BrasileirasPeloMundo.com
Comemorações Pelo Mundo EUA

Friendsgiving: Dia de Ação de Graça com amigos

Friendsgiving, Thanksgiving, amigos

Friendsgiving: Dia de Ação de Graça com amigos.

Você já ouvir falar de Friendsgiving? É uma adaptação do Thanksgiving, o famoso Dia de Ação de Graças americano. Mas ao invés de celebrar com a família, os amigos se reunem para comemorar a data. Nos EUA, eu tenho a impressão que esta data seja mais esperada do que o Natal. Sempre cai na quarta quinta-feira do mês de Novembro. E no dia seguinte é a Black Friday, onde as pessoas compram loucamente. Portanto, acaba sendo o único feriadão americano de quatro dias.

É comum que durante o Dia de Ação de Graças as pessoas visitem suas famílias, talvez viajem para outros estados, e preparem bastante comida. Mas e as pessoas que não tem família aqui? Como fazem? Como celebram? O que comem?

Desde o meu primeiro ano aqui descobri que existe o Friendsgiving. Este evento é uma versão do Thanksgiving organizado por amigos. É uma boa opção para aqueles que não tem família perto, não se relacionam bem com os parentes, ou que não querem passar a data sozinhos. Mas a tradição é a mesma. Muita comida, muito peru, e muita celebração.

No meu primeiro ano, tive um Friendsgiving bem tradicional. Uma amiga da Eritreia me chamou para passar em sua casa, junto com outros brasileiros e iritreenses. Em geral, o anfitrião faz o peru e os convidados trazem sobremesas e acompanhamentos. Além das comidas tradicionais, também comemos receitas brasileiras e iritreenses (estilo comida etíope, pois a Eritreia decarou independêcia da Etiópia em 1993). No final, trocamos receitas. As brasileiras ensinaram a fazer brigadeiro e minha amiga nos falou sobre seu frango com especiarias africanas.

No meu segundo ano, celebrei com amigos da faculdade e cachorros semi-humanos muito fofos. Estudantes internacionais e de outros estados decidiram alugar uma casa na costa do Oregon, uma das 7 maravilhas do estado. Até alguns alunos que tinham famíia perto, decidiram passar com os amigos. Mais uma vez eu fiz brigadeiro, e duas pessoas se encarregaram do peru. Conheci as tradicionais receitas de couve de bruxelas, cozido de feijão verde, e torta de noz pecã com batata doce – o meu prato preferido de Friendsgiving!

Além de comer bastante, também tocamos muito piano, cantamos, tomamos banho de jacuzzi em temperatura quase negativa, visitamos outras cidades na região, e brincamos com jogos de tabuleiro.

No terceiro ano, tive um Friendsgiving duplo. Pro “almoço”, fui na casa de uns amigos da faculdade e na janta me reuni com colegas de casa e a nossa comunidade. Uma coisa interessante é que o jantar é servido cedo, às vezes três horas da tarde. Acho que é porque muitos querem dormir cedo para acordar para o Black Friday no dia seguinte.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar nos EUA

Na casa do meu amigo da faculdade foi bem tradicional, com peru, a deliciosa torta, e até farofa para acompanhar. Mais uma vez tinha outra brasileira no time! Na janta, voltei para casa pra um Friendsgiving vegano, sem peru. Mas não ficou a desejar. A casa estava cheia, cerca de 50 veganos, vegetarianos, e onívoros que comeram até não aguentar mais. Também tivemos jogos, conversas, tricô, dança, e uma boa energia fluindo.

No meu último ano, fiz uma celebração bem íntima para os amigos brasileiros e americanos. Foi uma noite muito agradável, onde todos se sentiram como uma família. Rolou música, piada, comida boa, e uma energia mais tranquila.

Quando mudei pra Portland, um dos meus medos era passar datas comemorativas sozinha, pois no Brasil gostamos de comemorar em família. Mas mesmo para quem ainda não conhece muita gente, sempre tem opções para os solitários.

Na minha universidade, o departamento de alunos internacionais prepara um jantar alguns dias antes do Thanksgiving. Mesmo que não seja no dia da festa, dá pra ter uma noção de como funciona a celebração. É comum que igrejas e outros grupos religiosos organizem jantares para a população. Além disso, o Dia de Ação de Graças é parecido com o Natal. A intenção é agradecer pelas bençãos do ano e compartilhar comida com as pessoa queridas. Então é comum que amigos e colegas de trabalho perguntem quais são os seus planos para a data. Se você não tiver plano nenhum, provavelmente alguém vai te convidar para um jantar. Acho que esta é a parte da cultura americana que eu mais gosto. O Dia de Ação de Graças faz as pessoas se sentirem mais à vontade de serem sociáveis.

Leia também: Dia de Ação de Graças nos EUA

As estações de outono e inverno são difíceis por conta do frio, e todo mundo passa mais tempo em casa. Os dias escurecem mais cedo, demoram para clarear, e ninguém quer levantar da cama. Mas é um bom momento para fazer novas amizades e explorar o calor humano.

Nesta época em Portland, chove praticamente todo dia. A cidade fica nublada e cinza. Não se vê muito a luz do sol. Estar em contato com os amigos nesse período é fundamental para a saúde mental e para trazer alegria aos dias chuvosos.

 

Related posts

Saint Patrick’s Day em Chicago

Luana Teles

Chegada em Houston: por onde começar?

Renata Salas Collazo

Tradições de casamento nos Estados Unidos

Carleara Weiss

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação