Dicas de onde morar em Pointe Noire.
Tá de mudança para Pointe Noire, na República do Congo, e não tem ideia de onde ir morar? Pointe Noire é o polo petrolífero do Congo francês, além de ser uma cidade portuária. O progresso aqui é lento, porém nesta cidade encontram-se diversas empresas nacionais e internacionais, que trazem muitos empregados de diversos lugares do mundo.
Moradia para expatriados e seus familiares
A grande maioria das empresas que trazem estrangeiros, disponibilizam a moradia em compounds fechados e com segurança 24 horas. Oferecendo diversas comodidades e benefícios e facilitando assim a mudança dos novos residentes. As locações oferecidas geralmente já são mobiliadas, climatizadas, com eletrodomésticos e água quente. Sendo assim, quem vem não precisa trazer mudança ou traz o mínimo possível.
Com a crise econômica, muitas empresas começaram a cortar custos e optaram por locações mais modestas e com preços mais baixos, por consequência, muitas mordomias foram retiradas.
Há empresas ou comércios que empregam estrangeiros, no entanto, não oferecem a moradia, ficando assim a critério do novo residente escolher o local onde irá morar.
Bairro de preferência dos expatriados ou das empresas
Centro da cidade: Há muitos compounds que se encontram no centro, já que é o local onde estão as lojas, a maioria das escolas e os supermercados. Pode-se ir a pé para as farmácias, supermercados, escolas, etc.
Warf: Bairro constituído em sua maioria por casas, com alguns prédios de no máximo 4 andares e poucos compounds. Esse bairro está próximo da praia da Costa Selvagem, por volta de 15 minutos a pé. Nesse bairro não há muito comércio. É um dos bairros nobres da cidade. Do Warf até o centro de carro leva-se no máximo 15 minutos, mesmo nos horários de maior circulação.
Côte Sauvage (Costa Selvagem): É o bairro da praia, onde se encontra um dos compounds de prédios da empresa petrolífera francesa Total. Na beira da praia estão localizadas casas com muito conforto, com arquitetura moderna e até mesmo algumas mansões. Nesse bairro há um hotel e alguns restaurantes frenquentados por expatriados e locais, assim como o clube petrolífero da empresa italiana ENI. Em breve haverá um novo clube com instalações super modernas, chamado de Twiga 2. Há também o Hotel Palm Beach, que está construíndo um novo prédio de frente pra praia, com mais mais de 4 andares, onde terá restaurante, lojas e academia bem equipada.
Tchikobo: É o bairro preferido dos expatriados, por ser um loteamento de casas padrão, com jardim e muitas das vezes com piscinas. É um bairro calmo, onde as empresas colocam seguranças 24 horas para proteger as famílias. É um bairro nobre de Pointe Noire.
La Gendarmerie: Constituído por casas, com ruas calmas e próximo do centro, é um bairro em que há uma procura menos expressiva pelos expatriados.
Os compounds das empresas francesa e italiana têm jardins imensos com áreas de lazer para adultos e crianças.
Existem alguns prédios com piscina, mas são raros.
Leia também: A minha chegada na República do Congo
Valores de aluguel
Apesar de estarmos em um país africano, o preço do aluguel aqui é direcionado para as empresas estrangeiras e para os expatriados. Os valores são superiores aos aluguéis de países desenvolvidos. De fato é uma realidade muito desconforme com a vida do povo congolês.
Os preços a seguir, se referem ao centro da cidade:
• Apartamento de três quartos: 900 mil CFA não mobiliado e 1,2 milhões mobiliado
• Uma casa com três quartos: 2,5 milhões não mobiliada e 3,5 milhões mobiliada
Os aluguéis fora do centro podem variar de valor, entre 2 milhões CFA e 2,5 milhões CFA
Cotação entre o Real e o Franco congolês:
1 Real vale 171 francos CFA
Aluguel de casa de praia
Muitos residentes tem como opção de lazer para os finais de semana partir para praias em cidades proximas à Pointe Noire. Contudo, para terem mais conforto, eles alugam cabanas ou casas de veraneio e pagam por mês.
Praia de Matombi: Uma cabana de madeira pode custar 150 mil CFA por mês. A 35 minutos de carro do centro de Pointe Noire.
Praia de Loango: Casa para até 4 pessoas, custa em torno de 200 mil CFA por mês. Situado a 40 minutos de carro do centro de Pointe Noire.
Pointe Indienne: Casa para até 8 pessoas, de frente por mar. Pode custar até 270 mil CFA por um final de semana.
Praia de Kouilo, em Djeno: Um bangalô para 3 pessoas, custa 67 mil CFA por final de semana. A 35 minutos de Pointe Noire, de carro.
No site Airbnb do Congo, há opções de aluguel para finais de semana e mensal.
O que não falta em Pointe Noire são opções de moradia, há para todos os gostos.
8 Comments
Olá Jacira, eu sou a Valdeth vou mudar-me brevemente para o congo- Ponta Negra e muito obrigada pelas dicas, estao a ser muito util, quero saber onde posso fazer o curso de frances e um bom ginasio.
Olá Valdeth,
A Jacira Ferreira Normand parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM
Oi Valdete,
Voltei a escrever para o site, porém agora moro em Luanda.
Quanto ao curso de francês, você pode ir no Instituto Francês que fica na rotatória depois de passar o supermercado Casino.
Na época em que morei lá, havia aberto um ginásio numa rua paralela à principal, porém não sei te explicar aonde fica. Há também um ginásio no hotel que fica no centro e o outro no hotel da praia Selvagem. Neste hotel também há aulas de aquabike.
Espero tê-la ajudado.
Boa sorte!!!
Abraço.
Ola Liliane,
Eu me mudo em breve para Ponta Negra. Gostaria que me indicasses um site com fotografias de apartamentos para arrendar.
Obrigado
Olá Ivandro,
Felizmente, a Jacira Ferreira Normand voltou a colaborar conosco. Acredito que ela receberá esta mensagem e talvez consiga te responder.
Boa sorte!
Obrigada,
Edição BPM
Olá Ivandro,
Existe a Agência Imane: http://www.imaneservices.com
Também poderá encontrar alguns anúncios de imóveis no grupo do Facebook de expatriado.
Desejo-te sorte.
Abraços.
Cumprimentos. Desejo em breve visitar Ponta Negra, para fazer um pesquisa com o objectivo de constituir uma empresa, tipo trading impor/ expor.
Preciso de algumas informações quanto ai arrendamento de um espaço comercial/ loja e escritório.
Também pretendo saber se é muito difícil sendo estrangeiro constituir uma empresa e se possivel o contacto de escritório de advogados.
Muito grato
Olá Hélio,
Atualmente não resido em Ponte Noite, mas buscarei as informações que necessitas e em breve te darei um retorno.
Abraços.