BrasileirasPeloMundo.com
Alugar/Comprar Imóvel Pelo Mundo República do Congo

Dicas de onde morar em Pointe Noire

Dicas de onde morar em Pointe Noire.

Tá de mudança para Pointe Noire, na República do Congo, e não tem ideia de onde ir morar? Pointe Noire é o polo petrolífero do Congo francês, além de ser uma cidade portuária. O progresso aqui é lento, porém nesta cidade encontram-se diversas empresas nacionais e internacionais, que trazem muitos empregados de diversos lugares do mundo.

Moradia para expatriados e seus familiares

A grande maioria das empresas que trazem estrangeiros, disponibilizam a moradia em compounds fechados e com segurança 24 horas. Oferecendo diversas comodidades e benefícios e facilitando assim a mudança dos novos residentes. As locações oferecidas geralmente já são mobiliadas, climatizadas, com eletrodomésticos e água quente. Sendo assim, quem vem não precisa trazer mudança ou traz o mínimo possível.
Com a crise econômica, muitas empresas começaram a cortar custos e optaram por locações mais modestas e com preços mais baixos, por consequência, muitas mordomias foram retiradas.
Há empresas ou comércios que empregam estrangeiros, no entanto, não oferecem a moradia, ficando assim a critério do novo residente escolher o local onde irá morar.

Bairro de preferência dos expatriados ou das empresas

Centro da cidade: Há muitos compounds que se encontram no centro, já que é o local onde estão as lojas, a maioria das escolas e os supermercados. Pode-se ir a pé para  as farmácias, supermercados, escolas, etc.

Warf: Bairro constituído em sua maioria por casas, com alguns prédios de no máximo 4 andares e poucos compounds. Esse bairro está próximo da praia da Costa Selvagem, por volta de 15 minutos a pé. Nesse bairro não há muito comércio. É um dos bairros nobres da cidade. Do Warf até o centro de carro leva-se no máximo 15 minutos, mesmo nos horários de maior circulação.

Côte Sauvage (Costa Selvagem): É o bairro da praia, onde se encontra um dos compounds de prédios da empresa petrolífera francesa Total. Na beira da praia estão localizadas casas com muito conforto, com arquitetura moderna e até mesmo algumas mansões. Nesse bairro há um hotel e alguns restaurantes frenquentados por expatriados e locais, assim como o clube petrolífero da empresa italiana ENI. Em breve haverá um novo clube com instalações super modernas, chamado de Twiga 2. Há também o Hotel Palm Beach, que está construíndo um novo prédio de frente pra praia, com mais mais de 4 andares, onde terá restaurante, lojas e academia bem equipada.

Tchikobo: É o bairro preferido dos expatriados, por ser um loteamento de casas padrão, com jardim e muitas das vezes com piscinas. É um bairro calmo, onde as empresas colocam seguranças 24 horas para proteger as famílias. É um bairro nobre de Pointe Noire.

La Gendarmerie: Constituído por casas, com ruas calmas e próximo do centro, é um bairro em que há uma procura menos expressiva pelos expatriados.

Os compounds das empresas francesa e italiana têm jardins imensos com áreas de lazer para adultos e crianças.

Existem alguns prédios com piscina, mas são raros.

Leia também: A minha chegada na República do Congo

Valores de aluguel
Apesar de estarmos em um país africano, o preço do aluguel aqui é direcionado para as empresas estrangeiras e para os expatriados. Os valores são superiores aos aluguéis de países desenvolvidos. De fato é uma realidade muito desconforme com a vida do povo congolês.
Os preços a seguir, se referem ao centro da cidade:
• Apartamento de três quartos: 900 mil CFA não mobiliado e 1,2 milhões mobiliado
• Uma casa com três quartos: 2,5 milhões não mobiliada e 3,5 milhões mobiliada

Os aluguéis fora do centro podem variar de valor, entre 2 milhões CFA e 2,5 milhões CFA

Cotação entre o Real e o Franco congolês:
1 Real vale 171 francos CFA

Aluguel de casa de praia
Muitos residentes tem como opção de lazer para os finais de semana partir para praias em cidades proximas à Pointe Noire. Contudo, para terem mais conforto, eles alugam cabanas ou casas de veraneio e pagam por mês.

Praia de Matombi: Uma cabana de madeira pode custar 150 mil CFA por mês. A 35 minutos de carro do centro de Pointe Noire.

Praia de Loango: Casa para até 4 pessoas, custa em torno de 200 mil CFA por mês. Situado a 40 minutos de carro do centro de Pointe Noire.

Pointe Indienne: Casa para até 8 pessoas, de frente por mar. Pode custar até 270 mil CFA por um final de semana.

Praia de Kouilo, em Djeno: Um bangalô para 3 pessoas, custa 67 mil CFA por final de semana. A 35 minutos de Pointe Noire, de carro.

No site Airbnb do Congo, há opções de aluguel para finais de semana e mensal.

O que não falta em Pointe Noire são opções de moradia, há para todos os gostos.

Related posts

Dicas para alugar casa na Itália

Bruna Roland

Dicas para alugar imóvel na Costa Rica

Jesuela Macedo

Como alugar um imóvel na Croácia

Nathália Nascimento

4 comentários

Val Março 18, 2019 at 8:50 am

Olá Jacira, eu sou a Valdeth vou mudar-me brevemente para o congo- Ponta Negra e muito obrigada pelas dicas, estao a ser muito util, quero saber onde posso fazer o curso de frances e um bom ginasio.

Resposta
Liliane Oliveira Março 18, 2019 at 11:50 pm

Olá Valdeth,
A Jacira Ferreira Normand parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Ivandro Cunha Agosto 22, 2019 at 9:03 am

Ola Liliane,
Eu me mudo em breve para Ponta Negra. Gostaria que me indicasses um site com fotografias de apartamentos para arrendar.

Obrigado

Resposta
Liliane Oliveira Agosto 23, 2019 at 1:21 pm

Olá Ivandro,
Felizmente, a Jacira Ferreira Normand voltou a colaborar conosco. Acredito que ela receberá esta mensagem e talvez consiga te responder.
Boa sorte!
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação