BrasileirasPeloMundo.com
Festas Infantis pelo Mundo Holanda

Festas infantis na Holanda

Festas infantis na Holanda.

De todas as diferenças existentes entre Brasil e Holanda, que não são poucas, as festas infantis são com certeza uma das maiores, na minha opinião. O holandês, é conhecido mundialmente por ser muito pé no chão e ostentar, definitivamente não faz parte dessa cultura. Na verdade, uma das características predominantes aqui é ter consciência ao gastar o dinheiro que se ganha de forma suada – o que reflete na maneira de como celebram também seus aniversários.

Minha experiência em participar de aniversários infantis, acontece com crianças de até 8 anos de idade mais ou menos, pois essa é a idade dos meus sobrinhos e dos filhos de alguns amigos. Então, vou contar uma pouco o que tenho observado.

Leia também: sistema de saúde na Holanda

A primeira coisa e que para ser sincera ainda acho estranho mesmo depois de 10 anos morando aqui, é que se deseja feliz aniversário não somente ao aniversariante, mas para toda a sua família. Até entendo parabenizar o pai e mãe; mas tio, tia, avó, avô, irmãos e papagaio, acho um pouco demais. Mas cada um com os seus costumes, né? Por exemplo, no aniversário do meu marido, todo mundo me dá parabéns por ele. E se estou nas festas dos meus sobrinhos, também recebo parabéns de todo mundo que chega. Nunca sei o que falar, mesmo depois de todo esse tempo, ainda acho estranho.

As festas têm hora para começar e acabar. Lógico que sempre haverá exceções, mas geralmente uma festa tem de 2 a 3 horas de duração. Quando recebemos o convite, vem escrito: “Horário: das 10h00 às 12h00”. Os pais realmente esperam que você vá embora ou vá buscar o seu filho no horário indicado.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Holanda

O número de convidados é algo bem diferente também e funciona mais ou menos assim:

  • Aniversário de 1 a 2 anos – a maioria só convida a família próxima, como: mãe, pai, irmãos, avós, avôs, tios e tias. Algumas vezes, o convite se estende a amigos próximos com criança. Se você não tem filhos normalmente da mesma idade do aniversariante, e não faz parte da família, tem grandes chances de não ser convidado. Mesmo sendo próximo dos pais da criança.
  • Aniversário de 3 a 4 anos – a mesma descrição acima com alguns amigos da criança e os pais das mesmas sendo incluídos na festa. Mas estou falando de uma média de 6 crianças, se chegar a isso tudo. É o vizinho que sempre brinca junto, aquele amiguinho da creche, pré escola ou de algum outro grupo de atividade.
  • Aniversário de 5 a 8 anos – a grande mudança aqui é que a criança entrou na escola e já sabe nomear quem são seus amigos. O que vejo ao meu redor, é um bolinho para a família próxima. É uma festinha com atividade para os amiguinhos e nesse caso, sem os pais. Isso significa que os pais deixam as crianças na festa e depois buscam seus filhos no horário marcado. Os amigos dos pais não serão mais convidados, a não ser que os filhos sejam amigos.

Não existe casas de festas infantis como conhecemos no Brasil. A celebração vai ser feita em casa, ou no local da atividade:

  • Aniversário de 1 a 4 anos – vai ser algo simples em casa; ou em alguma fazendinha; ou parquinho. Para as duas últimas opções, geralmente depende se o aniversário da criança acontece entre a primavera e o verão. No outono e no inverno, dificulta por causa da chuva e do frio.
  • Aniversário de 5 a 8 anos – o local vai depender da atividade planejada para as crianças. Pode ser em casa, playground, fazenda, bosque ou em uma sala designada para realização de determinada atividade. Na verdade, pode ser em qualquer lugar que abrigue o número de crianças convidadas e o entretenimento.

As atividades, como falei acima, estão muito presentes quando as festas começam a ser somente para as crianças, sem os pais. É uma maneira de controlar a criançada e também de entretê-las, lógico. Abaixo listo as mais comuns que vi por aqui:

  • Trabalho de arte, pintura e atividades criativas em geral;
  • Workshop de circo;
  • Workshop culinário para fazer cupcakes, biscoitos etc;
  • Algum teatrinho, onde as crianças participam da montagem;
  • Atividades em fazenda ou em haras;
  • Atividades esportivas.

A decoração da festa, como nós conhecemos no Brasil também não existe. A maioria das festas nem tem tema, e quando tem, estará representado no bolo e nas bandeirinhas. O que se usa para decorar a mesa é o bolo, as bandeirinhas com o nome da criança ou parabéns, pratinhos e guardanapos descartáveis temáticos. 

A comida é outra grande diferença. Aos convidados são servidos bolo, cupcakes, frutas e verduras como: pepino, tomate, cenoura, etc. Os adultos recebem café ou chá e as crianças suco. Nunca fui servida álcool em nenhuma festa infantil, o que na minha opinião, faz todo sentido.

Os presentes recebidos, normalmente giram em torno de €10,00/€15,00 (dez/quinze euros) mesmo entre os amigos próximos e família. Não se gasta muito dinheiro para presentear os filhos dos outros. O que importa é a lembrança.

Leia também: aplicativos para usar na Holanda

Se o aniversário cai no dia em que a criança está na creche, pré escola ou escola, os pais levam “traktaties”, que traduzindo seria “guloseimas”, e um brinde para cada criança da sala. As guloseimas podem ser frutas, pipoca, bolo ou qualquer outra coisa bem simples. Eles pedem para não oferecerem bala. Na última vez, mandei cupcakes de cenoura (sem cobertura de chocolate) com um saquinho de sementes para cada criança plantar em casa. Os pais não participam da celebração.

E por último, mas não menos importante, as crianças menores usam uma coroa na cabeça com a idade que estão fazendo. A coroa pode ser fabricada pela própria criança ou comprada pronta. Essa com certeza é a parte que minha filha mais gosta!

E mesmo sendo tudo bem mais simples e intimista, posso garantir que as crianças curtem e amam seus aniversários. É uma cultura que nos apresenta que não é preciso de grandiosidade para agradar os pequenos.

Related posts

Música Holandesa

Fernanda Campestrini

Exames de Idioma na Holanda

Cintia Beatrice

Atividades de inverno na Holanda

Roberta Veronezi Figueiredo

4 comentários

Neusa Christen Setembro 19, 2017 at 11:04 pm

Oí Priscila!!! Lembras de mi

? Estou adorando este teu Blog!! Excelente explanação da cultura holandesa!!! Parabéns!!! Serei uma das seguidoras!?

Resposta
Priscilla Sobral Setembro 21, 2017 at 6:58 pm

Oi Neusa, que legal que vc está lendo e gostando! Um super beijo

Resposta
Claudia Ponciano Junho 10, 2018 at 4:40 pm

Prezada Priscila,

Estou desenvolvendo pesquisa acadêmica sobre cenários temáticos de festas infantis. Gostaria de saber se na Holanda existem cenários temáticos nas festas com muitos itens de decoraçã quando o ambiente é público. Na imagem, parece um cenário de festa na residência. Além disso, você poderia enviar imagens de cenários de festas infantis ( sem pessoas na imagem)
Grata.

Resposta
Liliane Oliveira Junho 11, 2018 at 1:23 pm

Olá Claudia,
A Priscilla Sobral parou de colaborar conosco, mas sugerimos que você acesse o site: https://www.brasileirinhospelomundo.com/ e verifique com outras colunistas na Holanda que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação