Facebook Twitter Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»EUA»EUA é o país do marketing
    EUA

    EUA é o país do marketing

    Gabriela AlbuquerqueBy Gabriela AlbuquerqueMarch 12, 2019No Comments6 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Fonte: Pixabay
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Nos EUA tudo gira em torno de marketing

    Quando passamos a morar em outro país, passamos também a enxergá-lo com mais profundidade, longe da superficialidade encantada do olhar de turista. Isso aconteceu comigo e minha família,  no país desejo de milhares de pessoas pelo mundo: Estados Unidos da América.

    Eu gostaria de ser mais romântica e afirmar para vocês que tudo aqui é lindo e funciona perfeitamente, infelizmente não é verdade, aliás, acho ingenuidade pensarmos que existe esse reino encantado em algum cantinho do planeta.

    Assim que chegamos de mala e cuia, tomamos um choque de cidadania, que desconhecíamos no nosso país. Infelizmente no Brasil as coisas são tão disfuncionais, que assim que aterrissamos por aqui e lidamos com o funcionamento de algumas coisas, percebemos o quanto nossa terrinha ainda está aquém do equilíbrio social.

    Porém, a rotina e o desgaste do dia a dia, nos faz perceber que por aqui também existem rachaduras sob a superfície aparentemente perfeita.

    Vamos lá! Os Estados Unidos deveria ganhar o prêmio de primeiríssimo lugar do mundo em marketing! Como assim marketing?

    Segue abaixo a  definição, desse termo inglês, que não tem tradução na nossa língua portuguesa:

    Marketing

    Resultado de dicionário para marketing

    /’mɑɹkɪtɪŋ/

    substantivo masculino

    MARKETING

    1. estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores, recorrendo a pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda etc.
    1. o conjunto dessas atividades; composto de marketing.
    1. conjunto de ações, estrategicamente formuladas, que visam influenciar o público quanto a determinada ideia, instituição, marca, pessoa, produto, serviço etc.

    (Fonte: Dicionário Google)

    Absolutamente TUDO gira em torno de marketing na terra do Tio Sam. Eles foram os descobridores dessa ferramenta poderosíssima de influenciar e lucrar em cima de desejos e vidas alheias, criando necessidades e oferecendo soluções, e sobretudo vendendo globo afora, a ideia de perfeição.

    Até as relações cotidianas, como entre vizinhos, é pautada pelo marketing. Todo mundo, parece vender, o tempo inteiro, a ideia de vida perfeita. Vários bairros e desenvolvimentos urbanos são metodicamente planejados, os famosos “subúrbios” – grande paixão nacional, que parecerem cenários. Casas simetricamente construídas, com janelas e portas iguaizinhas, jardins manicurados e ruas arborizadas. Um sonho não?

    Carros poderosos nas garagens e filhos sorridentes caminhando para a escola pública. De fato é assim, na grande maioria do país. Mas essa “perfeição” toda leva à uma  certa monotonia, uma falta de personalidade e sobretudo à uma superficialidade, que sufoca pessoas como eu, que costumam divagar até sobre as asas das borboletas…

    Muda o cenário e vamos às cidades. As coisas parecem mais naturais. Casas e prédios divergem um pouco mais, assim como a população. Para mim foi um grande alívio, poder respirar esses ares de diversidade. Porém o marketing continua lá. Em cada ação cotidiana, em cada conversa à toa na porta da escola, em cada reunião com colegas de trabalho.

    Leia também: Minimalismo e Consumismo nos EUA

    Meu marido e eu costumamos comentar, como sempre parece que estamos em um filme, onde cada fala e ação é previamente pensada.

    Nós brasileiros, somos os campeões do improviso, da impulsividade, das decisões de último minuto. Vejam bem, sou ciente que esse  comportamento do nosso país é  danoso em muitas situações.  Já aqui, o extremo oposto é fato!  A espontaneidade não é o forte dos nossos amigos gringos. E isso rege a vida em todas as suas esferas. Costumava creditar esse comportamento à uma forte herança cultural, mas creio que o buraco é mais embaixo. Nos Estados Unidos, a população vive e respira devido a ações de marketing.

    Um exemplo: estações do ano são vendidas! Como assim? Mal acabam os dias de março e flores de plástico, cafés com sabor de “cherry blossom”, decorações em tonalidades pinks, etc, etc.  invadem todos os lugares por onde você passa. É a primavera que chegou, ainda que você esteja tremendo de frio sob a neve! O mesmo se dá com o verão, o outono e o inverno. Nada me irrita mais, do que nos dias finais de agosto, com o termômetro ainda batendo nos 30 graus Celsius e começamos a ser soterrados por propagandas de casacos flanelados, botas castanhas, cappuccino com sabor de mapple e tudo alaranjado. Querem nos empurrar o outono goela abaixo.

    Pode parecer exagero, mas isso influencia comportamentos. A onda verde sustentável é a grande moda da atualidade. Para ser “cool”, até empresas como MacDonald e Walmart têm investido nesse segmento. Porém, ao contrário do que deveria ser, o objetivo nunca é a diminuição do consumo, mas sim fazer com que esse pareça “mais” consciente e engajado em boas causas.

    Quando se trata de marketing direto e claro, como propagandas e panfletos, eu chego a ficar horrorizada! Diariamente minha caixa de correio é entupida com as mais variadas ofertas. Meu telefone celular, toca ao menos 5 vezes por dia, só com ações de telemarketing. Isso sem falar na enormidade de outdoors que poluem visualmente as grandes cidades. Hello Broadway!

    A ideia em tudo e em todos os lugares é: consuma para ser feliz, para ser alguém, para atingir o sucesso, para se espiritualizar, etc.  Claro que isso é a lógica do capitalismo e no Brasil essa também é a tônica da vida cotidiana. Mas aqui, se ganha o Oscar disparado de país do marketing.

    Inevitavelmente, tudo isso acaba expandindo suas consequências para a vida pessoal e os comportamentos e relações são movidos por esse prisma.

    O antídoto? Ser atento! Não deixar que dirijam as suas necessidades – na medida do possível – pois creio que é uma tarefa quase impossível. Consumir com sabedoria, se educar, se informar e ficar ciente de suas reais necessidades. Auto-conhecimento, sempre!

    Creio eu, que nesse momento histórico em que vivemos, com tudo pautado no ter e pior,  no “parecer ter ” para ser feliz, é preciso que se dê um passo para trás.

    Principalmente para àqueles que estão criando as crianças das próximas gerações. Nosso planeta, nosso futuro e principalmente nossa sanidade mental e moral, agradecem!

    Mais autenticidade e menos marketing!

    Até a próxima.

    Textos relacionados

    • Você gosta de morar em Portugal?
    • Carta aos novos imigrantes
    • Americanos – é possível definí-los?
    • Seattle – a cidade do respeito à diversidade
    • Ser imigrante é fazer parte da RESISTÊNCIA
    • Será que a infância é respeitada nos EUA?
    Clique aqui para ler mais artigos da mesma autora
    consumismo americano estilo de vida americano marketing americano sociedade americana viver nos eua
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Gabriela Albuquerque
    • Website

    Gabriela é de São Paulo, capital. Depois de 5 anos vivendo nos EUA, entre Washington DC e Seattle, resolveu experimentar a vida na Europa. Desde julho de 2019 mora com suas filhas e marido, na charmosa cidade de Cascais, nos arredores de Lisboa. Movida pela arte, sempre direcionou seus estudos e carreira nessa direção, cursando Letras na Universidade de São Paulo e Curadoria de Artes na PUC- SP. Imersa em uma nova cultura encontrou novas inspirações para escrever, resgatando assim um hobby que estava adormecido. Mantém um blog, onde procura dividir experiências e compartilhar as descobertas da vida de expatriada além de questionar as dores e delícias da vida contemporânea.

    Related Posts

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    March 1, 2023

    Moradia e pandemia: obstáculos e oportunidades

    August 23, 2021

    O meu sucesso não é o mesmo que o seu!

    August 20, 2021

    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    Polônia

    Dia de Finados na Polônia

    By Ann MoellerOctober 28, 20240

    Dia de Finados na Polônia O Dia de Finados é comemorado oficialmente pela Igreja Católica…

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    March 1, 2023

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023

    Natal em tempos de guerra

    December 21, 2022
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    © 2012-2025 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.