BrasileirasPeloMundo.com
Entrevistas EUA

EUA – Entrevista – Saudades de um Pão de Queijo?

Brazi photoContinuando a séria de entrevistas que fizemos com chefs e empreendedoras do ramo de alimentação, hoje vamos saber mais um pouco sobre a história da Junea Rocha,  brasileira que traduziu a receita de pão de queijo da família em um produto hoje vendido em vários supermercados norte-americanos, como o Whole Foods, por exemplo.

Fale um pouco sobre você e sua trajetória:

Em dezembro de 2001 eu fazia faculdade de Engenharia na UFMG,  e vim trabalhar nos Estados Unidos através do programa “Work Exchange”. Fui para uma estação de esqui em Winter Park no Colorado – uma cidade pequena a uma hora de Denver. Trabalhando na recepção de um hotel acabei conhecendo meu marido. Ainda faltavam três anos para terminar a faculdade,  então voltei ao Brasil, continuei o curso,  e o namoro a distância continuou também. Assim que terminei a faculdade tive que tomar a decisão – ficar no Brasil ou mudar para os Estados Unidos. Resolvi mudar. Duas semanas depois peguei um avião rumo a Portland, Oregon. Trabalhei por sete anos como engenheira para uma construtora  em Oregon. Depois de um tempo deu vontade de mudar de ramo e o amor pelo pão de queijo falou mais alto. Sou mineira de Belo Horizonte e sempre adorei pão de queijo, também queria continuar ligada ao Brasil de alguma forma. Abri a Brazi Bites em 2010 para introduzir o produto ao mercado americano.

Brazi Bites Package Photo

Como é a Brazi Bites em termos de produção, funcionários, distribuição?

Temos um objetivo simples na Brazi Bites: fazer o pão de queijo mais gostoso do mercado, usando sempre ingredientes de alta qualidade, seguindo a receita da minha familia. Estes valores estão escritos no pacotinho do produto e leio todos os dias quando começo o trabalho. Eles dirigem todas as decisões e estratégias da empresa. Temos uma fábrica em Portland, com uma equipe na produção e outra no escritório,  gerenciando a marca. Fazemos toda a produção aqui e trabalhamos com distribuidores que fazem entrega em supermercados por todo o país. Hoje temos nosso produto em mais de 500 supermercados na costa oeste e sudeste, além da Flórida.  Em 2015 lançaremos na costa leste também.

Como é ter sua empresa fora do Brasil, e vendendo um produto típico do Brasil?

O nosso maior obstáculo – o que tambem é a parte mais gratificante – é “educar” o consumidor norte-americano. É um trabalho constante explicar como o produto é feito, como deve ser consumido, de onde vem cada ingrediente, qual a melhor hora de consumir, etc. Quando contamos a história do pão de queijo contamos um pouco da história do Brasil. O norte-americano adora comida estrangeira,  mas comidas da América do Sul ainda são pouco disseminadas nos EUA. Acho que há bastante oportunidade para introduzir produtos brasileiros no mercado norte-americano.

Brazi Bites slider

Você acha que teria tido as mesmas oportunidades estando no Brasil ou morar nos EUA trouxe benefícios para você e sua empresa?

Não sei julgar o Brasil atual em relação a oportunidades para empreendedores, mas sei que as oportunidades aqui foram fundamentais para a formação e sucesso da Brazi Bites. A indústria de alimentos naturais nos Estados Unidos oferece um ponto de entrada através de supermercados locais para testar produtos novos, mesmo quando a marca é bem nova e pequena. A comunidade empreendedora em Portland é incrível! Participamos de vários grupos de apoio onde trocamos idéais e experiências constantemente. Sem esses grupos poderíamos ter cometido varios “erros fatais”.

Brazi breakfast

 Você fez cursos para se iniciar como empreendedora ?

Fiz um curso no community college para empreendedores da indústria de alimentos, logo quanto tive a ideia.  O curso chama “Getting Your Recipe to Market” e ensina os passos iniciais de como levar uma receita caseira ao mercado. Foi essencial no início. A partir daí continuo aprendendo diariamente com a nossa equipe e nossos parceiros na indústria – o aprendizado nunca termina. Estamos sempre ajustando a estratégia com a constante evolução do mercado e do consumidor.

Quais foram as barreiras que você enfrentou no início de sua empresa?

Nos primeiros dois anos trabalhei de engenheira durante o dia, e na Brazi Bites a noite e finais de semana. Eu mesma produzia, entregava, vendia e promovia – foi uma loucura. Financiar os primeiros anos precisou de muito trabalho e determinação.

bb_plate_v1

Que conselhos práticos você dá para alguém que quer abrir uma empresa nos EUA?

Abrir empresa nos Estados Unidos é relativamente simples e todos os Estados têm um website com instruções claras. Conhecer a indústria que você está entrando e os caminhos de crescimento é importante. Além disso, bom crédito e bom relacionamento com banco ajudam muito. Precisa de muito trabalho e foco. Nada se constroe do dia para a noite.

Deixe uma mensagem para os leitores do Brasileiras pelo Mundo:

Adoro ler as histórias no blog Brasileiras pelo Mundo. Apesar de já estar fora há dez anos, amo o Brasil e tenho orgulho de ser brasileira. As histórias do blog me mantém conectada com a nossa cultura.

Brazi Founder Junea Photo

Related posts

“Midterm Elections” na Califórnia

Raiane Rosenthal

Como é estudar em uma HBCU nos EUA

Mariana Carvalho

Visitando o Brasil após quatro anos

Carleara Weiss

12 comentários

Cristina Outubro 20, 2014 at 1:48 pm

Aonde encontro o pao de queijo brazilian bites em New York?

Resposta
Monica Bateman Outubro 20, 2014 at 1:53 pm

Cristina, na entrevista a Junea me disse que irá lançar o Brazi Bites na Costa Leste dos EUA no início de 2015 (com exceção da Florida, onde vc já encontra os produtos). Obrigada

Resposta
Juraci Pike Outubro 20, 2014 at 5:52 pm

Gostei muito da entrevista Monica. Interessante, informativa e inspiracional. A Junea e’ uma guerreira e voce explorou muito bem essa caracteristica dela. E, a outra estrela da entrevista o famoso “Pao de queijo” tb mais uma vez, mostrou sua deliciosa potencialidade de Mercado.

Resposta
Monica Bateman Outubro 20, 2014 at 7:33 pm

Obrigada, Juraci. Eu ja experimentei o pao de queijo e sei que eh delicioso. E claramente a Junea é uma batalhadora para chegar onde chegou! Obrigada por seguir o blog!

Resposta
Monica Lucena Outubro 20, 2014 at 8:04 pm

Muito bacana! Deu vontade de experimentar esse pao de queijo! Sucesso para Junea e Monica!!

Resposta
Fernanda Outubro 20, 2014 at 9:29 pm

Parabéns pela entrevista, Monica. Fiquei com vontade de experimentar o pão de queijo da Junea.
Sucesso!

Resposta
Patrícia Maria Caetano de Araújo Outubro 21, 2014 at 12:02 am

Olá Monica

Sou mãe da Júnea, moro em Belo Horizonte.
Sinto-me muito orgulhosa do trabalho que ela
desenvolve nos Estados Unidos.

Adorei ler a entrevista, emocionei-me com as
lembranças de uma história bem familiar:

Lembro-me que a ideia da exportação de uma receita,
genuinamente mineira para os Estados Unidos,
teve sua origem em uma história de amor:
quando o meu genro Cameron veio conhecer o Brasil ele
experimentou o “pão de queijo” que fazíamos em casa.
Ele achou o pão mineiro original e extremamente
saboroso, dando início a uma ampla pesquisa e muito trabalho
para se chegar ao ponto ideal de uma receita que integra
a cultura Mineira à cultura do Oregon.

Daí o sucesso da Brazi Bites!
Um grande abraço
Patrícia

Resposta
Myriam Cury Outubro 21, 2014 at 9:20 pm

Monica, muito interessante sua matéria, serve de estimulo para brasileiras que gostam de trazer um pouco do Brasil para outros continentes Junea, parabens pela garra. Monica parabens pelo tema, alis adoro seu blog.
Myriam

Resposta
Carolina Outubro 27, 2014 at 5:41 pm

Mônica, adorei o post! Uma curiosidade que tenho é como conseguir matéria prima brasileira nos EUA? É um processo de compra burocrático?

Abc, Carolina

Resposta
Monica Bateman Outubro 28, 2014 at 5:20 pm

Oi Carolina, tudo bem? Você encontra muita coisa aqui mesmo. No caso do pão de queijo, eu compro tapioca flour em qualquer supermercado. Não da para fazer com os mesmos queijos dai, mas da para se adaptar a receita com os queijos que vc encontra aqui. Abraços!

Resposta
ackolb Outubro 28, 2014 at 8:46 pm

Uai, esse negocio de pao de queijo pra gringo é bao dimais sô! kkkk Brincadeiras a parte, PARABENS!!!!!!! Chapeau (Tiro o chapeu) JUNEA parabens querida pelo sucesso e que a sua luz brilhe cada vez mais, sei o quanto de energia é necessario para “educar” o consumidor um pais novo, sobre um produto estrangeiro, muita estamina, mas como voce bem disse, imagino que seja também muito gratificante! Monica, arrasou linda com esta entrevista, voce arrasa sempre com seus textos né?! Mas falar de pao de queijo comigo cê sabe né? kkkk BJus lindas! Namasté 🙂

Resposta
ribeiro Outubro 30, 2014 at 3:19 pm

Ouvi agora pouco uma reportagem sua na Band News Fm em Curitiba-Pr e achei super interessante a sua trajetória de empreendedora de sucesso. A reportagem foi maravilhosa e bem auto explicativa relatando os detalhes de seu empreendimento que hoje atende a mais de 500 pontos de venda nos Estados Unidos.Pessoas como você merece toda glória dos brasileiros que parabenizam a sua coragem, força e determinação de começar um negócio do zero e expandir nestes níveis fabulosos.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação