Fazer mergulho nas Ilhas Maldivas.
Vir às Ilhas Maldivas e não mergulhar, seja de cilindro ou de snorkel, é conhecer somente uma pequena parte do paraíso. E bota pequena nisso, porque 99% do território das Ilhas Maldivas é composto por mar e somente 1% por terra.
As condições para mergulho são excelentes: águas cristalinas, temperatura agradabilíssima, em torno de 29ºC, e muita, mas muita vida marinha.
Há chances de ver tartarugas, diferentes espécies de tubarões (todos inofensivos) e arraias, além de uma variedade imensa de corais e peixes, de todas as cores, formas e tamanhos. É possível encontrar o Nemo e todos os outros personagens do filme Procurando Nemo.
Duas espécies de golfinhos também habitam essa região: o nariz de garrafa e o rotador, e é possível avistá-los do barco, ou com muita sorte, até encontrá-los durante um mergulho ou uma sessão de surfe. E digo que é necessário ter sorte, pois eles não são aprisionados como em muitos parques, aqui todos vivem felizes em seu habitat natural.
Mas em meio a essa fauna tão rica, acredito que duas espécies merecem especial destaque, o tubarão-baleia e a arraia manta; afinal quem não gostaria de encontrar esses gigantes gentis? Todos os anos, milhares de turistas chegam às Maldivas, esperando ter a oportunidade de mergulhar com essas magníficas criaturas, uma vez que o país está entre os melhores lugares do mundo para encontrá-las. Se você não conhece muito sobre fauna marinha, seguem abaixo algumas informações interessantes:
Arraia Manta
Também conhecida como arraia gigante ou arraia-jamanta, pode chegar a 7 metros de envergadura e pesar até 2 toneladas, dependendo da espécie. No momento, existem duas espécies reconhecidas, a manta de recife (manta alfredi) e a oceânica (manta birostris), e uma possível terceira espécie, ainda em estudo. Ambas as espécies podem ser vistas nas Maldivas durante o ano inteiro, mas atenção, elas costumam viajar dentro do arquipélago em busca de comida, por isso é importante estar atento à sazonalidade de cada atol.
Leia também: como escolher um resort nas Ilhas Maldivas
É estimado que as Maldivas abriguem uma população de aproximadamente 5 mil mantas, sendo que 2300 indivíduos já foram identificados e catalogados pela ONG Manta Trust. Cada manta possui um conjunto de manchas em seu ventre, e como as nossas impressões digitais, elas jamais se repetem; e assim, através de fotos, os pesquisadores são capazes de diferenciá-las.
Apesar do tamanho, elas são criaturas extremamente dóceis e se alimentam apenas de zooplâncton e pequenos peixes, através de um sistema de filtragem; a água entra através da boca e sai pelos arcos das brânquias; toda comida capturada é engolida.
Aliás, observá-las se alimentando pode ser um verdadeiro espetáculo!
Tubarão-baleia
É o maior tubarão e também um dos maiores peixes existentes, chegando a 12 metros de comprimento e podendo pesar 20 toneladas ou mais, mas assim como as arraias mantas, são filtradores e se alimentam principalmente de plânctons e pequenos peixes, apesar de possuírem mais de 300 fileiras de dentes!
Vivem de 70 a 100 anos e podem ser identificados por manchas únicas em torno de suas guelras.
É possível encontrá-los em águas maldívias durante o ano inteiro, mas da mesma forma que as mantas eles costumam migrar atrás de comida. De janeiro a abril, eles costumam aparecer na costa leste, e de maio a dezembro são geralmente avistados na costa oeste, sendo Baa e Ari os atóis mais procurados.
E aí, ficou com vontade de mergulhar? Pois saiba que para mergulhar com cilindro basta ter mais de 10 anos de idade e não apresentar nenhum problema sério de saúde (antes de qualquer mergulho é necessário preencher um questionário médico), e claro, ter certa intimidade com o mar.
Leia também: que tal as Ilhas Maldivas?
Há mergulhos para todos os níveis, desde o batismo para os iniciantes até mergulhos que requerem mais experiência, como naufrágios e travessias de canais com correnteza.
Além do batismo, para aqueles que estão em busca de uma certificação, são oferecidos cursos completos de mergulho (Scuba Diver e Open Water), que duram de 3 a 4 dias dependendo do nível. Os cursos envolvem teoria e prática, então os que não querem perder tempo estudando ao invés de aproveitar o paraíso, existe a possibilidade de completar toda a teoria online antes de chegar às Maldivas. Os mergulhadores que já possuem o Open Water, podem dar o próximo passo e fazer o curso avançado ou alguma especialidade, como o Nitrox, por exemplo, ou somente aproveitar os mergulhos.
Mas se você ainda não tem coragem de encarar um mergulho com cilindro, não se preocupe, pois o mergulho com snorkel ou flutuação, como também é conhecido, já oferece a oportunidade de entrar em contato com esse mundo a parte e se encantar com as suas belezas submersas.
E é realmente outro mundo! Mesmo depois de quase seis anos mergulhando nessas águas, ainda me surpreendo com suas cores e seus habitantes. É um mundo de paz e silêncio, onde os únicos ruídos são os da sua própria respiração; é quase uma terapia.
2 Comments
Olá, quais companhias de mergulho e locais de mergulho você indica?
Olá Christiane,
A Marcela Ito parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM