Manter o lar aquecido no inverno, especialmente em países com mudanças extremas de temperatura, como a Suíça, pode significar um alto custo no orçamento familiar. Porém, alguns ajustes simples e uma pequena mudança de hábitos podem reduzir drasticamente o quanto se gasta em energia elétrica e gás.
A seguir, 10 dicas para reduzir o consumo de energia mantendo temperaturas confortáveis em sua casa durante o inverno:
Manutenção anual do sistema de aquecimento
Primeiramente, antes do inverno iniciar, um profissional especialista deve ser chamado para realizar, anualmente, a manutenção do sistema de aquecimento. É importante efetuar a limpeza da caldeira, o ajuste do queimador e verificar o correto funcionamento da bomba, pois uma manutenção adequada ajuda o sistema a funcionar de forma mais eficiente. A despesa de manutenção pode levar a uma grande economia futura e também evitar dores de cabeça (e frio!), caso o sistema de aquecimento venha a falhar em pleno inverno.
Verificar janelas e portas
Basta um ponto não-hermético, por onde o ar passa, para esfriar toda a casa. Portanto, é aconselhável verificar se as janelas e portas estão bem vedadas. Caso encontre um ponto que permita a passagem de ar, vedá-lo rapidamente.
Evitar obstáculos na frente dos radiadores
Para aqueles que possuem radiadores de aquecimento, móveis posicionados em frente aos mesmos evitam que o ar quente se espalhe pelo ambiente. Sendo assim, nunca se deve colocar móveis – especialmente grandes como sofás, cômodas, etc. – em frente aos aquecedores.
Drenar os radiadores regularmente
Ainda aos que possuem radiadores, é preciso drenar a água regularmente, para que saia o ar dos tubos, pois com ar, a água quente não pode circular adequadamente e assim o aquecimento é mais lento. Essa drenagem pode ser feita facilmente sem a ajuda de um técnico, basta verificar anteriormente as instruções dos aquecedores.
Usar o sol a favor
Apesar do frio externo, os raios de sol ainda podem trazer algum calor para a sua casa, então, aproveite esse “aquecimento” adicional evitando qualquer coisa que bloqueie a luz do sol ao redor das janelas. Mantenha as venezianas e cortinas abertas durante o dia, especialmente no lado da casa em que recebe mais luz solar direta. Já durante a noite, mantenha as venezianas e cortinas fechadas para que elas atuem como barreiras tanto para reduzir a corrente de ar externa, como para segurar e manter o calor interno.
Acessórios para aquecer
Lençóis de flanela na cama, tapetes nos pisos, cortinas nas janelas e cobertores quentes no sofá não só tornam a casa mais aconchegante como ajudam a complementar o sistema de aquecimento. Quando está frio do lado de fora, nada melhor que uma casa com acessórios quentes. Além disso, ao invés de ficar de shorts e mangas curtas dentro de casa, considere vestir-se mais e assim poder diminuir um pouco o termostato. Cada grau de redução economiza cerca de 5 a 6% dos custos de aquecimento.
Manter uma temperatura ambiente ideal
Muitas vezes, no intuito de economizar, o aquecimento é feito de forma incorreta e a energia é desperdiçada desnecessariamente, tendo por consequência um consumo e custo maiores. A temperatura ambiente ideal é entre 18 e 22 °C. Aconselha-se a abaixar o termostato, seja quando você não estiver em casa por um longo período ou quando estiver dormindo (um ótimo recurso para isso é o termostato programável que faz os ajustes para você nos horários pré-determinados).
Entretanto, vale ressaltar que os cômodos devem ser constantemente aquecidos de modo que a temperatura não caia tanto, caso contrário todos os ambientes ficarão muito frios, incluindo paredes e móveis. A temperatura do ar só começará a aumentar quando as paredes e o mobiliário ficarem quentes novamente, custando energia e, por conseguinte, dinheiro.
Arejar a casa adequadamente
Mesmo no inverno é preciso abrir as janelas, pelo menos uma vez por dia, para arejar a casa, evitando assim a formação de mofo no teto, paredes e móveis. Para isto, basta abrir as janelas completamente por cinco minutos, ao invés de mantê-las entreabertas por um longo período de tempo, pois desta forma o ambiente é refrescado sem uma mudança total de ar, a temperatura interna não cai tanto e, como citado acima, evita-se o aumento de consumo de energia para reaquecer tudo novamente.
Fechar a lareira
Para quem tem lareira, é aconselhável lembrar-se de fechá-la sempre que não estiver em uso, isto é, com fogo. Uma lareira aberta é como ter uma janela aberta durante o inverno.
Otimizar a iluminação
Durante o inverno, além do sistema de aquecimento, outra coisa que utilizamos muito é a luz, devido à redução de horas de luz natural. Estima-se que na Suíça, por exemplo, cerca de 12% do consumo de energia neste período é destinado à iluminação. Uma ótima solução para minimizar os custos é a substituição de lâmpadas convencionais por LEDs, pois estas apresentam maior eficiência energética, ou seja, consomem muito menos energia que a iluminação incandescente, além de durarem mais.
E você, conhece outras dicas para economizar energia no inverno? Compartilhe conosco nos comentários!
Leia mais sobre como são os imóveis na Suíça!
4 Comments
Ótimas dicas, Mel! Obrigada!
Eu que agradeço a leitura e o comentário, Vivi!
Muito útil o que escreveste.
Muito obrigada!