BrasileirasPeloMundo.com
África do Sul

Do que mais sentirei falta da África do Sul

Mais um ano se inicia e com ele, novas resoluções surgem. No meu caso a mudança será um pouco drástica. Estamos retornando ao Brasil após dois anos de bons momentos e muito aprendizado aqui na África do Sul.

Sempre rola aquela lista, ainda que mentalmente, de prós e contras de ficar no país em que estamos ou mudar para outro. Neste momento é que entram as diferentes prioridades e as motivações que temos na vida. Fazendo essa lista e analisando as minhas prioridades me deparei com as coisas que mais sentirei mais falta neste país, seguem algumas delas:

Supermercados
Ja mencionei o Woolworths em alguns textos anteriores e esse é o motivo: o Woolies (como os locais o chamam) é de longe um dos melhores centro de compras. Possui produtos de boa qualidade, nāo precisamos perder tempo escolhendo e o atendimento é excelente. Sem contar a variedade, nele você encontra desde alimentos, itens para casa e roupas. Além do Woolies existem outras grandes redes de supermercados ótimas como o Spar e o Pick n Pay.

Restaurantes e vinhos
Ainda no assunto comida, sentirei falta dos bons restaurantes que tive a oportunidade de conhecer e apreciar, e pratos deliciosos acompanhados de excelentes vinhos. No post anterior (leia aqui) declarei minha paixão pelos vinhos sul-africanos.

Almoço no restaurante Pierneef - La Motte. (Foto: M. Braga)
Almoço no restaurante Pierneef – La Motte. (Foto: M. Braga)

O sol 
Sentirei muita falta dos constantes dias de sol. Quem me conhece sabe que meu bom humor é gerado pelo sol. A cidade de Joanesburgo, em especial, tem mais dias ensolarados no ano do que qualquer outra que conheço. Aahhh e o pôr do sol daqui é indescritível!

Pôr do sol na Table Mountain (Foto: M. Braga)
Pôr do sol na Table Mountain (Foto: M. Braga)

Cape Town

Está aí uma cidade que entrou no meu ranking das mais belas que já visitei, uma cidade com montanhas e praias, lugares calmos e badalados, com atrações para todos os gostos. Sem contar as paisagens de tirar o fôlego de qualquer um.

A natureza
Posso dizer que aqui eu respiro um ar puro. Tomar um delicioso café ou até mesmo almoçar em meio aos jardins é sempre prazeroso. O bom clima do país favorece os cafés e restaurantes ao ar livre (veja eu falando em comida novamente!).

Hermanus (Foto: M. Braga)
Hermanus (Foto: M. Braga)

Os safáris
Tema de um post antigo à parte, os safáris me proporcionaram uma nova visāo da natureza. Observar de perto o comportamento animal em seu habitat natural fez com que eu enfrentasse e perdesse certos medos. O safári foi umas das coisas que mais gostei de fazer neste país. Estar perto da natureza traz uma paz imensurável.

As pessoas

Foram dois anos que nāo deixei de sorrir um dia sequer. Isso se deu graças a receptividade do povo sul africano. Desde o vendedor de chapéus no semáforo ao caixa do supermercado que perguntava se minha filha estava bem; a secretária do meu médico que fazia de tudo para encaixar uma consulta, a colega de trabalho do meu marido que trouxe uma jantar na minha casa quando ele estava viajando e eu estava sozinha com a minha bebê; sem contar aqueles que vinham trabalhar aqui em casa sempre com um sorriso no rosto. Sim, o que mais sentirei falta serāo as pessoas que aqui vivem. Afinal, sāo elas quem fazem deste país um lugar agradável de se viver, trazendo consigo a esperança de um mundo melhor.

Aos amigos que fizemos, sul africanos, de outros países e ainda do Brasil, só tenho a agradecer pelos momentos compartilhados e terem feito essa experiência valer muito a pena. Com certeza essas amizades serāo para sempre!

Aos nossos queridos leitores peço que aguardem seus próximos posts sobre a África do Sul, porque a aventura continua.

A todos que me acompanharam até aqui um siyabonga, thank you, dankie e muito obrigada!

Leia sobre a rota dos vinhos na África do Sul!

Related posts

África do Sul, um país com 11 línguas oficiais

Michelle Braga

Dez curiosidades sobre o Natal na África do Sul

Debora L. Juneck

Observação de Baleias na África do Sul

Debora L. Juneck

8 comentários

Liliane Oliveira Janeiro 26, 2016 at 11:39 pm

Olá Michelle,
Tudo bem?
Conheci este blog lendo um texto seu. No ano passado, estava pesquisando, lendo muitas coisas sobre Cape Town, cai neste blog e pude aproveitar algumas das suas dicas para minha viagem. No ano passado fiz um pequeno intercâmbio em Cape Town que simplesmente ADOREI.
Comecei a escrever para este mesmo blog e no mês passado foi publicado meu primeiro texto falando sobre minha experiência de ter viajado sozinha para outro país etc e tal.
O mundo é tão pequeno, que quando li que você é curitibana, comentei com minha cunhada sobre você e bingo, ela te conhece 🙂 depois te conto quem é ela…
Que bom saber que vc passou por bons momentos na África do Sul e pode compartilhar tudo isso com suas leitoras. Quem sabe não nos conheceremos algum dia?
Bom retorno!
Bjs,
Liliane Oliveira

Resposta
Michelle Braga Fevereiro 4, 2016 at 6:01 pm

Oi Liliane!!
Que delicia receber seu comentário e saber que as minhas dicas foram uteis para você! Cape Town é fantástica e fico feliz de saber que você aproveitou seu intercâmbio. Aliás, acabei de ler seu texto e me encantei com a forma como você retrata a sua experiência. Sempre temos a ganhar quando estamos abertas a desafios e novas experiências, nem que para isso tenhamos que tomar coragem e viajar sozinha! Parabéns!
Agora fiquei curiosa: quem é a sua cunhada? vou te adicionar no facebook e conversamos por lá! quem sabe nāo marcamos um café e matamos a “saudade”de Cape Town?
beijos
Michelle

Resposta
Elias Janeiro 27, 2016 at 2:06 am

Caramba! Você vai voltar para o Brasil? Então já aproveito essa oportunidade para te agradecer, por você ter mostrado a África do Sul de uma forma tão singular e positiva, porque é muito difícil encontrar informações em português tão aprofundadas a respeito do país como eu vi aqui no BPM. Já vi um misto de comentários positivos e negativos de outras pessoas sobre o país, em outros sites, mas foi você que me mostrou que vale a pena conhecer a África do Sul. Desejo que você tenha muito sucesso na sua nova jornada de volta ao Brasil! Muito obrigado! 🙂

Resposta
Michelle Braga Fevereiro 4, 2016 at 6:11 pm

Oi Elias!
Fiquei emocionada e muito feliz com o seu comentário. Saber que pude transmitir essas informações e que você ficou com vontade de conhecer a Africa do Sul através delas é muito gratificante! Portanto, sou eu quem agradeço por ter me acompanhado até aqui! Muito obrigada e me avise quando for para lá, ou adorar saber como foi a sua visita ao país!
Ahhh e continue acompanhando a Thais, a nova colunista da Africa do Sul. Tive o prazer de conhecer a Thais em Johannesburg e ela com certeza tem muitas experiências para compartilhar.
beijos

PS:Respondi aquela sua pergunta que você deixou no texto sobre o Apartheid.

Michelle

Resposta
Elias Fevereiro 4, 2016 at 7:50 pm

Muito obrigado Michelle! Só uma pergunta: você vai continuar sendo colaboradora no BPM? Se não, como posso entrar em contato com você, caso surja novas dúvidas? Um abraço! 🙂

Resposta
Ann Moeller Fevereiro 7, 2016 at 6:16 pm

A Michelle não colabora mais com o BPM. Para informações sobre a África do Sul, por favor seguir os textos da nova colunista. Obrigada Equipe BPM

Resposta
Thaís Helena Fevereiro 4, 2016 at 10:27 pm

Oi Michelle, Obrigada por ter citado meu nome. Estou muito feliz por escrever aqui, uma oportunidade em dividir as coisas que acontecem de diferentes. Espero que vocês estejam bem. Beijos

Resposta
João Vitor Abreu Setembro 21, 2016 at 8:58 am

Michelle Braga, bom dia!!
Sou brasileiro e estou em treinamento em Capetown e estou apaixonado! Que lugar maravilhoso! mas fico somente por 30 dias e depois retorno para Angola onde trabalho atualmente. Você pode me indicar algum portal ou site onde seja possível acompanhar ofertas de emprego por aqui? Trabalho com T.I e análise de negócios.
Muito obrigado!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação