BrasileirasPeloMundo.com
Alugar/Comprar Imóvel Pelo Mundo Suíça

Dicas para mudar de casa na Suíça

Dicas para mudar de casa na Suíça.

Vamos mudar? Mas acabamos de chegar! Foi assim que começou a minha conversa com o meu marido quando ele chegou em casa e perguntou se eu queria me mudar para o apartamento do térreo. Aqui, a maioria dos prédios oferecem apartamentos no térreo com um ótimo espaço de varanda, nas laterais e alguns até com quintal. E com dois meninos pequenos seria uma maravilha para eles curtirem o lado de fora no verão com muito sol e calor e no inverno com muita neve.

Depois de muita conversa, mas muita conversa mesmo ele me convenceu e lá fomos nós com apenas um ano de Suíça para uma nova mudança.

Leia também: Como alugar um imóvel na Suíça

Fiz uma lista das coisas que foram necessárias para a mudança, a primeira coisa a fazer é comunicar a imobiliária o nosso interesse no imóvel. Mesmo já tendo um imóvel alugado pela mesma imobiliária foi necessário fazer a ficha para aplicar para o imóvel novo. É muito importante ficar atento para que a data de entrada  no novo apartamento seja a mesma data da entrega do apartamento antigo, porque é necessário que você avise com três meses de antecedência o desejo de sair do apartamento. No nosso caso, o apartamento do térreo estaria disponível em dois meses e como tinham outras pessoas interessadas, se não ficássemos com o imóvel nesse período , as outras pessoas seriam escolhidas. Nós tínhamos duas opções: encontrar alguém para alugar o nosso imóvel ou pagar 2 alugueis no último mês de contrato com o apartamento antigo. Bem que tentamos achar alguém para ficar com o nosso apartamento, mas como não conseguimos tivemos que pagar os dois alugueis.

Outro ponto a se considerar é que ao alugar um imóvel é necessário fazer um depósito caução no valor referente a três meses de aluguel. Ainda bem que nós nos mudamos para o mesmo prédio que é administrado pela mesma empresa, então não foi necessário solicitar a devolução do valor e fazer um novo depósito. Isso foi ótimo porque se a mudança fosse para um imóvel administrado por outra imobiliária, teríamos que fazer o depósito logo na assinatura de contrato e às vezes a devolução do valor do depósito em caução pode demorar até dois meses.

Um ponto mega, mas mega importante é a limpeza do imóvel para a entrega. Eles são super criteriosos com a limpeza e com a manutenção do imóvel. Algumas pessoas contratam empresas (que são especializadas em limpeza) ou faxineiras para ajudar. Temos que ficar atentos aos detalhes e principalmente em banheiros e cozinhas por conta do calcário que acumulam nos cantos e nos metais.  Essas empresas costumam cobrar entre 800 e 1000 francos, isso para um apartamento de 2 dormitórios. Nós mesmos fizemos a limpeza do nosso apartamento com a ajuda da minha mãe que estava nos visitando e de algumas amigas queridas que se disponibilizaram a ajudar. Preferimos economizar, principalmente porque já tivemos que pagar um aluguel de multa. Para vocês terem uma ideia de como o negocio é sério, eles olharam dentro do nosso forno com uma lanterna!

Uma outra coisa importante, é ter muito cuidado com as chaves do imóvel. Parece óbvio eu falar isso, mas quando recebemos o nosso primeiro apartamento, recebemos 5 chaves codificadas e essas chaves abrem todas as portas, desde a porta de entrada do prédio (nunca entendi como a minha chave abre a porta da entrada e da vizinho também, mas eu não consigo abrir a porta do apartamento dele e nem ele o meu, coisas de Suíça … risos), a porta do porão, a caixa do correio e a porta do apartamento. Por elas abrirem todas essas portas e serem codificadas, se nós perdermos essas chaves o custo para mandar fazer uma nova cópia é de CHF 1200, isso mesmo: mil e duzentos francos.  Graças a Deus nós estávamos com todas as chaves, uma preocupação a menos no meio de tanta coisa para fazer.

Depois de organizar e verificar todos esses pontos, mãos à obra, vamos preparar a mudança e para mudar temos que encaixotar tudo. Não pense que encontramos caixas de papelão em qualquer lugar para pegar, temos que comprar no Ikea ou no Jumbo. Coloca aí mais um gasto para computar na mudança. Bem vamos lá, encaixotar, embalar as coisas, desmontar os móveis e sim fazemos tudo isso nós mesmos. Mais uma vez contamos com a ajuda dos amigos, marcamos um dia e deixamos tudo arrumado e a maioria dos móveis desmontados, já tínhamos até descido várias coisas. Algumas pessoas alugam uma van para o transporte de caixas, no nosso caso foi mais fácil, não precisamos alugar nenhuma van porque a mudança foi no mesmo prédio.

E é sempre bom lembrar que é necessário avisar a Gemeinde (prefeitura) da mudança de endereço, mais uma vez como nossa mudança foi só no prédio não foi preciso comunicar , mas se fosse ter alguma alteração no endereço é obrigatório comunicar. Se por acaso você for mudar de cidade, precisa comunicar a sua Gemeinde da mudança e fazer um novo registro na cidade que você vai morar.

Depois de dois meses de muita limpeza (você pensa que não acumula coisa em um ano, mas como acumulamos) e muita arrumação finalmente nos instalamos no térreo. Nossa, deu tanto trabalho que no meio do caminho eu já estava arrependida, mas depois de colocar tudo em ordem e deixar a casa toda arrumada, fiquei agradecida pela mudança. As crianças estão muito mais felizes e com muito mais espaço. Valeu a pena!

Related posts

Como alugar um imóvel na Alemanha

Monique Abbehusen

Cheguei na Argentina e agora?

Fabi Lima

Outono na Suíça – Jucker Farm e a tradição das abóboras

Mel Barbieri

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação