados na cultura norte-americana. Assim como o Halloween, o Thanksgiving tem raízes religiosas e uma grande ligação com a colheita do que era plantado para alimentar as famílias britânicas. A tradição começou por volta de 1621 nas Treze Colônias, localizada na Costa Leste americana, onde os primeiros colonizadores vindos da Europa, os pilgrims, se instalaram por aqui.

No início plantar aqui era difícil e o resultado das colheitas não era bom, no entanto, com a ajuda dos nativos as plantações foram crescendo cada vez mais. Para celebrar o bom resultado das colheitas e agradecer as dádivas daquele ano, os pilgrims, que eram muito religiosos, criaram a tradição de realizar grandes banquetes para dar graças, sempre na última quinta feira do mês de novembro, marcando o fim do outono. E assim surgiu o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, que passou a ser uma data tão importante quanto o Natal para as famílias norte-americanas, e nos dias de hoje é celebrado independente de religião, colheita ou qualquer outro motivo.

O que se faz durante o Thanksgiving?

Bom, isso varia muito de família para família, pois cada uma aqui tem suas próprias tradições. As famílias mais tradicionais vão à missa e depois se reúnem para o famoso banquete. Já as famílias que não são tão tradicionais se reúnem apenas para fazer o banquete, comer, beber e colocar o papo em dia.

Na minha família, por exemplo, nos reunimos um fim de semana antes para começarmos os preparativos para o jantar. Compramos o peru e todos os ingredientes para a ceia, deixamos o tempero apurar e damos início ao stuffing, comida típica feita de pão, que é colocada dentro do peru enquanto este assa. Na manhã do Dia de Ação Graças, assistimos à famosa Macy´s Parade enquanto a cozinha funciona a todo o vapor. A Macy´s Parade ocorre em Nova York todos os anos e é transmitida pela TV para aqueles que não podem ver ao vivo. É como um desfile, e vai da apresentação de cantores famosos até o musical de Natal das Rockettes (dançarinas que se apresentam em perfeita sincronia). À noite a família chega e damos início “aos comes e bebes”. A festa sempre vai noite à dentro.

Mesa enfeitada para a chegada da família para comemorar o Thanksgiving. (Crédito da foto: Jordana Mattos)
Mesa enfeitada para a chegada da família para comemorar o Thanksgiving. (Crédito da foto: Jordana Mattos)

O que se come no Thanksgiving?

Assim como as atividades do Dia de Ação de Graças variam de acordo com a família, o jantar também varia. No entanto, o peru com certeza é a atração principal e está presente em quase toda a mesa de jantar americana, a não ser que seja uma família vegetariana. Além dele sempre há stuffing, batatas, cramberries, brócolis, torta de abóbora, torta de maçã e muitos outros pratos.

A ceia do Dia de Ação de Graças
A ceia do Dia de Ação de Graças

Por que o peru se tornou um símbolo do Thanksgiving?

Reza a lenda que o peru se tornou um símbolo da data, pois durante um festival de colheita na Inglaterra, a Rainha estava saboreando carne de ganso quando recebeu a notícia de que a Armada Espanhola havia sido derrotada pelos ingleses. Assim, ela ordenou que preparassem mais um ganso, pois ela iria comemorar a vitória de seu exército. A partir daí o ganso se tornou um símbolo de boa sorte durante a colheita. Quando os primeiros colonizadores ingleses vieram para os EUA, eles substituíram o ganso pelo peru. E assim o peru se tornou o símbolo do Thanksgiving norte-americano.

Para se ter uma ideia de como o peru é importante para os americanos durante o Dia de Ação de Graças, de acordo com os dados do Ministério da Agricultura dos EUA, mais de 45 milhões de perus são consumidos apenas na noite do Thanksgiving, e este número é equivalente à um sexto do total de perus consumidos no país por ano! Isso gera uma eterna briga entre grupos de proteção de animais e aquelas pessoas que não abrem mão do seu peru durante a ceia, mas isso é assunto para um outro dia.

O famoso peru do Thanksgiving! (Crédito da foto: Jordana Mattos)
O famoso peru do Thanksgiving! (Crédito da foto: Jordana Mattos)

E depois dessa comilança toda?

Bom, depois da ceia começa a expectativa pela abertura das lojas e seus generosos descontos. É o início do Black Friday,data que marca a abertura da temporada de compras do Natal. Para os consumistas de plantão, ou para aqueles que há muito tempo estavam esperando um bom desconto para comprar um item especial, essa é a grande chance do ano de voltar para casa com o objeto de desejo. Ano passado o Black Friday gerou mais de U$601 bilhões de dólares. Sim, bilhões! Pessoas do mundo inteiro viajam até aqui para fazer compras durante a data.

Muitas pessoas acampam nas portas das grandes lojas como Walmart e Target, que abrem à meia noite, e há um concorrência enorme entre os clientes para conseguir comprar os produtos que muitas vezes são vendidos com até 90% de desconto. No entanto, é preciso ter cautela, pois quando as portas das lojas se abrem, muitas vezes há um empurra empurra tão grande que algumas pessoas caiem e morrem pisoteadas. Sim, é quase a lei da selva! Mas se você é como eu e não gosta da “muvuca”, não se preocupe, você também pode fazer suas compras pela internet e ainda assim obter bons descontos.

Ficou curioso(a) para saber mais sobre o Thanksgiving? Vem pra cá! Tá esperando o que pra vir saborear as delícias do ceia e de quebra fazer umas comprinhas pro Natal?

Related posts

5 livros de psicologia que revolucionam a cultura americana

Paula Dalcin Martins

Mês de maio e o dia das mães na Nova Zelândia

Rosana Melo

Cursos de inglês em Nova Orleans

Cristina Wollenberg

10 comentários

Cintia Novembro 28, 2014 at 7:40 am

Oi Lorrane, gostei do texto bem esclarecedor. Eu morei nos EUA por um período mas não sabia as origens do Thanksgiving….ahhh e os descontos das lojas sempre incríveis !!! Abs

Resposta
Susie F.Rocha Novembro 28, 2014 at 6:18 pm

Muito bom , esclareceu sobre a data tão famosa. Obrigada!

Resposta
Lorrane Campos Novembro 30, 2014 at 4:24 pm

Olá Susie!
Fico em contente em saber que gostou do texto. Fique ligada nos próximos textos que serão publicados.

Grande beijo,

Lorrane

Resposta
Gustavo Novembro 14, 2015 at 7:54 pm

Lorrane!
Mt bom seu esclarecimento sobre o thanksgiving ele me ajudou mt no meu trabalho de escola
Mt obg !!! ✌✌

Resposta
cassia campos Dezembro 1, 2014 at 5:55 pm

Nunca havia entendido muito bem essa data ser comemorada tão perto do Natal, mas depois de ler o que vc escreveu entendi. Obrigada por esclarecer tantas duvidas. Bjs.

Resposta
Lorrane Campos Dezembro 2, 2014 at 4:18 am

Cassia,

com certeza o Thanksgiving gera muitas dúvidas nos brasileiros, pelo fato de não comemorarmos a data. Fico feliz em saber que suas dúvidas foram esclarecidas. Grande beijo

Lorrane

Resposta
Lidiane Abril 4, 2015 at 1:11 pm

Olá, adorei o texto. Muito bem explicado e detalhado. Achei quando estava procurando informações sobre essa data para responder uma pergunta do meu curso de inglês: ” O que você vai fazer no Thanksgiving? ” Não tinha a menor ideia do que responder. Agora ja estou a par das compras e comilança…rsrs

Resposta
Lorrane Campos Abril 6, 2015 at 3:15 pm

Olá Lidiane,

primeiramente obrigada pelo comentário.
Fico muito contente em saber que o texto foi útil para você. Sempre tento incluir um pouquinho de história para que as datas que não são celebradas no Brasil façam mais sentido para os brasileiros e brasileiras que nos acompanham. Por favor, continue lendo e comentando. Sempre temos textos interessantes sendo publicados. Beijo grande

Resposta
Eduardo Barrella Novembro 23, 2015 at 11:13 pm

Oi Loreane!
Somos brasileiros e trabalhamos numa empresa global cuja matriz fica na Holanda. Hoje meu diretor perguntou a uma vendedora que morou nis EUA e ela nao sabia. Pesquisei e encontrei seu post. Prazer em conhece-la e um excelente Thsnksgiving pra voce e familua. Abs. Eduardo Barrella

Resposta
Denise Setembro 20, 2018 at 12:17 am

Achei sua postagem por acaso enquanto fazia uma pesquisa para um livro que estou escrevendo. Esclareceu os detalhes que eu precisava e não achava em lugar algum.
Muito obrigada!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação