BrasileirasPeloMundo.com
Entrevistas EUA

EUA – Entrevista com a chef Leticia Schwartz

KS_LS_10_Ch2_Feijoada_326

Hoje nossa entrevista é com a chef Letícia Schwartz, uma brasileira muito simpática e talentosa que vem divulgando a culinária Latina através de seus livros e aparições em diversos programas da televisão norte-americana.

Fale um pouco sobre você e sua trajetória:

Eu sou formada em Economia e iniciei minha carreira trabalhando no mercado financeiro, num banco. Naquela época tinhamos uma visão bem diferente da carreira de chef. Chef era considerada uma profissão mais simples, as pessoas não tinham a aspiração de se tornarem um chef como nos dias de hoje. Mas eu sempre tive paixão pela culinária, e sempre gostei de cozinhar, de planejar e criar pratos gostosos. Eu levava para o escritório alguns quitutes que eu fazia em casa e meus colegas de trabalho adoravam. Muitos até me pediam “encomendas”, e minha paixão pela culinária foi aumentando. Foi ai que, em uma viagem à França, estive no renomado Le Cordon Bleu. Minha visão da culinária mudou completamente. Comecei a ver a carreira com outros olhos! Pesquisei muito e resolvi começar um curso em Nova York, no French Culinary Institute (hoje conhecido como Internacional Culinary Center). Nunca mais retornei para viver no Brasil e hoje já moro nos EUA há 18 anos!

Quais cursos você recomenda para quem tem vontade de se tornar uma chef como você?

Hoje o mercado está totalmente diferente de como era há 18 anos. Naquela época as pessoas tinham que sair do Brasil para encontrarem um bom curso na área. Hoje já não é mais assim. O Brasil tem bons cursos de culinária, como os do Senac, por exemplo, e chefs que se tornaram conhecidos no mundo inteiro. Claro que um curso fora do Brasil expande seus horizontes e agrega novas experiências, mas hoje chefs como o Alex Atala (do restaurante Dom, em São Paulo) ou o Pedro de Artagão (do restaurante Irajá, do Rio de Janeiro) se tornaram famosos no mundo inteiro. Estudar, trabalhar muito e tentar uma experiência ou estágio com grandes profissionais é o que fará diferença em sua carreira de chef. Lembre-se de que muitos profissionais em início de carreira aceitam fazer um estágio ou uma experiência de trabalho sem remuneração. Isto é uma prática comum, ao menos por períodos curtos de tempo.

US_JKT_79698C2.lo.pdfO que te inspira na criação de receitas e pratos?

Tudo por servir de inspiração! Pode ser uma fruta, uma foto, uma receita de outro chef. E depende também do objetivo do trabalho, se minha receita será para uma aula, para um livro ou para um programa de televisão. Tenho formação em culinária Francesa, sou Brasileira e moro nos EUA, por isso digo que minha culinária é um reflexo disso tudo.

Como você divide seu tempo como chef?

Hoje eu atuo dando aulas, escrevendo livros e fazendo apresentações no rádio e na  TV. Meu primeiro livro, The Brazilian Kitchen: 100 Classic and Contemporary Recipes for the Home Cook foi publicado em Fevereiro de 2010 e recentemente escrevi  My Rio de Janeiro, a CookBook.

Deixe uma mensagem para os leitores do Brasileiras pelo Mundo:

Hoje o Brasil tem um campo fértil, um grande mercado nesta área, então é possível se tornar um bom profissional dentro do Brasil. Mas não seja imediatista. As coisas não acontecem do dia para a noite em nenhum mercado, muito menos no mercado de chefs. São necessários muito trabalho, muita dedicação e muita persistência para se obter bons resultados no longo prazo.

Fotos: Kate Sears

final RIO US front cover

Related posts

O sim e o não nos relacionamentos multiculturais

Cecília Bailey

20 choques culturais de uma brasileira em Nova Iorque

Debora L. Juneck

A dificuldade de manter amigos no Brasil e fazer novas amizades no exterior

Liliane Oliveira

12 comentários

fabiana mesquita Setembro 15, 2014 at 12:47 pm

Gente, que luxo esse post! Fotos lindas! Informações relevantes! Isso sem contar que já estou com água na boca! Eu particularmente sou apaixonada por culinária e coleciono livros de receitas de tudo quanto é canto, e costumo sempre presentear amigos de for a com livros como esse. Esse ainda não tenho, vou ter que procurar! amei!

Resposta
Monica Bateman Setembro 15, 2014 at 4:57 pm

Oi Fabiana, além de tudo isto que você mencionou, a Leticia Schwartz é uma simpatia! Amei entrevistá-la! E fico super feliz em ver uma Brasileira dando show aqui nos EUA – escrevendo livros, aparecendo em programas de TV, etc.

Resposta
Marcia Setembro 15, 2014 at 7:05 pm

Adorei a entrevista da Leticia. E sempre bom saber que existem tantos brazileiros talentosos neste pais. Parabens e sucesso!!! Tenho que encontrar este livro.

Resposta
Monica Bateman Setembro 17, 2014 at 10:11 pm

Obrigada Marcia! Realmente é muito bom vermos tantos brasileiros se dando bem fora do Brasil! O livro vende na Amazon 😉 Bj

Resposta
Cristina Corey Setembro 15, 2014 at 7:51 pm

Trabalhando com culinaria, vemos qto trabalho e necessario para chegar a esse patamar. Parabens Leticia! Adoro ver sucesso de brasileiros pelo mundo. Otima entrevista Monica!

Resposta
Monica Bateman Setembro 17, 2014 at 10:12 pm

Ola Cristina, pois é, você que é do ramo sabe que não é fácil, muito trabalho para se alcançar o sucesso. Beijo!

Resposta
Denise [email protected] Brazil To You Setembro 17, 2014 at 3:42 pm

Eu tive o prazer de conhecer a Chef Letícia numa de suas visitas recentes a San Antonio, Texas, onde resido. Ela é uma professional excelente e uma pessoa maravilhosa. Desejo a ela muito sucesso pois ela merece.
Adorei a sua entrevista, Monica! É a minha primeira vez visitando o seu site. É bom saber que há vários de nós divulgando a nossa cultura e tudo de bom que o Brasil tem a oferecer. Um abraço!

Resposta
Monica Bateman Setembro 17, 2014 at 10:10 pm

Ola Denise! Eu adorei entrevistar a Leticia, é uma simpatia e super profissional. Ela comentou comigo que esteve no Texas no evento que o Central Market promoveu sobre o Brasil – aliás estive no evento aqui em Houston. Fico muito feliz que tenha gostado da entrevista. Este blog, na verdade, não é meu, eu sou apenas uma colaboradora – somos várias colaboradoras de vários países, contando nossas experiências fora do Brasil. Eu também moro no Texas, em Houston, e escrevo um blog chamado Discovering Houston. Um abraço e espero te ver sempre por aqui!

Resposta
Cleo Vassiliou Setembro 17, 2014 at 7:42 pm

Monica, adorei a entrevista. Menina, deu água na boca só de olhar aquela feijoada. Uhmmmm…

Mwah!

Resposta
Monica Bateman Setembro 17, 2014 at 10:12 pm

Obrigada Cleo! Nem me fale…..feijoada…..hummmmmmm!! Bjs

Resposta
Alexandre Junior Me (@allexandrevga) Maio 31, 2015 at 2:19 am

É bom saber que temos brasileiras levando o nome e a cultura do Brasil mundo afora com o seu trabalho e competência, e, não apenas por terem um corpo bonito.
Parabéns pra todas vocês mulheres brasileiras, profissionais, mães, empreendoras e sonhadoras!

Resposta
Monica Bateman Maio 31, 2015 at 11:04 pm

Obrigada, Alexandre! É isso mesmo, muitas mulheres estão fora do Brasil trabalhando muito e transformando seus sonhos em realidade!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação