Lembro do meu primeiro dia na Africa do Sul como se fosse ontem. Meu marido me buscou no aeroporto, tirou as malas do carro e disse: agora você entra no seu carro e vamos dar uma volta! Eu já tinha visitado este país algumas vezes antes de decidir mudar pra cá e o trânsito era um dos itens que mais me preocupava.
Seguem algumas diferenças e dificuldades encontradas no início, ao enfrentar as ruas de Joanesburgo e as estradas.
Māo inglesa:
Para quem está acostumado a dirigir do lado esquerdo, como fazemos no Brasil, trocar de “māo” nāo é uma tarefa fácil. Tudo você tem que trocar de lado e obviamente redobrar a atenção, como se estivesse aprendendo a dirigir novamente. A pista mais rápida nāo é mais a da esquerda e sim, a da direita. Com o tempo você se acostuma.
Roundabouts ou Traffic circles
Os roundabouts – mais conhecidos no Brasil como rotatória, balāo, rotunda – possuem uma regra diferente: a preferencia nāo é de quem está dentro da rotatória e sim, do primeiro que chega no sinal de pare. Parece meio confuso, nāo é? Mas funciona. Para quem tiver mais curiosidade sobre o assunto, segue o link que explica um pouco melhor a regra.
Os “robots”:
Os semáforos sāo chamados de ‘robots’ e o maior problema sāo os “broken robots”: os semáforos quebrados. Isso acontece com bastante regularidade. Muitas vezes os semáforos dos cruzamentos mais importantes da cidade deixam de funcionar. A boa notícia é que o trânsito continua fluindo, pois a mesma regra do roundabout prevalece: quem chega primeiro no cruzamento tem a preferência de passagem e as pessoas respeitam isso. O trânsito fica lento até surgirem os controladores que auxiliam nessas situações.
Fiscalizaçāo:
Há policiamento do trânsito em quase todos os lugares e é comum você ser parado por uma blitz. Eu já fui parada por blitze várias vezes. Manter o licenciamento do carro em dia e os seus documentos em māos é fundamental para evitar problemas com os policiais. Beber e dirigir – aqui ou em qualquer outro lugar, aliás – nem pensar!
Outro item importante sāo os radares móveis. O limite de velocidade muda constantemente nas estradas municipais e estaduais pois existem pequenas comunidades entre as cidades. Uma estrada com limite de 120 km/h pode passar para 80 km/h e até 40 km/h em menos de 5 minutos. Quando você menos espera tem um radar móvel logo atras da placa de 40 km/h e um policial esperando por você.
Taxis:
Taxi é como se chama por aqui o transporte coletivo privado utilizado pela maioria da população sul-africana. Este modelo é bem parecido com a lotação em Sāo Paulo e diferente do táxi que estamos acostumados.
Para os motoristas destas vans praticamente nāo há regras de trânsito: eles ultrapassam o sinal vermelho, cruzam na sua frente sem avisar e param o trânsito (para pegar os passageiros) onde bem quiserem. Uma dica: muita paciência!
Os vendedores:
Está precisando de carregador de celular, adaptador? Quer um chapéu, um óculos? Está com sede? Nāo se preocupe, você pode comprar tudo isso no próximo robot! A quantidade de vendedores nos semáforos é grande e a variedade de itens disponíveis também. A simpatia dessas pessoas é marca registrada. Contudo, todo cuidado é pouco. Nunca se sabe quem está realmente vendendo seus produtos ou quem está de olho nos seus pertences.
Smash and grab:
Outra dica importante: nunca deixe nada à vista no banco do passageiro ou no banco de trás. Infelizmente você corre o risco de ter o seu vidro quebrado enquanto está parado no semáforo. Até hoje nāo tive esse problema, mas tomo todo o cuidado e guardo tudo que carrego no porta-malas.
A paisagem:
Trânsito é trânsito e ninguém gosta de ficar preso nele, mas convenhamos que ter uma bela paisagem para admirar no meio do caminho ajuda bastante a aliviar o estresse.
Este é um país que carece de transporte público. Tudo aqui é um pouco longe e é difícil ir ao supermercado e outras lojas a pé. Portanto, se você pretende morar aqui e nāo quer ficar parado em casa é importante que você saiba dirigir. Paciência e vontade de descobrir sāo itens chaves para aproveitar ao máximo os caminhos e lugares este país tem para oferecer.
Leia sobre turismo na Cidade do Cabo!