BrasileirasPeloMundo.com
África do Sul Vinhos e Vinícolas Pelo Mundo

Western Cape e a rota dos vinhos na África do Sul

Visitar Cape Town/Cidade do Cabo e incluir um passeio às vinícolas é um “must do”! Além dos vinhos você vai encontrar uma gastronomia de dar água na boca e paisagens de tirar o fôlego. É um dos lugares mais procurados pelos sul-africanos no mês de Dezembro, especialmente para as festividades de final de ano.

A África do Sul é um paraíso para os apreciadores de bons vinhos. Sāo 23 regiões que abrigam diversas vinícolas e, certamente, as mais famosas e belas delas estão em Western Cape.

Tokara
Tokara em Stellenbosch (Foto:M.Braga)

Atualmente a África do Sul é o sétimo maior produtor de vinhos do mundo (cerca de 4.2%).O vinho sul africano é considerado vinho de novo mundo, mas o primeiro vinhedo foi plantado aqui na metade do século XVII. Este fato, na minha humilde opinião, coloca ele à frente de outros vinhos de novo mundo como o chileno, o argentino, o australiano, etc. Infelizmente ainda nāo encontramos grandes variedades de vinhos sul-africanos no Brasil.

Para se ter uma ideia o melhor vinho branco do mundo, eleito em 2014 no concurso mundial de Bruxelas, foi um sul africano – o Kleine Zalze Family Reserve Chenin Blanc 2013; produzido em Stellebosch. Na época da premiação este vinho custava ZAR 148.00 (no câmbio de hoje 40 reais).

Degustaçāo na Jordan (Foto: M. Braga)
Degustaçāo na Jordan (Foto: M. Braga)

Seguem algumas curiosidades e dicas sobre as regiões mais conhecidas e suas principais vinícolas:

Constantia:
Situada próximo ao centro da Cidade do Cabo, os vinhos da regiāo de Constantia sāo famosos e estāo entre os mais “finos” do mundo. Algumas das principais vinícolas sāo a Klein Constantia, onde é produzido uns dos melhores vinhos de sobremesa: o Vin de Constance e a Groot Constantia que possui vários vinhos premiados, como o Chardonnay 2013. Uma curiosidade: dizem que em seu exílio Napoleão Bonaparte consumia uma garrafa de vinho doce de Constantia por dia.

Entrada de Klein Constantia (Foto:M.Braga)
Entrada de Klein Constantia (Foto:M.Braga)

Stellenbosch:
Uma pequena cidade localizada a 50 km da Cidade do Cabo abriga cerca de 150 vinícolas. As minhas favoritas sāo: Jordan, para apreciar o delicioso Cobblers Hill 2010 e almoçar no Jordan restaurant; Tokara que possui uma vista incrível e que além de vinhos produz deliciosos azeites de oliva; Spier para uma degustação de chocolates e passeios pelos jardins de proteas; Guardian Peak que possui uma linda paisagem e um bom vinho Shiraz e Kanonkop, uma das mais antigas vinícolas e com um dos melhores Pinotages do país. O Pinotage é uma uva típica da Africa do Sul e foi criada a partir de uma mistura de Hermitage com Pinot Noir.

Franschhoek:
Um pouco mais a frente de Stellenbosch, quase 80 km da Cidade do Cabo, você chega a Franschhoek. Conhecida pelos seus vários festivais durante todo o ano, possui 50 vinícolas com paisagens encantadoras. A palavra Franschhoek vem da língua Afrikaans que significa “canto francês”. Na época colonial essa era uma regiāo reservada aos franceses. Para visitar indico: La Motte para almoçar no Pierneef e a degustar o seu 2013 La Motte Pierneef Syrah Viognier e a Môreson com seus vinhos Chardonnays.

La Motte em Franschhoek (Foto: M. Braga)
La Motte em Franschhoek (Foto: M. Braga)

Outras dicas importantes:

1) Ao planejar uma visita às vinícolas lembre-se de consultar a previsão do tempo, pois a Cidade do Cabo é conhecida por ser uma regiāo mais fria e com fortes ventos. Nāo é a toa que os portugueses a denominaram de Cabo das Tormentas.
2) Tenham um motorista: novamente beber e dirigir nem pensar! Acho que este item dispensa mais comentários.
3) Reservar com certa antecedência é quase que obrigatório se você quiser almoçar em algum restaurante nas vinícolas.
4) Fique atento aos horários de funcionamento das vinícolas para degustação.
5) Geralmente as degustações sāo cobradas à parte, sendo que este valor pode ser retirado na compra de garrafas de vinhos.
6) Você pode levar até 16 garrafas (750ml) ou 12 litros de vinho para o Brasil, para consumo pessoal, segundo as regras da alfândega. Dicas de como levar vinhos para o Brasil você encontra neste site.

Última dica: aproveite! Com certeza você levará belas memórias para casa.

Leia sobre turismo na Cidade do Cabo!

Related posts

O melhor restaurante da África do Sul

Eloah Ramalho

Comidas Típicas da África do Sul

Debora L. Juneck

Vínicolas da Virgínia, uma surpreendente descoberta

Gabriela Albuquerque

3 comentários

Solange Dezembro 29, 2015 at 12:49 am

Michelle: congrats for choosing such an interesting topic ! The pictures were amazing and gave the reader who has never been to this area, a good idea of the beauty of this region. South Africa’s wines are absolutely exquisite ! Well said when you say that the region is a must visit !

Resposta
vanessa souza Outubro 24, 2016 at 1:11 pm

Olá, Michelle. Adoramos suas dicas. Pretendemos visitar algumas vinícolas em dezembro…vc sabe se alguma vinícola abre nos dias 25 e 26? Att.

Resposta
Cristiane Leme Outubro 25, 2016 at 4:03 pm

Olá e obrigada por comentar. A Michelle retornou ao Brasil e parou de colaborar conosco.
Equipe BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação