A Itália é situada no centro do Mar Mediterrâneo. A sua posição favoreceu o desenvolvimento e laços com tantas culturas. Além das antigas civilizações, como aquelas etruscas, gregas e romanas, a Itália é rica de maravilhosas paisagens naturais.
O texto aborda alguns lugares que valem a pena serem visitados em cada uma das 20 regiões italianas. E ao longo do passeio porque não se deliciar com os pratos típicos de cada região?
Valle d’ Aosta – “ Parco Nazionale del Gran Paradiso”.
Oferece paisagens alpinas de grande beleza, muitos animais vivem nesta zona: íbex, camurça, marmota, águias.
Prato típico: um prato característico é a “fonduta”, um prato feito de queijo derretido, mantido quente em uma panela especial. A fonduta se come mergulhando o pão na panela com um garfo de cabo longo.
Piemonte- “Massiccio del Monte Rosa”
È o segundo monte em altura depois do “Monte Bianco”(montanha mais alta da Europa). È situado nos alpes ( Alpi Pennine).
Prato típico: um prato típico do Piemonte é a “ bagna cauda”, um molho feito com anchovas, óleo e alho que é comido com vegetais crus. Há uns tempos atrás era um prato muito comum nas áreas rurais.
Liguria- “Parco Nazionale delle Cinque Terre”
Há costas salientes com vista para o mar, aldeias medievais e caminhos pitorescos.
Prato típico: tipicamente “ligure” é o pesto, um condimento para massas feito com manjericão, azeite, alho, queijo pecorino e pinhões esmagados em um pilão.
Lombardia- “Parco Naturale del Ticino”
È um pulmão verde cercado por uma das áreas mais industrializadas e mais densamente povoadas da Itália.
Prato típico: o “risotto alla milanese” é certamente um dos pratos mais conhecidos da Lombardia. Sua cor amarela característica é dada pelo açafrão, um dos ingredientes fundamentais.
Veneto- “Dolomiti”
Nas rochas “Dolomiti” existem conchas, corais e algas fósseis, que emergiram do mar há 70 milhões de anos.
Prato típico: muito conhecido é o prato chamado “risi e bisi”, um prato à base de arroz e ervilhas, típico da tradição popular.
Trentino-Alto Adige- “Lago di Carezza”
Este lago foi apelidado como o “Lago dell’Arcobaleno”(lago arco-íris), por suas cores maravilhosas.
Prato típico: as maças são quase sinônimos desta região. Existem muitas variedades e são usadas em muitas receitas, por exemplo, como recheio do strudel, uma sobremesa típica do Trentino.
Friuli-Venezia Giulia- “Grotta Gigante” está localizada perto de Trieste e é caracterizada por maravilhosas estalactites e estalagmites.
Prato típico: a “polenta bianca” é um produto típico da região, é de fato, branca e é obtida de uma variedade específica de milho.
Emilia-Romagna- “Costa Romagnola”
As costas marítimas são muito frequentadas por turistas. Destaque para Rimini, cidade fundada pelos romanos e muito famosa pelas suas praias.
Prato típico: a “piadina” é um famoso produto de panificação feito com farinha de trigo. Você pode comer em alternativa ao pão recheado com salames e queijos.
Leia também: Dicas de turismo em Isola d’Elba no arquipélago toscano
Toscana- Na província de “Grosseto” existem os banhos naturais de “Saturnia”, onde você pode mergulhar em água quente a 37 C°.
Prato típico : um prato típico toscano è a “panzanella”, feito com pão amanhecido, tomate, cebola roxa e manjericão, tudo temperado com azeite, vinagre e sal.
Umbria- No parco nacional das montanhas ” Sibillini”, você pode encontrar prados com lindas flores de primavera, desfiladeiros atravessados por rios, bosques de carvalhos e faias povoadas pelo lobo dos apeninos, veado e o porco-espinho.
Prato típico: um produto típico da Umbria são as lentilhas de Castelluccio di Norcia, pequenas e muito perfumadas.
