Diferenças entre Moscou x Nairóbi.
Como eu disse no meu post de janeiro, acabo de me mudar de Nairóbi, no Quênia, para Moscou. Em cinco meses de vida nova já pude perceber algumas diferenças entre as duas cidades. Nesse artigo vou listar 7 comparações entre essas duas cidades que moram no meu coração:
Segurança: apesar de Nairóbi não ser uma cidade absurdamente violenta como a maioria acredita, há sim um problema de segurança. Precisamos estar sempre atentos ao redor, andar com vidros fechados, portas trancadas, ter seguranças, porteiros, grades. Andar sozinho na rua à noite nem pensar! Já em Moscou a história é totalmente diferente. No centro, onde eu moro, eu posso caminhar sozinha a qualquer hora do dia ou da noite. Uso meu celular na rua sem grandes preocupações e não tenho pavor em pensar que preciso ir até o carro na saída de algum lugar de madrugada.
2. Iluminação pública: as ruas em Nairóbi são pobremente iluminadas, os postes normalmente são uma grande gambiarra de madeira e fios. Eu já estava acostumada a dirigir por ruas escuras quando cheguei a Moscou e descobri a maravilha de luzes que é a cidade. Ruas, prédios e monumentos iluminados trazem um charme à cidade durante a noite. Tudo parece ficar ainda mais bonito.
3. Pessoas: os quenianos são pessoas alegres e amáveis por natureza. Tentam ser sempre simpáticos com todos. Os russos têm fama de marrentos, mas são pessoas incríveis. Posso dizer que amo tanto os quenianos quanto os russos da mesma forma, cada um com o seu jeitinho. Mas a diferença em lidar com cada um me faz incluir esse item na lista. Um exemplo: Um queniano, quando ao telefone, pergunta sempre “como vai você?” ao seu interlocutor, conhecendo-o ou não. Já os russos não sabem lidar com esse tipo de tratamento. Experimentei isso nos menus primeiros dias de Moscou, quando ligava para alguém e dizia: “olá, aqui é a Renata, tudo bem?” e a minha pergunta era seguida de um silêncio do russo, seguido de um “sim, estou ouvindo”. Os russos são muito mais reservados, enquanto os quenianos são mais amáveis logo na primeira conversa.
4. Clima: não, eu não saí do calor para o frio russo. Nairóbi é uma cidade alta, portanto não faz tanto calor. Em três anos no Quênia, a temperatura mais alta que presenciei foi 28ºC, mínima de 11ºC. Nenhum extremo, clima delicioso para o dia e para a noite. Cheguei a Moscou no verão, portanto peguei temperaturas amenas. Mas com o tempo a temperatura foi caindo e agora, no auge do inverno, estamos bem abaixo de zero grau. Ah, se eu pudesse levar sempre comigo o clima de Nairóbi! É, sem dúvida, o mais perfeito que eu já vi e queria ter ele pra sempre.
5. Pontualidade: os britânicos que levam a fama, mas pontuais mesmo são os russos! Eles nunca estão atrasados, todo horário marcado é rigorosamente obedecido. A cada compra com horário de entrega marcado, o produto chega pontualmente à sua porta, pode ter certeza. Em compensação, o “Kenyan time” é bem diferente! Em todo compromisso marcado com um queniano pode-se adicionar, pelo menos, 30 minutos de atraso. Já vi reuniões e encontros atrasarem uma, duas horas e os retardatários sequer se sentirem mal pela demora. No Quênia é melhor relaxar e esquecer um pouco do relógio ou você enlouquece.
6. Transporte público: em Nairóbi você tem 3 opções: ou você compra um carro, ou você anda de táxi ou você anda de matatu. O transporte público é praticamente inexistente. A maioria da população anda em ônibus precários ou em matatus, que são essas vans caindo aos pedaços. É interessante apontar que cada matatu tem um nome, e é uma diversão descobrir cada um. Outra curiosidade é que as pessoas andam amontoadas dentro das vans, literalmente. Uns vão sentando no colo dos outros, sem nenhuma cerimônia, calor humano puro! Já Moscou é famosa pelo seu excelente e belíssimo sistema de metrô. Os trens são pontuais e o tempo de espera é mínimo (média de 90 segundos) entre um e outro. Além disso, o cidadão conta com ônibus, ônibus elétricos e bondes para se locomover dentro da cidade. Tudo a preços extremamente baixos e ótimo serviço.
7. Serviços: os serviços em geral em Moscou são muito baratos. Com algo em torno de quarenta dólares mensais é possível ter pacote de ligações e dados para o celular, TV a cabo e internet residencial. A telefonia funciona muito bem, a internet 4G raramente apresenta problemas. Já a internet residencial varia de qualidade. Em alguns dias ela parece muito mais lenta do que o normal. A TV a cabo eu sequer usei ainda porque parece que conta com poucos canais internacionais, sendo toda a programação desconhecida e em russo. Já os serviços em Nairóbi são um pouco mais caros mas de qualidade indiscutível. A telefonia celular é uma das melhores que já conheci. O celular funciona perfeitamente em qualquer canto (até mesmo no meio de safáris em lugares isolados), a internet 4G é excelente e também nunca deixa de funcionar (eu vivia postando fotos no Instagram no meio dos safarias tranquilamente), a internet residencial é excelente e muito rápida e a TV a cabo possui todos os canais que se possa imaginar, inclusive um pacote em português com globo internacional.
As diferenças são grandes, a saudade da antiga casa é enorme, mas a felicidade da vida nova é maior ainda.
6 Comments
Adoro ler seu blog. To ansiosa pra te visitar.
Vem logo, Ma!!! Estou ansiosa para te receber! =)
Parabéns, Renata pelo blog eu acompanho ,viajo e conheço a Russia atraves de vc .
Gde beijo
Obrigada, Shirley!!! Fico muito feliz de poder dividir um pouco da vida nova com os amigos. Esperamos a visita de vocês! Saudades! Bjo!!!
Olá Renata! Nem imaginava que a Rússia era tudo isso que você escreveu. Moscou é uma cidade bem iluminada durante a noite. Obrigado pelas informações!
Olá, Elias! Pois é, a Rússia nos surpreende! Todo mundo tem uma imagem daqui, mas quando vê a coisa é bem diferente! Se quiser continuar conhecendo, todo mês eu conto algo novo aqui. Obrigada por acompanhar! Abraços