Festivais de verão em Portugal.
Quem mora nos países do hemisfério norte, em regiões que estão mais distantes das regiões equatoriais e tropicais da terra e onde as estações do ano são mais definidas, sabe da importância do verão nas nossas vidas. Em Portugal até nem faz muito frio mas, mesmo assim, ainda neva bastante em algumas regiões, o que dificulta a vida nos espaços externos. Então, a partir da primavera e quando chega o verão, a vida começa a agitar! As pessoas vão às praias mas não só…
A Kely já contou para nós como é a programação de verão na Áustria. Hoje vou contar para vocês sobre os festivais de verão em Portugal.
Muitos de vocês já ouviram falar do famoso festival de Woodstock, não é mesmo? Este festival aconteceu em agosto de 1969, no verão, no estado de Nova Iorque nos Estados Unidos. Por aqui os festivais de verão acontecem principalmente no auge do verão, em julho e agosto. Mas, desde junho, já tem acontecido vários festivais pelo país.
Por aqui, os primeiros festivais eram, na sua maioria, de rock. Hoje já existe uma grande diversidade de estilos e festivais para todos os gostos. Um dos primeiros, e talvez o mais antigo em Portugal, aconteceu em 1971 em Vilar de Mouros, na cidade de Caminha, no norte do país. Nesse ano foi Elton John quem fez o último show do festival. Contudo, a sua segunda edição só aconteceu em 1982 e ele não acontece todos os anos.
O festival de Paredes de Coura também é um festival com história! Paredes de Coura é um município do norte de Portugal. Este festival aconteceu pela primeira vez no ano de 1993 e desde então ocorre todos os anos. O festival é basicamente de rock, rock alternativo e pop e este ano acontecerá entre os dias 19 e 22 de agosto. Para saber mais sobre esse festival veja aqui.
Leia também: tudo que você precisa saber para morar em Portugal
O Festival do Sudoeste acontece na Herdade da Casa Branca, na Zambujeira do Mar, município de Odemira no litoral do Alentejo. O primeiro aconteceu em 1997 e é um dos mais importantes festivais de verão em Portugal. Esse ano ele acontecerá entre os dias 5 e 9 de agosto. Muitos dos adolescentes e jovens que conheço já foram a este festival. Sabe aquela primeira vez que os pais deixam os filhos irem sozinhos (sem vigilância) com os amigos para um festival? Parece quase como um “ritual de iniciação”. Você pode saber mais sobre esse festival aqui.
O Festival Músicas do Mundo – o FMM, é um festival que eu gosto especialmente. O FMM acontece em Sines que é um pequeno e muito simpático município localizado no litoral do Alentejo. A maioria dos shows deste festival acontece dentro do Castelo de Sines, um castelo medieval que fica no centro da cidade. Outra parte do evento acontece na Avenida Vasco da Gama (Avenida do Mar) e alguns concertos são feitos também na aldeia de Porto Covo.
O FMM teve a sua primeira edição no ano de 1999. Pelos palcos deste festival já passaram muitos nomes importantes na música, de diversos países e também muitos brasileiros como Hermeto Pascoal, Tom Zé, Francis Hime, Cordel do Fogo Encantado, Luísa Maita e muitos outros. Como o nome mesmo diz, ali você ouve músicas do mundo, sons de todos os países.
Este ano o festival acontecerá durante os dias 17 a 25 de julho. Se você gosta de música não comercial e muito boa, eu super recomendo conhecer o FMM. Para saber mais sobre o FMM veja aqui.
Além do rock e pop, também existem festivais de jazz como o Cool Jazz Festival que acontece em Oeiras em julho. A programação deste ano trás nomes como Mark Knopfler, Lionel Richie, Caetano & Gil e outros. Há igualmente festivais de fado como o Caixa Ribeira em junho no Porto e o Caixa Alfama em Lisboa em setembro, e ainda uma grande diversidade de estilos, para todos os gostos.
Leia também: como tirar o visto D7 para morar em Portugal
Mas nem só de músicas vivem os festivais. O “Andanças” é um festival que acontece desde 1996 e que promove a música e as danças populares. Esse ano acontecerá entre os dias 3 e 9 de agosto na Barragem Póvoa e Meadas, no município de Castelo de Vide, no Alentejo. Para saber mais sobre o Andanças veja aqui.
Existem ainda muitos outros festivais por todo o país e para quase todos os gostos. Normalmente é possível alojar-se nos campings durante os festivais que acontecem nos municípios do interior. Em grande parte dos festivais, se você comprar o bilhete para todos os dias pode ter incluído o alojamento no camping local. Se esta for a “sua praia”, aproveite!
Se você gosta de boa música e do ambiente de festas, venha passear por aqui e aproveitar o verão português. Com certeza encontrará muita diversão nas suas férias!
2 Comments
Parabéns pelo seu pots. Tem festivais de música eletrônica aí em Portugal ? =) Renan.
Olá Renan.
Obrigada por comentar!
São tantos festivais que não sei dizer. Dá uma olhada no link que inclui no post sobre festivais.
Boa sorte!