Marche- Praias selvagens, penhascos íngrimes, cavernas, rochas brancas cobertas de florestas de pinheiros que se estendem sobre as águas transparentes que caracterizam o “Sirolo”, ( “Parco Regionale del Monte Conero”).
Prato típico :” olive ascolane”, para prepará-las , se usa azeitonas locais, grandes e carnudas sem caroço, recheadas com uma mistura de carne, depois são empanadas e fritas.
Lazio- “Oasi di Palo” é um verdadeiro ângulo de natureza intocada que se estende ao longo da costa do Lazio, foi criado em 1980 e seu símbolo é o meles.
Prato típico: um prato muito famoso em todo o mundo é o “spaghetti all’amatriciana”, feito com molho de tomate, queijo pecorino e um tipo de bacon não-defumado italiano.
O nome é em referência à cidade de Amatrice, na província de Rieti.
Leia também: Custo de vida em Roma
Abruzzo- O território do “Parco Nazionale d’Abruzzo, Lazio e Molise” consiste em um conjunto de cadeias montanhosas de altitudes entre 900 e 2200 m. Muitos animais vivem lá, como o lince, o lobo, a camurça, o veado e o urso marsicano que também é o símbolo do parque.
Prato típico: um produto típico presente na culinária de Abruzzo é o “spaghetti alla chitarra”, uma massa particular. O nome deriva do instrumento usado para fazê-lo, que é chamado precisamente guitarra.
Molise- Viajando pelo Molise você encontra “tratturi”, as antigas estradas usadas pelos pastores para o movimento dos rebanhos das pastagens das montanhas aos prados da planície( a transumância).
Prato típico: “cicerchiata” é um doce típico do Molise feito com amêndoas e mel, preparados para festas, por exemplo, no Natal ou no Carnaval.
Campania- “Grotte”
As cavernas da costa de “Marina di Camerota” estão localizadas no “Parco Nazionale del Cilento, Vallo di Diano e Alburni”. Elas contêm evidências da presença do homem desde os tempos pré-históricos.
Prato típico: a pizza, especialmente a pizza margherita, é um prato da cozinha campânia conhecido em todo o mundo.
Puglia- “Grotte di Castellana”
Situadas na província de Bari, são um conjunto de cavidades subterrâneas de origem cárstica, alternando com cavernas, canyons, fósseis, estalactites e estalagmites com formas e cores surpreendentes.
Prato típico: um prato típico da Puglia é “orecchiette con le cime di rapa”. Orecchiette é uma pasta em forma de pequenas orelhas, da qual deriva il nome do prato.
Basilicata- “Parco Nazionale del Pollino”
Apresenta o ambiente típico da montanha do sul. O território é pontilhado de faias, abetos brancos e pinho loricate, uma planta muito rara.
Prato típico: a especialidade da Basilicata é “acquasale”. É preparado com pão velho mergulhado em água e depois temperado, com sal, azeite extra-virgem, tomate e orégano.
Calabria- A costa de “Capo Vaticano” é considerada uma das mais bonitas do mundo, algumas das pequenas praias que se abrem entre as falésias só podem ser alcançadas à partir do mar ou a pé.
Prato típico: um produto típico da Calábria é ‘nduja, um salame com pimenta picante.
Sicilia- “Scala dei Turchi” é um ambiente único, devido à forma e a cor branca brilhante da rocha. Uma espécie de escada natural leva ao topo, de onde se pode admirar toda a costa de Agrigento.
Prato típico: uma sobremesa siciliana muito famosa é o “cannolo”, recheado com ricota de ovelha açucarada.
Sardenha- “Colonne di Carloforte”
As colunas são dois pilares de pedra natural que emergem do mar na ilha de “San Pietro”. As lendas sobre sua origem são diferentes: segundo alguns, são marinheiros petrificados por punição; de acordo com outros, são monstros que San Pietro teria transformado em rocha para proteger os habitantes da ilha .
Prato típico: o “pane carasau” é um produto típico da Sardegna, conhecido como papel de música. É um pão muito fino e crocante.
Então fica a dica de visitar estes lugares particulares e se deliciar com as especialidades de cada região italiana.