BrasileirasPeloMundo.com
Dicas para aprender idiomas Itália

Dicas para aprender um novo idioma

Dicas para aprender um novo idioma.

Uma das coisas que muitos de nós devemos enfrentar quando decidimos de morar no exterior é o impacto com a nova língua. A melhor forma de aprender uma língua estrangeira é mergulhar no contexto. Você provavelmente ficará um pouco intimidado e é normal, pois se você conhece poucas palavras ou não tem o vocabulário nem mesmo para pedir uma direção, esta situação pode assustá-lo.

Para que a transição para um novo país e uma nova cultura possa ser mais suave, ter alguma familiaridade com o novo idioma é fundamental. Pode ajudá-lo a sentir-se mais à vontade na sua chegada e não ficar totalmente chocado.

No texto, vou compartilhar algumas dicas que podem auxiliar neste processo de adaptação linguística.

Leia também: Recurso para acelerar o processo de cidadania italiana: diffida

• Se o motivo da sua permanência no exterior é estudantil uma ótima opção é se hospedar em casas família. A estadia com uma família de acolhimento permite que você desfrute de uma vantagem dupla: uma de natureza econômica e a outra vinculada à eficácia da aprendizagem.
Viver dia-a-dia em contato com os falantes nativos é uma oportunidade de exercitar o idioma em qualquer hora do dia. Momentos de refeições juntos ou mesmo bate-papos rápidos antes do início do dia é uma excelente prática.

• Aproveite da tecnologia, nunca foi tão fácil encontrar apps grátis e programas de aprendimento de língua estrangeira. Nossos smartphones, laptops e tablets nos dão acesso à uma ampla gama de opções para aprender uma nova língua. Você pode praticar em qualquer lugar e a qualquer momento. Muitas vezes, os aplicativos e programas são gratuitos.
Claro, aplicativos e programas on-line nem sempre são efetivos, dependendo de quantas vezes eles são usados e do estilo de aprendizagem de cada um. No entanto, eles são uma ferramenta extra e podem ser incrivelmente úteis. A intenção não é tornar-se bilingue ou poliglota, mas poder dar uma mão na preparação inicial, para estar mais familiarizado com o idioma.
Para aproveitar ao máximo, é bom organizar: escolha um intervalo de tempo para dedicar-se inteiramente aos seus cursos on-line.

• Escutar transmissões radiofônicas é um exercício muito dinâmico para desfrutar o idioma em questão. Com podcast, por exemplo, você pode encontrar as registrações disponíveis na internet. Desfrute o universo de músicas, filmes, programas de televisão, jornais e livros. Pode ser útil estar imerso em um contexto linguístico diferente. As séries de tv e os filmes permitem que você conheça a língua falada, pronúncia e novas expressões. Com a prática você perceberá que entende mais rápido do que esperava no início.

• Faça novas amizades com os nativos do país que você escolheu para morar. Afinal tem forma mais simples de aprender a língua cara-a-cara com um nativo? Não se trata de professores treinados, mas conversar com outros indivíduos permitirá que você fique confortável com a interação face-a-face, tendo uma ideia de como esta língua é realmente falada. Eles te ensinarão a expressar seus pensamentos de forma imediata ao invés de traduzir mentalmente cada frase antes de pronunciá-la. Então use e abuse das novas amizades dando preferência inicialmente para as pessoas de língua materna. Até porque se você frequentar somentes locais brasileiros, ir à churrascarias, assistir Globo News, a situação não muda muito né?

• Frequente pontos turísticos, supermercados, parques, bibliotecas, cursos do seu interesse. Falar o mesmo idioma sempre ajuda, mas mesmo sem ter a língua em comum, continue sorrindo e sendo gentil com todos, escute as pessoas e, claro, seja atencioso com os que estão ao seu redor. Aproveite para aprender sobre a cultura local, busque fontes que abordem os hábitos culturais do país, para ter mais repertório, e temas para conversar com os moradores. Além disso, você consegue compreender melhor a língua, se você está conectado à cultura.

• Outra ideia legal é frequentar encontro de línguas. Em muitas cidades, são organizados encontros onde as pessoas se reúnem para conversarem e trocarem experiências. Geralmente, essas reuniões são monitoradas por falantes nativos que podem dar instruções e conselhos fornecendo um válido feedback sobre o conhecimento do idioma.
Aqui na Itália, várias cidades oferecem cursos gratuitos para aprender a língua italiana.

• Considere aprender uma nova língua como uma porta de entrada para novas experiências. Transforme as coisas do seu interesse em oportunidades de aprendizagem. Por exemplo, se você é um apaixonado de cinema, assista filmes na língua original no início com legenda, com a prática gradualmente você poderá fazer à menos das legendas.
Se o seu forte é cozinhar, então, da próxima vez que você precisar de uma receita, procure na língua que está aprendendo e para completar seria divertido ir ao supermercado à procura dos ingredientes, tudo isto ajuda à memorizar novos vocábulos.

• Todos nós sabemos que o nosso idioma, o português, tem a fama de um dos mais difíceis do mundo. Mesmo com todas as regras e as dificuldades, o português está em alta entre os estrangeiros. Então que tal fornecer o seu conhecimento em troca de um outro idioma? Não são incomuns encontros entre pessoas que falam línguas diferentes que se reúnem para falar na língua que gostariam de aprender. Desta forma se compartilha o tempo disponível para conversar nos dois idiomas em questão. Claramente, o progresso que você faz é completamente individual, mas seguir esta opção pode ser uma ferramenta a mais para tornar-se mais simples o aprendimento da nova língua.

• Faça checklist na língua de interesse: lista de feira, reuniões, lembretes, mensagens, escreva tudo no novo idioma. Parece banal mas com o tempo, o ato de pensar em outro idioma faz você fixar o vocabulário que aprendeu.

• Outra dica válida é encontrar um trabalho que inclui contato com as pessoas. Pode parecer impossível encontrar um emprego se não houver um conhecimento mínimo da língua. Na realidade, para muitos trabalhos é necessário o conhecimento básico da língua.
Eu, como experiência profissional aqui trabalhei no aeroporto, um universo ideal para estar sempre em contato com novas línguas, experiência muito produtiva, principalmente do ponto de vista linguístico.

• Caso a sua situação seja amorosa, você já tem uma vantagem. Afinal, a necessidade de dialogar intimamente com alguém em outro idioma vai forçar seu cérebro a aprender muito mais rápido. Você terá um “professor(a)” constante que vai te ensinar novos termos e vai rir e te corrigir caso fale algo errado. Além disso, a experiência de conviver com alguém de outro país é muito enriquecedora, pois você aprende novos hábitos, costumes e passa a entender melhor a cultura local.

• Falar, falar e falar, na verdade falar um idioma é muito mais importante do que ter uma pronúncia exemplar. Ninguém começa falando perfeitamente. È preciso primeiro falar errado para aprender a falar corretamente: esse processo é inevitável e faz parte da aprendizagem. Não se preocupe em cometer erros, uma das barreiras mais comuns em uma nova língua é o medo de cometer erros.

Bem pessoal, estas são algumas dicas para mergulhar nesta aventura de aprender um novo idioma. O importante é compreender que aprender um novo idioma é um processo complexo. Tenha paciência e não desanime. Você conseguirá a fluência que deseja com o tempo e muita prática.

Buona fortuna!

Related posts

A cidadania italiana saiu, e agora?

Farah Serra

Três anos de Itália

Marina Sacco

Do portunhol ao espanhol fluente

Ana Paula Almeida

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação