BrasileirasPeloMundo.com
Nova Zelândia Transporte Público Pelo Mundo

Transporte Público em Auckland

Vista do Centro de Auckland a partir da Harbour Brigde e o Onibus Double Decker - Gabriela Nunes

Auckland é a maior cidade da Nova Zelândia e concentra a maior parte da população do país, pessoas que vão e vem todos os dias de casa para o trabalho ou para as escolas e universidades. Essa movimentação se concentra nos horários de pico (de manhã cedo e no final da tarde), gerando muito trânsito na cidade.

Muitos reclamam que a cidade não tem uma boa malha de cobertura de transporte público, o que eu não acredito que seja verdade, já que há ônibus que circulam dentro dos bairros (malha local) levam as pessoas para os terminais de onde saem os ônibus expressos para o centro – ou ainda o trem ou a balsa.

Confesso que o transporte fica bastante complicado quando você se movimenta entre lugares próximos porque, algumas vezes, o “pinga-pinga” e o trajeto dos ônibus acaba atrasando o percurso. Há algumas ciclovias, mas o uso delas não é muito frequente e há muitas montanhas na cidade, dificultando a adesão dos iniciantes (ou com menos preparo físico, como eu).

Caso a sua movimentação seja dos bairros em direção aos grandes centros comerciais, o centro da cidade ou, ainda, as universidades e escolas, pode ter certeza de que você conseguirá facilmente se deslocar.

Apesar de já ter pego transporte público em Auckland diversas vezes anteriormente, resolvi escrever a respeito porque agora eu pego com frequência para o trabalho.

Definitivamente eu não me arrependo dessa decisão, uma vez que percebo que consigo chegar em menos da metade do tempo que chegaria se fosse de carro, com muito menos estresse, gastando menos (já que o estacionamento é caro, e ainda posso fazer uma pequena caminhada que me mantém ativa e me tira do sedentarismo.

Além disso, me sinto uma cidadã mais sustentável, contribuo para a redução da emissão de gases e do trânsito, posso ler as notícias (ou um livro), mandar mensagens sem culpa usando o celular, ou simplesmente aproveitar a linda paisagem do meu trajeto (isso inclui ver o nascer do sol pela manhã com o mar ao fundo).

Leia Também: Tudo que você precisa saber para morar na Nova Zelândia

Os tipos de transporte público disponíveis

Basicamente, Auckland é atendida por ônibus, trem e balsa. Os ônibus estão presentes em toda a cidade e podem ter rotas internas, nos bairros, conectando com os grandes terminais, ou ainda os ônibus expressos que seguem nas vias principais e levam as pessoas de norte a sul, de leste a oeste, até o centro ou o aeroporto, e vice-versa.

Há alguns ônibus de dois andares (double deckers) que oferecem uma vista maravilhosa, especialmente quando possuem janelas amplas e percorrem a rodovia 1 (que liga o norte ao sul), a famosa State Highway 1.

Vista da pista Expressa de Onibus em Auckland versus a SH1
Fonte: Acervo pessoal Gabriela Nunes – Vista da pista Expressa de Onibus em Auckland versus a SH1

 

Os trens se concentram, basicamente, na região sul, central e oeste da cidade (infelizmente a região de North Shore não tem ainda um sistema de trens).

Já as balsas (Ferry boat) atendem à áreas próximas ao mar ou braços de mar, principalmente em North Shore ou no oeste (indo até Hobbsonville, por exemplo).

(Uma observação que considero útil: há também Uber e táxis espalhados pela cidade, além de vans que fazem traslados para o aeroporto, e vice-versa. Para se deslocar dentro do centro da cidade, há diversas bicicletas e patinetes elétricos que podem ser alugados via aplicativos.)

Como são os ônibus, trens e ferry em Auckland

Os meios de transportes são novos, confortáveis, bem cuidados, com motoristas ou condutores muito simpáticos e cordiais.

Para quem tem necessidades especiais, como cadeirantes ou pessoas com dificuldade de mobilidade, os ônibus são adaptados e até abaixam para as pessoas subirem (ou possuem rampas especiais).

Todos os que eu peguei possuíam ar-condicionado (quente no inverno e geladinho no verão), estofados limpinhos, câmeras de segurança e, nos ônibus expressos, há plugues com energia para recarregar a bateria dos seus eletrônicos.

Há opções exclusivas de ônibus para estudantes (os chamados School Bus, ônibus escolares) que levam as crianças dos pontos locais, nos bairros, até as escolas próximas com tarifas acessíveis (mas é necessário fazer um cartão especial, o AT Hop que detalho em sequida).

Em algumas estações de ônibus há também estacionamento para o carro (Park And Ride, do qual falo mais adiante), ou locais para deixar as bicicletas.

O Cartão AT Hop

Este é o cartão que vc compra em alguns terminais de ferry, ônibus ou trem e pode carregar créditos que serão utilizados para pagar a viagem. Ao comprar os créditos e utilizar este cartão, há uma significativa redução no custo da tarifa. Além disso, é possível programar para que a recarga seja feita automaticamente, debitando da sua conta ou do seu cartão de crédito, tornando o processo muito prático. Todo o controle pode ser feito online.

Ao entrar no transporte desejado, você passa o cartão e ativa (tag in) num terminal. Ao final do trajeto, você passa novamente no terminal (tag off) sendo cobrado pela distância percorrida.

São oferecidos descontos e opções especiais para estudantes (veja aqui).

Para mais informações sobre o AT Card, clique aqui.

O App AT

Baixando o AT Hop App (o aplicativo da Auckland Transporte para Android ou iOS), é possível traçar a sua rota (do endereço A até o endereço B) utilizando transporte público combinado com pequenas caminhadas.

Muito simples e prático, além de informar se o seu transporte está chegando no seu ponto de espera e salvar seus principais trajetos.

No aplicativo ou também no site (clique aqui), é possível olhar os trajetos dos transportes, pontos de parada e horários.

Park and Ride (estacione e pegue o transporte público)

Por fim, há alguns bolsões de estacionamento integrados nos bairros e fazendo a ligação com os transportes públicos. São os chamados “Park And Ride” (estacione e use o transporte), que são gratuitos e, portanto, muito disputados, já que há mais usuários do que vagas disponíveis.

Seja qual for a sua escolha, caso opte por utilizar o Transporte Público em Auckland, ou uma combinação de meios de transporte para se movimentar pela cidade, vale muito a pena testar algumas combinações e explorar os recursos oferecidos pelo órgão de transporte (os quais dei os links acima). Elas podem ser surpreendentemente positivas e práticas.

Related posts

O Pontual transporte Suíço

Janaína Abreu

Dicas de planejamento estratégico para migrar

Renata Abu Chacra

Como imigrar para a Nova Zelândia

Juliana Richter

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação